TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções de Atuaria

Por:   •  5/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.825 Palavras (16 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 16

Cristiane

Lucas

Luciano

TRABALHO DE ESTATISTICA E CÁLCULO ATUARIAL

NOÇÕES DE ATUARIA

Santa Maria, RS

2015

Cristiane

Lucas

Luciano

NOÇÕES DE ATUARIA

Trabalho de estatística e cálculo atuarial, do Curso de Ciências Contábeis, área de Ciências Sociais Aplicadas do Centro Universitário Franciscano – Unifra, como requisito parcial de avaliação.

Orientadora: Simone

Santa Maria, RS

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

1.1 OBJETIVOS 3

1.1.1 Objetivo geral 3

1.1.2 Objetivos específicos 3

1.2 JUSTIFICATIVA 3

2 REFERENCIAL TEÓRICO 4

2.1 Profissão do Atuário 4

2.1.1 Estatística e a Ciências Atuária 5

2.1.2 Conceitos Elementares de Matemática Atuarial 6

2.1.3 Tabuas de Mortalidade 6

2.1.4 Funções da Tabua de Mortalidade 7

2.1.5 Como funciona o Seguro 7

2.1.6 Tipos de Seguro 9

3 CONCLUSÃO 11

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

1 INTRODUÇÃO

Ciências Atuariais é o ramo do conhecimento que trabalha com matemática de seguro, incluindo probabilidades, usada para garantir que os riscos sejam cuidadosamente avaliados, os prêmios sejam estabelecidos adequadamente pelos classificadores de riscos e a provisão para os pagamentos futuros de benefícios seja adequada.

Para SILNEY (2001, p. 143) a atuária utiliza-se de conhecimentos de Matémática e Estatística para estudar as bases dos seguros na coletividade.

Conforme o mesmo autor, apesar do crescimento da importância e da procura por profissionais de Ciências Atuariais, ainda hoje a profissão é pouco conhecida pelo público.

Os primeiros cursos de Ciências Atuariai no Brasil foram criados na década de 40, faculdades de Economia, e eram ramificações do curso dos cursos de Ciências Contábeis. Com a Lei n. 1.401, de 31 de julho de 1951, o curso de Bacharelado de Ciências Atuariais desvinculou-se do Curso de Contábeis. O profissional passou a ter responsabilidades diferentes dos contadores, exigindo-se dos primeiros profissionais cálculos os mais acurados possíveis e capacidade de modelar premissas demográficas, financeiras e econômicas de longo prazo.

Conforme pesquina no Wikipédia, o campo de trabalho no Brasil tornou-se mais vasto a partir dos anos 90, com um mercado financeiro e de seguros menos desenvolvido de então, não havia muito espaço para estes profissionais. Outro motivo que restringia a demanda para atuários foi também prejudicado pelo modelo de regulação adotado até o fim da Ditadura Militar, que, via Susep (Superintendência de Seguros Privados), implementava uma política restritiva às inovações no setor.

A partir de uma liberação do mercado e do incremento na formação, empresas, especialmente do setor financeiro, vêm se valendo dos conhecimentos do atuário para diversas atividades de grande complexidade e que fogem ao campo tradicional de trabalho em previdência, seguros, resseguros, capitalização e operadoras de saúde suplementar.

Em pesquisa no Instituto Brasileiro Atuário temos a informação que os bacharéis formados em ciências atuariais podem atuar no mercado de trabalho, desde que tenham concluído um curso que seja reconhecido pelo MEC (Ministério de Educação). No entanto, os empregadores destes profissionais, geralmente, requerem que os candidatos aos cargos de atuário tenham sido aprovados no exame de suficiência do IBA (Instituto Brasileiro Atuário) e, assim, podem requerer seu registro junto ao IBA e passam a ter seu número MIBA (Membro do Instituto Brasileiro de Atuária).

Atualmente exitem 17 cursos de Graduação em Ciências Atuariáis reconhecido pelo Ministério da Educação no Brasil.

1. OBJETIVOS

1. Objetivo geral

Visando responder a problemática levantada, a presente pesquisa contará com o objetivo geral de orientar o acadêmico do Curso de Ciências Contábeis a aplicação e o aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos por meio de pesquisa sobre cálculo atuarial e noções de atuaria.

2. Objetivos específicos

Com o intuito de atingir o objetivo geral e sua comtemplação de acordo com as etapas consecutivas, os objetivos específicos deste estudo são:

• Noções de atuaria;

• Profissão de atuário;

• Estatística e a ciência atuarial;

• Conceitos elementares de matemática atuarial;

• Tábuas de mortalidade;

• Tipos de rendas e seguros pagos por morte.

1.2 JUSTIFICATIVA

É possível perceber a importância da Estatística e do cálculo atuarial, porque estes estão sempre junto de nós, pois mesmo que imperceptíveis sempre utilizamos de seus métodos e técnicas para facilitar nossos trabalhos e atividades diárias.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Profissão do Atuário

No Brasil a profissão é regulamenada pelo Decreto-Lei nº806/69,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (153.3 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com