TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPER PROJETO LICENCIATURA

Por:   •  12/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

PARTE I: PESQUISA….................................................................................................................

03

DELIMITAÇÃO DO TEMA: APRENDIZAGEM DAS EXPRESSÕES ALGÉBRICAS.......

03

OBJETIVOS.....................................................................................................................................

04

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA..................................................................................................

04

PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO..........................................................................

06

METODOLOGIA............................................................................................................................

06

CRONOGRAMA.............................................................................................................................

07

REFERÊNCIAS...............................................................................................................................

08

ANEXOS...........................................................................................................................................

09

SUMÁRIO


PARTE I: PESQUISA

APRENDIZAGEM DAS EXPRESSÕES ALGÉBRICAS

  1. O estudo que se refere este terceiro projeto de estágio tem como tema a aprendizagem das expressões algébricas, focando o conteúdo de equações aplicado aos alunos do ensino médio.
  2. Durante minha vivência na etapa estágio III, percebi a continuação da problematização discorrida no estágio I e II, onde se refere à falta de relação dos conhecimentos passados em sala de aula com o cotidiano do aluno, o conhecimento básico prejudicado que o aluno apresenta ao tentar absorver o conteúdo de álgebra, vindo a provocar a famosa rejeição pela disciplina de matemática que, uma grande parcela dos alunos apresenta.
  3. A realidade educacional me motivou a pesquisar sobre este tema, foi diante da problematização descrita acima que adotei esta linha de pensamento ao decorrer dessas etapas de estágio.
  4. A forma de como o aprendizado é transposto, repassado, tem um valor gigantesco no desenvolvimento da habilidade de aprimorar a criatividade do aluno.
  5. ''Para tal, o ensino de Matemática prestará sua contribuição à medida que forem exploradas metodologias que priorizem a criação de estratégias, a comprovação, a justificativa, a argumentação, o espírito crítico e favoreçam a criatividade, o trabalho coletivo, a iniciativa pessoal e a autonomia advinda do desenvolvimento da confiança na própria capacidade de conhecer e enfrentar desafios. ''(MEC/SEF, 1997, p.31).
  6. Com base nas observações descritas que procurei pela linha de pensamento de álgebra que assumiu um papel de vilã na aprendizagem dos alunos, no entanto, devemos atentar que a álgebra tem seu pré-requisito.
  7. De acordo com Miguel, Fiorentini e Miorim (1992), desde 1799, momento em que a álgebra passa a fazer parte do currículo no Brasil, até início da década de 1960, prevaleceu um ensino de caráter reprodutivo, sem clareza, em que tudo era essencial. A matemática escolar, como já mencionado, era apresentada dividida em compartimentos estanques. (Araújo, p. 1).

OBJETIVOS

Analisar os possíveis erros cometidos pelos alunos do Ensino Médio, na resolução de problemas matemáticos envolvendo as primeiras expressões algébricas a serem estudadas, equações do primeiro grau.

Trabalhar, de modo gradual, a passagem da leitura comum para a leitura de símbolos algébricos.

Comprometer os alunos com a resolução de problemas.

Identificar as dificuldades na leitura e interpretação de problemas matemáticos que envolvam expressões algébricas.

Utilizar o conteúdo estudo, manuseando os planos de aula elaborados focando o tema, criando métodos estimule o discente a indagar sobre este assunto, afim de que construa o seu saber.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Estudos como o desenvolvido por Maciel (2003) nos mostra como no interior da escola e, em específico na área em que se ensina a Matemática, utiliza-se, à prática da avaliação somativa com interferências negativas seja no rendimento, seja na relação que o aluno estabelece com este conhecimento, não existe comprometimento, o objetivo é passar de ano, nada mais importa, prejudicando-o, tanto no desenvolvimento do seu intelecto, quanto no rendimento escolar, forçando o aluno a imaginar que a única opção que pode ser tomada nesta situação e a memorização do que é preciso para se livrar da matéria corrente.

Segundo LANE E BIRKHOFF (1967 apud USISKIN, 1988):

“A álgebra começa com a arte de manipular somas, produtos e potências de números. As regras para essas multiplicações valem para todos os números, de modo que as manipulações podem ser levadas a efeito com letras que representam os números. Revela-se então que as mesmas regras valem para diferentes espécies de números [...] e que as regras inclusive se aplicam a coisas [...] que de maneira são números. Um sistema algébrico, como veremos, consiste em um conjunto de elementos de qualquer tipo sobre os quais operam funções como adição e a multiplicação, contanto que essas operações satisfaçam certas regras básicas”.

        De acordo com Lins e Gimenez (1997), a álgebra objetiva à reprodução de fatos genéricos, ela nada mais é que a procura da generalização de um problema específico. Logo, a finalidade de desenvolver o estudo da álgebra na sala de aula é explorar e estimular o desenvolvimento da linguagem e do pensamento algébrico, “A atividade algébrica consiste no processo de produção de significados para a álgebra” (Lins e Gimenez, 1997, p. 137).

''Para tal, o ensino de Matemática prestará sua contribuição à medida que forem exploradas metodologias que priorizem a criação de estratégias, a comprovação, a justificativa, a argumentação, o espírito crítico e favoreçam a criatividade, o trabalho coletivo, a iniciativa pessoal e a autonomia advinda do desenvolvimento da confiança na própria capacidade de conhecer e enfrentar desafios. ''(MEC/SEF, 1997, p.31).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (79.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com