TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  8/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.095 Palavras (13 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE DE UBERABA

UNIUBE

Milene Fernandes Rosa

PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Araxá-MG

                                                                                                                                       2022

     MILENE  FERNANDES  ROSA

PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Uberaba como requisito para aprovação na disciplina Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso.

ARAXÁ-MG

2022

TÍTULO

A importância dos jogos lúdicos no ensino de Matemática

APRESENTAÇÃO

Através das experiências já vividas pelo discente, e de pesquisas realizadas durante o curso de Licenciatura em Matemática, percebeu-se que a necessidade de melhora na qualidade do aprendizado desta disciplina, é um consenso geral entre docentes e pesquisadores da educação. Nesse sentido, os jogos lúdicos constituem-se de uma estratégia de grande relevância para alunos da Educação Básica, visto que, os jogos associados aos conteúdos de Matemática, tem o potencial lúdico de entreter e ensinar ao mesmo tempo. Para realizar esta pesquisa, escolheu-se o método de pesquisa bibliográfico. Buscou-se estudar obras de autores que são referência no assunto.

JUSTIFICATIVA E DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA

Os jogos nas aulas de Matemática são relevantes pois se destacam, principalmente, devido às potencialidades identificadas para a promoção do desenvolvimento do pensar matemático, criativo e autônomo dos alunos. Além disso, o jogo se destaca também pela valorização do estudante quanto principal fator para a promoção da construção de seu conhecimento, potencializando seu raciocínio, bastando apenas o uso dos jogos para executarem uma prática e, assim, estimularem o pensar e o agir.

É notório que a Matemática é uma disciplina que nem todos os alunos apreciam. Pacheco (2018, p. 106) afirma que há muita insatisfação por parte dos professores quanto aos resultados negativos obtidos no tocante à aprendizagem. Uma forma de suprir as necessidades do aprendizado de conteúdos tem sido a tecnologia, que tem melhorado a qualidade do ensino e aprendizagem de professores e alunos. Nesse sentido é que se justifica a realização deste estudo, reconhecendo a importância do uso de jogos educativos diante do ensino de Matemática para os estudantes do ensino médio.

 Apesar de todo o avanço no campo das metodologias alternativas de ensino, das quais, o jogo figura como um caminho metodológico, faz-se necessário trabalhar a questão: quais as práticas pedagógicas que os docentes podem adotar como forma de promover a aprendizagem da Matemática através dos jogos?

HIPÓTESE

O baixo desempenho de alunos da Educação Básica nas disciplinas de Matemática que enfrentamos atualmente, se deve especialmente ao fato de que a metodologia de aulas tradicionais aplicadas em que o professor é o centro do aprendizado, está ultrapassada, e portanto, não atende mais ao alunado do século XXI. Necessita-se atualmente de uma reformulação da educação. Esta, deve ser de maneira lúdica, através de jogos educativos que façam do aluno um ser ativo da sua própria educação.

OBJETIVOS

Geral

  • Compreender a importância dos jogos lúdicos e recursos didáticas facilitadores no ensino de Matemática.

Específicos

  • Compreender a relevância das práticas pedagógicas no ensino da Matemática;
  • Analisar o papel do docente no ensino da Matemática e como este é importante na vida do aluno.
  • Demonstrar como os jogos podem contribuir para o processo de ensino de Matemática;

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O uso dos jogos diante da área da educação tem sido, nos últimos anos, um caminho metodológico bastante estudado e utilizado pelos docentes. Contudo, Alves (2007) ressalta que tais estudos ocorrem, em sua maioria, voltados à aplicação em turmas da pré-escola e nas primeiras séries do ensino fundamental.

Dentre as condições acadêmicas, umas das mais produtivas são as que envolvem os jogos em suas fundamentações, sejam estes voltados ao aprendizado de noções, sejam enquanto caminhos fornecedores dos processos de intervenção nas ações de aprendizado, sem que seja ignorada a característica efetiva que se encontra implícita diante do ato de jogar, propriamente dito, uma vez que o indivíduo-aluno é o elemento mais importante neste contexto.

O aluno precisa estar disposto ao desafio proposto e as tarefas que forem sujeitas a ele. Portanto, é preciso que os professores reconheçam a importância de se trabalhar com os jogos, para então poderem despertar em seus alunos o brilho necessário e ideal para o sucesso do aprendizado.

O aluno deve ser capaz de compreender o verdadeiro significado do jogo e seus fundamentos, alcançando o conhecimento esperado e assim, se esforçar para conquistar seu objetivo. Para Silva; Kodama (2004, p. 3) “perder ou ganhar no jogo é mais importante para ele mesmo do que como membro de um grupo”. Isso se dá porque os desafios são lançados pelo próprio aluno ao ser desafiado, buscando então, provar suas capacidades e potencialidades para si e para os outros.

Os jogos nas aulas de Matemática são relevantes pois se destacam, principalmente, devido às potencialidades identificadas para a promoção do desenvolvimento do pensar matemático, criativo e autônomo, dos alunos. Ainda, destaca-se que a valorização do aluno enquanto principal fator para a promoção da construção de seu conhecimento, potencializando seu raciocínio, bastando apenas o uso dos jogos para executarem uma prática que de acordo com Silva e Kodama (2004, p. 3) estimule o “agir-pensar com lógica e critério, condições para jogar bem e ter um bom desempenho escolar”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com