TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTEÚDO: ARRANJO E COMBINAÇÃO

Por:   •  28/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA: _____________________________________________________________

PROF.:________________________________________________                SÉRIE:______

CONTEÚDO: ARRANJO E COMBINAÇÃO

ATIVIDADE

01. Um aluno terá que escrever a palavra paz utilizando sua caneta de quatro cores distintas, de tal forma que nenhuma letra dessa palavra tenha a mesma cor. O número de maneiras que esse aluno pode escrever essa palavra é:

a) 64

b) 24

c) 12

d) 4

e) 2

02. Doze times inscreveram-se em um torneio de futebol amador. O jogo de abertura do torneio foi escolhido da seguinte forma: primeiro foram sorteados quatro times para compor o grupo A. Em seguida, entre os times do grupo A, foram sorteados dois times para realizar o jogo de abertura do torneio, sendo que o primeiro deles jogaria em seu próprio campo e o segundo seria o time visitante. A quantidade total de escolhas possíveis para o grupo A e a quantidade total de escolhas dos times do jogo de abertura podem ser calculadas por meio de

a) uma combinação e um arranjo, respectivamente.

b) um arranjo e uma combinação, respectivamente.

c) um arranjo e uma permutação, respectivamente.

d) duas combinações.

e) dois arranjos.

03. No vestiário de uma academia de ginástica há exatamente 30 armários, cada qual para uso individual. Se, no instante em que dois alunos dessa academia entram no vestiário para mudar suas roupas, apenas oito dos armários estão desocupados, quantas opções eles terão para escolher seus respectivos armários?

a) 14

b) 28

c) 48

d) 56

e) 112

04.  Um estudante tem 5 lápis de cores diferentes. De quantas maneiras diferentes ele poderá pintar os estados da região Sul do Brasil, cada um de uma cor?

a) 36

b) 48

c) 60

d) 72

e) 84

05. Um supermercado está selecionando, entre 15 candidatos que se apresentaram, três funcionários para desempenhar a função de caixa. De quantas maneiras diferentes pode ser feita essa escolha?

a) 5

b) 45

c) 215

d) 360

e) 455

06. Uma família do interior, composta por 10 pessoas, necessita fazer uma viagem de retorno à cidade de origem após passar férias no litoral. A viagem será feita de ônibus, no domingo, e apenas dois horários estão disponíveis. De quantas maneiras poderão viajar essas pessoas de forma que a metade da família viaje em um ônibus e a outra metade no outro?

a) 45

b) 252

c) 136

d) 90

e) 280

07. Uma faculdade conta com 11 professores titulares, dos quais sete são homens e quatro são mulheres. O número de bancas distintas de avaliação que podem ser formadas contendo cada uma apenas três homens e três mulheres é:

a) 4

b) 70

c) 80

d) 140

e) 180

08. Marcam-se três pontos sobre uma reta r e quatro pontos sobre outra reta paralela a r  O número de triângulos que existem com vértices nesses pontos é:

a) 60

b) 35

c) 30

d) 9

e) 7

09. Um juiz dispõe de 10 pessoas, das quais somente quatro são advogados, para formar um único júri com sete jurados. O número de formas de compor o júri com pelo menos um advogado é:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (152 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com