TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL DISCIPLINA PLANEJAMENTO DE VENDAS ATPS ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Por:   •  15/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.108 Palavras (9 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]_____________________________________________________________________________

CURSO SUPERIOR DE

TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

DISCIPLINA PLANEJAMENTO DE VENDAS

ATPS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Prof. Especialista – Cláudio Raimundo

[pic 2]_____________________________________________________________________________

Ana Lucia C. Guilherme ..............................................................RA 8872425126

Christian R. Figuerôa ..................................................................RA 8873426222

Ederson S. Sousa .......................................................................RA 8091875770

Milena S. Chaves ........................................................................RA 8824340588

Rafael G. Camilo Gomes ............................................................RA 8409155702

Planejamento de vendas.

Relatório apresentado, como exigência parcial para obtenção do grau de Tecnólogo em Gestão Comercial, no Centro Universitário Anhanguera (UniA), sob a orientação do Prof. Especialista Cláudio Raimundo.

Santo André

2015

[pic 3]_____________________________________________________________________________

Toda empresa necessita desenvolver uma metodologia, ou filosofia com o propósito de orientar as ações de seus colaboradores.

Muitas empresas ainda não dão a devida importância para isso, mas por outro lado a empresas bem sucedidas se preocupam em descrever sua filosofia, missão, visão e valores, e principalmente divulga-las a todos.

Pois nos dias atuais não só os consumidores, como os colaboradores dão muita importância a filosofia da empresa e principalmente observam se são praticados estes conceitos.

A verdade é que todas as áreas da empresa tem que operar na mesma sincronia para que tenham sucesso, pois neste caso a empresa é um organismo vivo e todos os setores dependem um do outro.

Muitos empresários estão abrindo os olhos para o setor e para o profissional  que realmente movimenta a empresa, que é a gestão de vendas, que imprescindivelmente caminha junto com o setor de marketing para maximizar suas ações, pois não adianta focar na qualidade dos produtos e na tecnologia da fabricação e não ter como escoar a produção.

Quando o processo de gestão está ajustado vemos ações acontecendo de forma harmoniosa por toda a estrutura e corrigindo as falhas do processo no tempo adequado, dirigindo as ações de forma a atingir os resultados previstos.

A boa gestão de marketing precisa lidar com dados de mercado para otimizar ações e aumentar o interesse das pessoas em adquirir aquilo que a empresa oferece.  Investir em marketing, nos tempos atuais, sem ter em mãos dados reais de mercado, é dar chance ao azar.

Empresas que cometem este tipo de erro são aquelas que definitivamente não fazem a gestão de marketing e pensam que marketing se resume simplesmente em fazer publicidade à massa.

A partir de ações mais assertivas para o público que realmente interessa à empresa, é hora de buscar as vendas. A gestão de vendas visa, através de pessoas capacitadas e uma boa comunicação com o departamento de marketing, buscar os melhores contatos e transformá-los em clientes.

[pic 4]_____________________________________________________________________________

Fazer uma boa gestão de marketing e vendas se torna essencial para um empresa que deseja crescer, e duas lições são importantes aprender: Marketing e Vendas andam sempre juntos, sem esta conexão não haverá bons negócios. A outra lição: tecnologia deve fazer parte de todo o processo. Sem tecnologia para gerir essa quantidade gigantesca de dados, certamente haverá desperdício de verba e de tempo. 

[pic 5]_____________________________________________________________________________

Análise de Mercado

O setor têxtil brasileiro é considerado um segmento forte da economia brasileira, que gera empregos formais e possui alto faturamento. Esse setor pode ser divido em dois grandes segmentos: um voltado para a moda, isto é, vestuário e outro voltado principalmente para produtos do lar, conhecido como cama, mesa e banho. Assim, uma confecção de camisetas se encontra no segmento de vestuário.O segmento da moda e vestuário no Brasil está em plena fase de expansão e se caracteriza por ser altamente demandante e extremamente diversificado, propiciando um ambiente apropriado para o surgimento e desenvolvimento de micro e pequenas empresas.Dentre as diversas etapas que compõem a cadeia produtiva do setor de vestuário, a confecção de camisetas se configura como a etapa onde são realizadas operações de desenvolvimento de design, cortes e costura de camisetas. Em alguns casos, as etapas de corte ou de costura podem vir a ser terceirizadas com facções, empresas especializadas na prestação destes serviços.As perspectivas para o setor têxtil e de confecção são positivas no Brasil, com projeções da ordem de 6% na indústria de transformação, 4% no setor têxtil, 3,7% no de confecção e de geração de mais de 40 mil novos postos de trabalho em 2011. Somente no ano de 2010, a indústria têxtil do Brasil faturou mais de R$ 50 bilhões. A distribuição da produção brasileira aproxima-se do padrão chinês, que é de 65% para o vestuário, 23% para a linha lar e 12% para têxteis industriais. (ABIT, 2010; CONSENZA e ROSA, 2006)A produção de camisetas se destaca por ser um item de vestuário de larga aquisição e de grande sucesso entre os mais variados tipos de consumidores. Todos os anos no Brasil são consumidos milhões de peças, e estas condições econômicas favoráveis fazem com que o consumo desse artigo aumente cada vez mais, tornando o mercado desse segmento altamente atrativo. O principal consumidor de camisetas são os homens de todas as idades, porém, não se limitado a eles. Para este público, o importante é a diversificação de estampas, tamanhos e tipos de tecidos que o empresário poderá utilizar como elementos de diferenciação. O Brasil possui um apelo associado às camisetas devido, principalmente, pelo seu clima tropical.Visto que é um setor em crescimento e que necessita de baixo investimento inicial, isso a depender do tamanho da produção esperada, a confecção de camisetas se apresenta como um bom negócio no Brasil.No entanto, o empreendedor que pretende entrar no negócio, precisa elaborar, previamente, um plano de negócio bem estruturado voltado especificamente para o segmento de confecção de camisetas, de forma a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (149.1 Kb)   docx (160.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com