TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contexto Empresarial

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.231 Palavras (9 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Conceito de Funções Administrativas 4

2.2 Conceito de Patrimônio..........................................................................................5

2.3 Fontes de Recursos...............................................................................................5

2.4 Análise de Mercado................................................................................................6

2.5 Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.............................................................6

2.6 Estrutura de Mercado.............................................................................................7

2.7 Contabilidade Social como Ferramenta de Informação para a Responsabilidade Social............................................................................................................................7

4 CONCLUSÃO.........................................................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

Em um mercado cada vez mais competitivo, faz-se necessário a busca pela diferenciação. Uma forma que cada vez mais vem sendo adotada pelas empresas é a obtenção de recursos visando a gestão de conhecimento e a formação de novas lideranças, aliado ao conhecimento técnico para a melhor execução das estratégias e concretização dos objetivos propostos.

Uma empresa formada por bons gestores, bons líderes, tem todas as chances de dar certo, principalmente quando, independente do setor, comunicam-se entre si, assim pode-se observar um melhor controle no geral, como estoque, custos e despesas, funcionários, análises de mercado, investimentos e por fim a obtenção do resultado, o lucro.

A contabilidade é um sistema de informação que tem como objetivo o controle do patrimônio de uma entidade. ( PADOVEZE, 2000, P.36 ). Dessa forma pode-se destacar a importância do profissional contábil, que vai muito além de apurarem impostos e manter a contabilidade em dia, este tem como objetivo fornecer as informações necessárias para a preservação do patrimônio de uma empresa e a gestão de seus negócios.

2 DESENVOLVIMENTO

A contabilidade tem sua origem entre 8000 a 3000 a.C. em Uruk. Os primeiros sinais encontrados foram em sítios arqueológicos, através de fichas de barro, utilizados na contagem de bens e produções.

A contabilidade gerencial é o processo de identificar, mensurar, reportar e analisar as informações a respeito de eventos econômicos da organização. São informações financeiras e operacionais ( não financeiras ) voltadas aos interesses e necessidades dos indivíduos internos da organização e devem guiá-los em suas decisões operacionais e melhoria dos processos e desempenho da organização. ( ATKINSON et al. ( 1997, P.5 )

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Assim, é importante destacar que as funções administrativas foram, inicialmente formuladas por Fayol. Na época, havia a necessidade de diferenciar as funções operacionais e de gestão, este foi o primeiro passo para a administração ser vista como profissão. Hoje a análise destas funções ainda é muito importante, pois tem impacto direto nos resultados da empresa.

As funções administrativas baseiam-se em: Planejamento, que segundo ( Kawasnicka, 1995, p.169 ), é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado; Organização, que envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir seus objetivos, visualizado através de um organograma ; Direção, onde entra o papel da liderança , motivando as pessoas e grupos com elementos básicos como comunicação, envolvimento e orientação;Controle, que está ligado ao planejamento, como garantia que o objetivo será atingido, consiste na observação, comparando o planejado com o realizado, podendo então ser corrigido possíveis falhas.

Dentre os pensadores da administração, basicamente todos seguiam os mesmos princípios propostos por Fayol, planejar, organizar, dirigir e controlar. Dentre eles, Max Weber que enfatizou a teoria burocrática, que junto a Taylor e Fayol criaram uma teoria mais rígida e mecanizada, voltada a produtividade. Mas deve-se destacar pensadores que iam, de certa forma, contra essa abordagem clássica, como Elton Mayo, Frederich Herzberg e Douglas McGregor, que focaram mais nas relações humanas.Mas todos dentro dos princípios propostos por Fayol.

A administração empregada hoje nas empresas, só chegou ao que é, graças a esses ilustres pensadores. Porém, podemos destacar algumas mudanças que aconteceram principalmente no planejamento e na liderança, estas são influenciadas pelo maior acesso à informação, diversidade cultural, o espírito empreendedor, o avanço tecnológico, dentre outras.

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

Visto que o patrimônio é o objeto de estudo da contabilidade, define-se muitos conceitos a ele. Para Padoveze ( 2000, p.36 ) é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém. Segundo Nicolas Müller Aderbal ( 2007, p.11 ), assim como qualquer pessoa física, uma pessoa jurídica também tem seus bens, direitos e obrigações, a contabilidade equaciona esses três fatores de modo a demonstrar a posição do patrimônio e das finanças de uma empresa, essa equação é bastante simples: Bens + Direitos – Obrigações = Riqueza Líquida. E, para José Carlos Marion ( 2009, p.37 ), patrimônio é um conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou uma empresa mais os seus direitos, ou seja, valores a receber e direitos a receber, menos as obrigações, que são as contas a pagar, as dívidas. Os bens podem ser classificados como tangíveis ( tem forma física ), intangíveis ( não são constituídos de matéria ), imóveis ( vinculados ao solo ) e móveis ( podem ser removidos por si só ou por outras pessoas ). Os direitos são os valores a receber, contas a receber, salários a receber. E as obrigações são as dívidas com outras pessoas, para a contabilidade, obrigações exigíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com