TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é um Histograma de Freqüência Relativa e como fazer um gráfico desse histograma?

Por:   •  18/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

O que é um Histograma de Freqüência Relativa e como fazer um gráfico desse histograma?

O histograma é a representação Gráfica de um conjunto de informações anteriormente adquiridos para demonstrar dados quantitativos contínuos, “formado por uma sucessão de retângulos adjacentes, tendo cada um por base um intervalo de classe e por área a freqüência relativa (ou absoluta) dessa classe.” (MARTINS, 2007). Da mesma forma é conhecida como distribuição de freqüência, sendo representado por colunas ou barras, dos dados que foram coletados antecipadamente e divididos em categorias  iguais ou não.

Para construir um histograma é necessário ter esses dados coletados em uma tabela, onde deverão ser esquematizados de forma à compor o gráfico. Separar a quantidade de população ou amostra e suas variáveis (que são características apresentadas pela amostra/população conforme a pesquisa solicitada, por exemplo: idade, sexo, escolaridade e etc.). Essas variáveis podem ser qualitativas e quantitativas, verifica-se a distribuição de freqüência de um determinado dado com intervalo de classe, encontra-se o ponto médio para identificar essas freqüências. Como o histograma é um gráfico cujos dados deverão constar, fazemos um eixo horizontal, que deverá ser divididos com partes iguais, constando, por exemplo, faixa etária de pessoas, e um eixo vertical, onde também deverá ser divido em partes iguais constando as freqüências, por exemplo, que se repetem uma determinada faixa etária. Cada retângulo/coluna deverá ter uma área proporcional à freqüência relativa indicada na tabela de dados, indicando os intervalos correspondentes.

Desta forma utiliza-se a marcação com retângulos/colunas justapostos, de acordo com a tabela, onde a visualização ficará de forma clara e objetiva demonstrando o resultado da pesquisa.

REFERENCIA

MARTINS, Maria Eugénia Graça et al. Análise de dados: texto de apoio para os Professores do 1. º ciclo. Análise de dados: texto de apoio para os professores do 1. º ciclo, 2007.

RIBEIRO, T.C.S.C.; R484p. Probabilidade e estatística/Thatiane Cristina dos Santos de Carvalho Ribeiro, Londrina, PR. Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2005. 236 p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com