TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos estatísticos

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

MÉTODOS ESTATÍSTICOS

Para realização da pesquisa abordada no artigo foi necessário o uso de planejamento experimental, mais especificamente o delineamento inteiramente casualizado e o teste de Tukey.

Para o delineamento inteiramente casualizado é necessário que a amostra seja homogênea e que seja escolhida de forma aleatória, o que lhe garante a casualização. Ele se baseia em valores dispostos em tabelas contendo os tratamentos utilizados relacionando com a quantidade de repetições realizadas.

No caso do artigo discutido, o número de tratamentos é 3, sendo eles o uso de colostro de cabra de primeira e segunda ordenha, colostro de vaca de primeira ordenha e colostro de cabra de primeira ordenha aquecido a 56°C por 1 hora. As repetições são os intervalos de horas que fez a punção venosa de sangue, que são 0h, 24h, 48h e 72h.

Para as equações cria-se as hipóteses, sendo H0 a hipótese que todas as médias são iguais, e H1 que pelo menos uma das médias é diferente.

A média dos valores é feita somando os valores dos cabritos analisados para aquele tratamento e dividindo pelo número de cabritos.

Com os valores faz-se a tabela de ANOVA, e ao final desta tem-se o F calculado, que é comparado ao F tabelado e observa-se se o número está na região de aceitação ou rejeição de H0. Caso rejeite H0, é necessário fazer o teste de Tukey para saber quais médias são estatisticamente diferentes, e este teste é realizado a partir da fórmula ∆= , onde quando o ∆ é maior ou igual as diferenças entre as médias, as médias são diferentes, e quando é menor é igual.[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com