TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELEVANTE PAPEL DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  29/9/2022  •  Artigo  •  4.343 Palavras (18 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 18

2

O RELEVANTE PAPEL DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

RESUMO

O artigo que segue busca refletir sobre a relevância da matemática na educação além de apreender seu emprego nas salas de aula e no cotidiano dos alunos. Visando tal finalidade realizou-se revisão literária a cerca de elementos teóricos envoltos no objeto de estudo incluindo pesquisa exploratória. Posteriormente à análise dos dados, verificou-se que a relação dialógica da matemática com outros saberes e sua presença no dia a dia da escola são imprescindíveis no  processo ensino-aprendizagem desse saber. A presença da matemática no cotidiano da sala de aula, como componente do processo educativo, permite o aprendizado e o reconhecimento autêntico além da manifestação espontânea e criativa da conhecimento matemático.  O objetivo deste artigo é evidenciar estratégias para o ensino da matemática e as dificuldades identificadas  no processo ensino-aprendizagem da matemática, bem como na apresentação dos conteúdos matemáticos aos alunos, fazendo uso do diálogo e de questões ligadas ao dia a dia dos alunos objetivando a aprendizagem efetiva.

PALAVRAS CHAVE: Ensino da matemática. Aprendizagem. Matemática do Cotidiano

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

2. DESENVOLVIMENTO        5

2.1 O RELEVANTE PAPEL DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL        5

2.2.  O ENSINO DA MATEMÁTICA         6

2.3 OS ALGORÍTMOS DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS E SEU ENSINO        9

CONCLUSÃO        ... 14

REFERÊNCIAS        

15

INTRODUÇÃO

O artigo que segue busca estabelecer contribuições acerca da relevância que o conhecimento matemático adquirido na escola e no dia a dia tem para os alunos, bem como a sensibilização do professor do papel essencial da matemática no processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes, e do seu próprio como mediador entre as relações e o meio, com o outro, com a realidade e com os conteúdos a serem ensinados em sala de aula.

Ao findar o Ensino Fundamental, é possível perceber que muitos alunos não entendem os conteúdos básicos, apesar dos conteúdos de matemática, desde as séries iniciais dessa etapa, sejam aqueles relacionados ao entendimento e uso do Sistema de Numeração Decimal. Dessa forma é preciso entender a razão dessas dificuldades, tendo em vista que ao chegarem no ensino médio, essas defasagens se evidenciam. Entretanto os professores não refletem sobre a questão além de não ser possível verificar relação entre professores e alunos no contexto escolar.

Conforme apontado nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs  a formação básica precisa ter como norte a cidadania, quer dizer pensar acerca das condições humanas de sobrevivência, a inclusão e inserção dos sujeitos  no mundo do trabalho, das relações sociais e da cultura, além de refletir a respeito da promoção do pensamento crítico dos alunos frente às questões sociais. Assim sendo, é imprescindível refletir quanto a contribuição da Matemática a formação da cidadania dos educandos (BRASIL, 2000).

Fazer uso da dinâmica natural e espontânea da criança e do adolescente visando auxiliá-lo na construção do conhecimento formal, utilizando brinquedos, o lúdico e o diálogo na sala de aula e com liberdade de forma integrada propicia a progressão do conhecimento e da aprendizagem, além de ficarem mais próximos da realidade dos alunos. No momento em que se excluem as dimensões educativas que eles têm, a vida social e a atividade construtiva da criança acabam prejudicadas (KISHIMOTO, 2001).

Por inúmeras vezes determinados exercícios e atividades oferecidos para a compreensão da matemática, não permitem o desenvolvimento por meio do raciocínio lógico matemático e do desenvolvimento da abstração. Uma explicação encontra-se na questão de não ser esta uma etapa tida como ideal para a criança que está nos anos iniciais do Ensino Fundamental, quer dizer, na fase pré-operatória e operatória concreta.

A criança e o jovem são percebidos como seres dinâmicos, para Jean Piaget, eles estão em constante interação com a realidade, atuando ativamente com objetos e pessoas. Por meio dessa relação com o ambiente que os educandos constroem suas estruturas mentais e percebem outras formas de fazê-las funcionar.  O cerne do processo precisa levar em conta a organização interna e a adaptação ao meio (GERHARDT, 2007).

Essas questões ocorrem no decorrer da vida, fazendo-se necessário assim focar na relevância da intervenção do professor por meio do diálogo, afim de que o aluno progrida e aprenda sobre a construção além de compreender a matemática como um todo.

O ambiente escolar, precisa ser utilizado através da sala de aula como um ambiente favorável para a aprendizagem, mediado pelo professor, levando em conta os preceitos de cooperação, amizade e companheirismo, utilizando o diálogo como parte componente desse espaço. É preciso compreender que o ganho precisa ser coletivo e não isolado, percebendo assim, a aprendizagem algo total e compartilhado, uma aprendizagem singular.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 O RELEVANTE PAPEL DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

O ato de educar, pressupõe uma prática pedagógica que estimule uma aprendizagem significativa, pautada pelo diálogo, onde os alunos possam conviver em um ambiente escolar criativo, justo e enriquecedor.

A cerca do processo de ensino aprendizagem Matos (2001) coloca,

Alunos e professores encontram dificuldades no processo ensino-aprendizagem da matemática, as quais são muitas e conhecidas. Por um lado, o aluno não consegue entender a matemática que a escola lhe ensina, muitas vezes é reprovado nesta disciplina, ou então, mesmo que aprovado, sente dificuldades em utilizar o conhecimento "adquirido", ou seja, não obtém muito sucesso (MATOS, 2001, p. 18).

Compreende-se que o professor está ciente dos resultados insatisfatórios de seus alunos, apresentando falta de domínio dos conteúdos, reconsiderando seu fazer pedagógico, buscando novas estratégias para superar essas carências.

Tendo em vista que a matemática é parte integrante da vida do aluno desde as séries iniciais, é possível ver que vários problemas que os alunos evidenciam em relação a matemática podem ser trabalhadas de modo mais efetivo, por meio do diálogo e da reflexão acerca das dificuldades, transformando-as em ponto de partida para superá-las.

Para além do diálogo e da reflexão acerca das dificuldades, é imprescindível o conhecimento teórico e prático dos professores, que possibilitem uma análise do ensino aprendizagem da matemática buscando evidenciar a origem das dificuldades, para que sejam sanadas. Contribuindo assim para a melhora dos resultados, focando especialmente na aprendizagem real, por meio da utilização de materiais que contribuam no aprendizado dos conteúdos básicos para a aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (131.6 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com