TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MÚSICA COMO PRÁTICA RELEVANTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  22/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  10.499 Palavras (42 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 42

INTRODUÇÃO

É fato que a música encontra-se presente em toda a sociedade, estando intimamente ligada à realidade dos povos, nas mais diferentes etnias. Várias são as culturas que a utilizam, sendo que a história da humanidade demonstra a sua aplicação em diversas facetas, principalmente para o lazer ou para a religiosidade, servindo ainda como auxílio educacional.

No Brasil, ela é uma forma de expressão artística encontrada em todas as classes sociais e em diversas manifestações religiosas, todavia, há possibilidades de utilizá-la como contribuição para o desenvolvimento educacional, já que ela é conhecida pelas crianças, antes mesmo do seu primeiro contato com a escola, seja no decorrer da gestação, ou nas brincadeiras infantis, as quais utilizam-se da música como forma de expressão e relacionamento, além, é claro, do lazer.

Assim, entender a importância da música na educação infantil, e quais são seus benefícios para a aprendizagem, são os objetivos principais desde estudo.

Não se busca aqui, assentar sobre a aprendizagem de um instrumento musical ou ainda, sobre aulas das linguagens musicais, o que está a se dizer, é que o objetivo desde trabalho não se foca na importância em formar músicos com a implantação da música na pré-escola, mas sim na sua utilização prática no auxílio da aprendizagem.

Assim, entende-se que o grande desafio entender se a música na educação infantil pode contribuir para o desenvolvimento o aluno, almejando que essa não seja apenas uma prática descontextualizada, mas um complemento, um meio para o melhor entendimento e trabalho das muitas atividades realizadas na educação infantil.

Neste contexto, a questão balizar surge: como a educação musical poderá ajudar no desenvolvimento da criança da Educação Infantil?

A busca por respostas a estas questões suscitam a necessidade do delineamento de objetivos que possam orientar essa pesquisa. Assim, o objetivo principal deste trabalho é analisar as contribuições que o ensino de música pode proporcionar no desenvolvimento das crianças na educação infantil e a forma como é usada pelos educadores que atuam nesta faixa etária.

Utilizou-se para isso, uma pesquisa bibliográfica, buscando apresentar as possibilidades da música como ferramenta pedagógica, assim, no primeiro capítulo tratou-se da aplicação da música no mundo e no Brasil, com um breve histórico da sua trajetória até a o início da sua utilização na educação infantil.

O segundo capítulo tratou do processo de ensino infantil no Brasil, adentrando na parte legal, com uma análise das Lei de Diretrizes e Bases e mais especificamente, em como é tratado o ensino da arte na pré-escola, já que a música faz parte deste rol.

No terceiro capítulo, foi apresentado os benefícios trazidos pela música na educação infantil, bem como, formas práticas de como o professor deve se portar durante o ensino, além de maneiras exemplificativas de como pode a música pode ser utilizada no desenvolvimento pedagógico dentro da sala de aula.

Por fim, apresentou-se o resultado e conclusões do estudo realizado, compreendendo a grande importância da música na sociedade e na pré-escola, bem como, a forma mais eficaz de aplicá-la, seus procedimentos e exemplos.

CAPITULO I[pic 1][pic 2]

  1. BREVE HISTÓRICO BRASILEIRO

A história deve ser vista como uma fonte importante de conhecimento, já que dispõe sobre a evolução da sociedade, trazendo informações sobre os erros e acertos em um determinado processo do homem.

A lição aprendida em decorrência desse processo permite situar o cientista em uma linha cronológica de tempo, sendo capaz de desenvolver etapas aprimoradas em diversas áreas de estudo, evitando passar pelos mesmos erros de outrora.

Dessa forma, o estudo da história da música na educação, assegura entender o passado, o presente e desenvolver melhores formas de lidar com este tema que represente um importante passo para o aprendizado infantil.

Por essa razão, neste capítulo será estudado um breve histórico da educação, incluindo Leis de Diretrizes e Bases, bem como, da música.

1.1 Histórico de pesquisa

Neste primeiro capítulo procurou-se o levantamento bibliográfico que demonstra a relevância de se adotar a música como instrumento para o desenvolvimento em todas as áreas de conhecimento, bem como a legislação brasileira aplicada à educação, que especificam a inserção da música no processo de desenvolvimento de ensino pelos estabelecimentos educacionais, como a LDB (1961, 1971 e 1996), além do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI).

Em seguida, enfatizou-se como os professores implantaram a música no processo pedagógico, bem como, as atividades oferecidas para que a legislação que determina a música como área de conhecimento, seja aplicada de maneira didático/pedagógico.

1.2 História da música

A música sempre constou em diferentes povos desde a antiguidade, tendo a sua definição na mitologia grega, com o significado de “a arte das musas”, que segundo Ellmerich desempenhava papel fundamental na inspiração das diferentes artes e ciências.

Na Roma antiga, a música não produziu maiores crescimentos, conforme demonstra Ellmerich (1973, p.26-27), que nos ensina que:

Os romanos não alcançaram grande desenvolvimento nas artes em virtude de sua tendência guerreira e de constantes preocupações nas lutas de conquista. Assim o florescimento artístico romano começa com subjugação da Grécia em 146 a.C.

Importante cenário a se destacar, foi o ocorrido na Idade Média, onde se mostra a predominância do fanatismo religioso. Sobre isso, Ellmerich (1973) dispõe que isso não trouxe àquela época, qualquer avanço, já que a igreja católica buscava sistematizar o rito religioso, trazendo músicas com o sentido simbólico em suas cerimoniais. O autor acrescenta que a cantoria era composta de uma mesma melodia e tom, simbolizando a união da igreja com o seu Deus.

Posteriormente, o protestantismo também utilizou a música em seus cultos religiosos, como uma das ferramentas para angariar fiéis para com a igreja católica.

Acrescenta Luis Ellmerich (1973), que, nesta época, a música era motivo de reunião daqueles que possuíam o mesmo ideal, na maioria deles, religiosos e/ou políticos, sendo também popular em teatros ou grandes concertos

1.3 A música no Brasil

A música no Brasil foi uma junção de elementos europeus, africanos e indígenas, trazidos respectivamente por colonizadores portugueses, escravos e os padres Jesuítas que utilizavam cultos religiosos e para atrair à fé cristã, não havia o fim de educação das ciências, tratando-se de procedimento puramente religioso, todavia, percebe-se a conotação da sua educação religiosa, ou seja, a música já desempenhava seu importante papel no ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (70 Kb)   pdf (333.8 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com