TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA CÁLCULO 1 ATPS (ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS)

Dissertações: DISCIPLINA CÁLCULO 1 ATPS (ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 7

1 OBJETIVO.

A Atividade Pratica Supervisionada (ATPS), tem como finalidade fazer com que o grupo aqui montado, coloque em prática, por meio de cálculos e gráficos que foram estudados em sala de aula em termos de funções, funções compostas, inversas e gráficos.

O Objetivo deste projeto como demonstrado em seu arquivo disponibilizado para entendimento on-line, é um desafio proposto para o desenvolvimento das competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir:

• Desenvolver espírito e empreendedor e capacidade de trabalhar em grupo.

• Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia.

• Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos.

• Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia.

2 INTRODUÇÃO.

O cálculo é uma das maiores criações do ser humano, exerce um poder extraordinário em reduzir problemas complicados a regras e procedimentos simples. Ele também é a base para outras disciplinas.

Como dizia Hilbert, “Nas questões matemáticas não se compreende a incerteza nem a dúvida, assim como tampouco se podem estabelecer distinções entre verdades médias e verdades de grau superior” (SOUZA,2004).

O cálculo nos fornece um leque de opções, formas, que pode-se chegar a uma dúvida, ou resultado. Pode apenas ser conceitos e procedimentos, mas o importante é focalizarmos em seu valor prático.

O presente trabalho foca os atendimentos realizados em uma empresa de pequeno porte denominada Ítalo de Oliveira Advogados Associados, empresa do ramo de Assessoria Jurídica a Pessoas Jurídicas e Físicas. Os dados referentes aos atendimentos em um prazo de 5 anos serão apresentados e analisados, com o intuito de verificar a lucratividade e crescimento. É o cálculo sendo entrelaçado com a utilidade diária, com uma visão sistêmica e um objetivo prático.

3 DESAFIO.

Esta atividade será realizada por meio de um desafio proposto e suas conclusões por etapas, desta maneira colocando em pratica as formulas, raciocínios e métodos aprendidos em sala de aula.

Segue abaixo o desafio proposto:

Qualquer empresa vislumbra o crescimento com correspondente aumento de lucratividade. É bem sabido que o crescimento empresarial depende de fatores como a conjuntura econômica e a perspectiva de mercado, além de uma competente gestão empresarial. Uma das características necessárias para uma gestão empresarial competente é a habilidade de a equipe administrativa prever o aumento de demanda e direcionar a empresa de modo a atender essa demanda. Para a previsão correta do aumento de demanda podem ser utilizados modelos matemáticos baseados em equações diferenciais. A formulação desses modelos depende de informações provenientes do estudo dos fatores econômicos e dados sobre o crescimento da demanda nos últimos períodos.

Em alguns casos, correspondentes a modelos mais simples, a projeção da demanda pode ser avaliada a partir da análise de algum parâmetro indicador do crescimento empresarial, sem a necessidade de se conhecer as muitas outras informações correspondentes à conjuntura econômica. Um dos parâmetros que podem ser utilizado para a avaliação do crescimento empresarial é o comportamento do número de produtos comercializados (ou o número de serviços prestados) com relação a um período de tempo (semanas, meses ou anos). Através do conhecimento da demanda futura de produtos ou serviços é possível avaliar as decisões e ações necessárias para a consecução dessa demanda. É importante ressaltar que esse tipo de análise é limitado e deve ser restrita somente a períodos de tempo de projeção relativamente curtos (em geral, algumas semanas ou meses). Essa ATPS propõe o desafio de avaliar o crescimento empresarial, utilizando como parâmetro indicador o número de produtos comercializados ou o número de serviços prestados durante certo período, avaliando a projeção de crescimento.

O objetivo deste desafio é pesquisar, organizar e elaborar um relatório sobre o crescimento da produção de uma empresa durante um período de cinco anos. Nesse relatório também será analisada a taxa de crescimento de produção durante o período considerado e estimar-se-á a projeção de crescimento através de técnicas de derivação.

4 ETAPA 1 - AULA-TEMA: FUNÇÃO LINEAR.

Nesta etapa, utilizaremos os conhecimentos adquiridos sobre durante o semestre na disciplina de calculo 1. E também para que a equipe pesquise e conheça as atividades desenvolvidas pela empresa selecionada e avalie alguns dos parâmetros para o estudo do crescimento empresarial.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos no abaixo.

4.1 1º Passo – Empresa Selecionada Para Pesquisa.

O estudo de caso dessa pesquisa foi realizado em uma empresa de pequeno porte denominada Ítalo de Oliveira Advogados Associados, empresa do ramo de Assessoria Jurídica a Pessoas Jurídicas e Físicas. Encontra-se instalada no Centro de Campinas há 16 anos sito a Rua General Osório, 971, onde ocupa o segundo andar do Edifício Euclydes de Arruda, um dos mais emblemáticos edifícios históricos da cidade. Tivemos contato direto com esta empresa, por meio de parentesco com uma integrante do grupo, desta maneira podendo aproximar-se melhor das informações.

A empresa conta atualmente em seu quadro de colaboradores 06 advogados sendo dois deles sócios fundadores, dois com mais de seis anos de trabalhos ininterruptos com a empresa, e dois recentemente contratados, dois estagiários e cinco funcionários no departamento administrativo financeiro.

Na sequência podemos observar o atual organograma da empresa e suas áreas distintas. O Departamento Jurídico é composto por Gerência Jurídica, Advogados Associados, Advogados Juniores e estagiários. O Departamento Administrativo-Financeiro é composto por Diretoria Administrativa Financeira, Gerência Administrativa, Secretária, Assistentes Administrativos, Auxiliares Administrativos e Serviços Gerais. Enquanto o primeiro é responsável pela prestação de assessoria jurídica, o segundo é responsável pela operacionalização da empresa. Ambos são subordinados ao Sócio Presidente.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com