TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

NÚCLEO DE ENSINO À DISTÂNCIA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

EUFRAIM FELIX DA SILVA

CONHECER PRA APRENDER: História da Matemática

Santa Ines

2016

EUFRAIM FELIX DA SILVA

CONHECER PRA APRENDER: História da Matemática

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Monografia I no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Maranhão.

Orientador: colocar nome do orientador completo

Santa Inês

2016

SUMÁRIO

1

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

3

2

TEMA

3

3

DELIMITAÇÃO DO TEMA

3

4

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

3

5

JUSTIFICATIVA

3

6

OBJETIVOS

4

6.1

OBJETIVO GERAL

4

6.2

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

5

7

EMBASAMENTO TEÓRICO

5

8

METODOLOGIA

5

8.1

MÉTODO DE ABORDAGEM

5

REFERÊNCIAS

8

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

AUTORA: colocar seu nome completo

PROFESSOR ORIENTADOR: colocar nome competo do orientador

ÁREA TEMÁTICA: Ciências exatas e recursos pedagógicos.

2        TEMA

        Conhecer pra aprender: História da Matemática

3        DELIMITAÇÃO DO TEMA

        Estudo da histórias dos números ate os dias atuais.

        Conhecer primeiro pra depois aprender isso é fundamento básico para uma educação de qualidade.

4        FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

        De acordo com as dificuldade da aprendizagem da  Matemáticas do ensino fundamental 5° ano da escola COLOCAR NOME COMPLETO DA ESCOLA percebe-se que os alunos não possuem uma noção da historia que envolve a disciplina Matemática, bem como sua importância. Como chegar a aprendizagem sem ter um conhecimento prévio da história da matemática?

5        JUSTIFICATIVA

        Esse estudo visa aproximar o aluno na disciplina de matemática, para que possa conhecer a própria história, através de fatos e dados importantes ao longo da história, bem como fazer com que o aluno identifique a importância da mesma.

        A partir deste ponto, as possibilidades criadas pela História da Matemática  fazem com que a mesma seja um objeto de discussão particularmente no que diz respeito à formação de professores, bem como alunos, de Matemática. Fragoso (2011), nos diz que recomendações para a inclusão de algum estudo de história em programas de treinamento de professores podem ser encontradas em estudos e relatórios de comitês de muitos países, e esta afirmação já mostra a importância deste estudo preliminar em muitos lugares.

        Percebe-se, que a maioria dos professores executam o aprendzado e ensino através da metodologia mecânica, sem introdução ou exposição de conhecimento prévios, dificultando, ainda mais o objetivo, como diz Ausubel (2003)  que afirma que um conteúdo aprendido dessa forma não aumenta a substância ou a composição do conhecimento e, de forma geral, tem utilidade limitada, prática e seu propósito é poupar tempo e esforço.

        De acordo com as dificuldades apresentada aos alunos do 5° ano do ensino fundamental da escola  COLOCAR NOME COMPLETO DA ESCOLA  na disciplina de matemática – conhecer a história dos números, dos matemáticos, dos conteúdos e do cotidiano assim facilitará o envolvimento do aluno na disciplina de matemática.

        Nessa contexto, entende-se que, com a história da matemática, tem-se a possibilidade de buscar outra forma de ver e entender essa disciplina, tornando-a mais contextualizada, mais integrada com as outras disciplinas, mais agradável e "intendível".

6        OBJETIVOS

6.1        OBJETIVO GERAL

        Facilitar a aprendizagem com o uso da história da matemática em sala de aula e sua função no processo ensino – aprendizagem.

6.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver um estudo bibliográfico sobre a importância da historia da Matemática para a melhoria do aprendizado.
  • Auxiliar na busca de historias cotidiano.
  • Investigar a importância didática da História da Matemática

7 EMBASAMENTO TEÓRICO

No cenário atual do ensino da matemática, pode-se perceber uma grande mudança vindas através de estudos nacionais e internacionais propondo novos ficos de abordagem que envolvam investigação matemática, produção textuais, resolução de problemas, inclusão de temas transversais e outras disciplinas inclusivas, demonstrando a dinamicidade dos conteúdos. Sendo assim, pensar no ensino é Propiciar a socialização das idéias para as demais gerações e subsídios para   buscarmos solucionar problemas como: evasão escolar, repetência, desinteresse e falta de relação entre teoria e prática.  E assim possibilitar uma melhoria no ensino e na aprendizagem.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (132 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com