TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODO ESTATÍSTICO

Por:   •  16/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL .....

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS VEGETAIS

DISCIPLINA: ESTATÍSTICA

PROFESSOR:

MÉTODO ESTATÍSTICO

MARÇO – 2016

Problemas enfrentados pelos alunos oriundos de escola pública ao ingressar na Universidade

Problems faced by pupils school public arising to join the university

A.C.C.Costa*, A.G.S. Oliveira*, C. B. A. Freitas*, M. E. F. V. Lopes*, R. D. Fonseca*, J.S. S. Lima**

Departamento de Ciências Vegetais - UFERSA

*Estudante de Estatística **Orientadora.

Introdução

Essa análise tem como objetivo entender e mostrar os problemas enfrentados pelos alunos oriundos de escola pública ao ingressar na universidade, com o intuito de relacionar e investigar os problemas como: renda per capita, faixa etária, com uma busca socioeconômico afim de encontrar os parâmetros que influenciam diretamente a permanência e o desenvolvimento dos alunos, levantar e estudar pontos que contribuem de forma  direta e indireta para permanência e rendimento dos alunos no curso superior.

Buscando compreender os vários fatores que influenciam esses resultados, temos como base buscar por meio de questionário, identificar os principais fatores que interferem diretamente, exemplo: IRA (Índice de Rendimento Acadêmico), o meio de transporte, a forma de ingresso se por cota ou não, alunos oriundos de rede pública ou privada e a renda familiar. Com desafio de analisar como todos esses fatores podem interferir diretamente no rendimento acadêmico dos alunos.

Método

Com a finalidade de compreender os desafios enfrentados por estudantes vindos de escolas públicas para ingressar e permanecer na UFERSA, procurou-se, neste trabalho, entender o problema de pesquisa sob a perspectiva desses alunos.

Todavia, para que fosse possível chegar à conclusão de que, de fato, os estudantes de escola pública representam uma minoria dentro da universidade, e para compreender como se dá o desempenho desses alunos, foi necessário realizar uma pesquisa do tipo questionário de maneira aleatória com os estudantes, para que fossem respondidas algumas questões.

Utilizou-se de um questionário semi-estruturado, contendo 10 questões (sendo 8 fechadas e 2 abertas), para compreender melhor se, de fato, os estudantes de escola pública se sentiam prejudicados perante os demais estudantes e se, de fato, acreditavam ter enfrentado maiores desafios antes e/ou ao longo da graduação. Para tanto, buscou-se avaliar a opinião de vários alunos de diferentes cursos e períodos da universidade.

A pesquisa conseguiu abordar 11 diferentes cursos da nossa Universidade, sendo estudantes do primeiro ao décimo período.

Resultados esperados

A fim de obter uma amostra, capaz de validar a análise do número de estudantes oriundos do ensino médio público ser menor que o privado, foi confirmado como mostra a Tabela 1.

Tabela 1: Número de estudantes entrevistados oriundos de escola pública e particular. 

Pública

Privada

48

52

Total

100

Fonte: Dados da pesquisa.

Pode-se comprovar entre o número total de alunos provenientes de escolas públicas é menor na universidade, mesmo observando-se uma pequena tendência de equilíbrio.

Como forma de comparação entre o desempenho acadêmico dos alunos, advindos do ensino médio público e privado, foi utilizado o indicador IRA (Índice de Rendimento Acadêmico) fornecido pelos próprios alunos durante o questionário, conforme mostra a Tabela 2.

Tabela 2. Índice de Rendimento Acadêmico atual dos alunos da UFERSA entrevistados

IRA

Pública

Privada

0 a 5

6

1

5 a 6

8

8

6 a 7,5

23

16

7,5 a 10

11

27

Total

48

52

Fonte: Dados da pesquisa.

Analisando a Tabela 2, nota-se que estudantes de escolas públicas e privadas apresentam algumas diferenças de desempenho, quando avaliados com base em indicadores meramente quantitativos. A maior diferença pode ser observada na faixa de 7,5 a 10, em que os estudantes oriundos de escola particular apresentam índices maiores, sendo 52% e 22% para escola pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (128 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com