TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GRÁFICO DE RAMO E FOLHA

Por:   •  6/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 4

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS

GRÁFICO DE RAMO E FOLHA

Um diagrama de ramos e folhas é um dispositivo para apresentação de dados quantitativos em um formato gráfico que ajuda a visualizar a forma de uma distribuição. Ele apresenta duas colunas separadas por uma linha vertical. A coluna da esquerda contém os ramos e a coluna da direita contém as folhas.

[pic 1]

Gráfico de ramos e folhas da idade (meses) de ursos fêmeas.

HISTOGRAMA

O histograma é uma representação gráfica da distribuição de frequência. O histograma é formado por uma justaposição de retângulos de bases com mesmo comprimento. O comprimento da base é justamente a amplitude do intervalo e a altura do retângulo é dada pela frequência absoluta do intervalo.

[pic 2]

Histograma da idade dos funcionários de uma empresa.

GRÁFICO DE LINHAS

Gráficos de linhas exibem dados contínuos ao longo do tempo, e são ideais para mostrar tendências em dados a intervalos iguais. Neste tipo de gráfico, dados de categorias são distribuídos uniformemente ao longo do eixo horizontal, e todos os dados de valores são distribuídos igualmente ao longo do eixo vertical.

[pic 3]

Gráfico de linhas do volume de tweets escritos por candidatos durante as eleições municipais no Rio de Janeiro

GRÁFICO DE COLUNAS

Um gráfico de colunas é formado por uma coleção de colunas, com bases de mesmo comprimento, e igualmente espaçados. O eixo horizontal do gráfico consiste das diferentes categorias consideradas, e o eixo vertical é proporcional ao valor do dado.

[pic 4]

Gráfico de colunas das exportações brasileiras de produtos de madeira.

GRÁFICO DE BARRAS

Os gráficos de barras são, geralmente, utilizados para representar variáveis qualitativas. O gráfico consiste em construir retângulos horizontais em que colocamos os valores das variáveis no eixo das ordenadas (eixo vertical ou eixo y) e as frequências observadas no eixo das abscissas (eixo horizontal ou eixo x). Todas as barras possuem altura de mesma largura e geralmente há um espaço vazio entre cada uma das barras.

[pic 5]

Gráfico de barras da taxa de mortalidade infantil no Brasil em 2013.

GRÁFICO DE PARETO

Diagrama ou gráfico de Pareto é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas. Mostra ainda a curva de porcentagens acumuladas.

[pic 6]

Gráfico de Pareto dos motivos que ocasionaram defeitos no processo de fabricação de parafusos de uma empresa.

GRÁFICO DE OGIVA

A ogiva é um gráfico de linha que representa as frequências acumuladas. É uma linha poligonal, formada por segmentos que une o fim de uma classe ao início da classe seguinte indicando as frequências acumuladas. Portanto, a ogiva vai mostrando quantos dados já foram distribuídos. Ela começa sobre o eixo horizontal no limite inferior da primeira classe e termina no limite superior da última classe. É um gráfico sempre crescente, na medida em que vai acumulando as frequências.

[pic 7]

Gráfico de ogiva das classes das alturas dos estudantes de uma turma de uma escola.

GRÁFICO BOXPLOT

O boxplot é um gráfico utilizado para avaliar a distribuição empírica dos dados. O boxplot é formado pelo primeiro e terceiro quartil e pela mediana. As hastes inferiores e superiores se estendem, respectivamente, do quartil inferior até o menor valor não inferior ao limite inferior e do quartil superior até o maior valor não superior ao limite superior.

[pic 8]

Gráfico boxplot das vendas de refrigerantes por mês de uma empresa.

GRÁFICO DE SETORES

O gráfico de setores, que também é popularmente conhecido como gráfico pizza, é um gráfico em que um círculo é dividido em setores (que podem ser pensados como as fatias da pizza), onde cada setor representa uma categoria considerada pelo conjunto de dados, e os ângulos dos setores são proporcionais aos valores dos dados em cada categoria. Assim, quanto maior o valor obtido, maior será o ângulo do setor (e assim, maior será a fatia da pizza).

[pic 9]

Gráfico de setores de investimentos da Petrobras em E&P.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (422.8 Kb)   docx (406.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com