TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA COMPLEXIDADE E PROJETO POLITICO-PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DOCENTE Curso de licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia

Por:   •  1/6/2016  •  Monografia  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA

CURSO DE CIÊNCIAS HUMANAS/ SOCIOLOGIA

TEORIA DA COMPLEXIDADE E PROJETO POLITICO-PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DOCENTE

Curso de licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia

Imperatriz

2016

TEORIA DA COMPLEXIDADE E PROJETO POLITICO-PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DOCENTE

Curso de licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia

Projeto de pesquisa apresentado a disciplina de TCC1 para obtenção de conhecimento e aquisição parcial de notas.

Sob orientação da Professora doutora Vanda Pantoja.

Imperatriz

2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        3

2-OBJETIVO GERAL        5

3-OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

4-METODOLOGIA        5

5-HIPÓTESES        5

6-JUSTIFICATIVA        6

7-CRONOGRAMA        7

8-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:        8

  1. INTRODUÇÃO

O curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas foi criado pela resolução Nº 131- CONSUN DE 24 de maio de 2010 e modificado pela Resolução Nº 169- CONSUN DE 24 de abril de 2013. Este faz parte do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), e foi implantado nos campus de Bacabal, Grajaú, São Bernardo,  Pinheiro, Codó,  e Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. A proposta de formação apresentada em seu primeiro Projeto Político-Pedagógico- PPP de 2010 baseava-se na matriz curricular por habilidades e competências, teria duração de três anos e seria um curso de formação interdisciplinar. Tinha como objetivo Formar docentes para as séries finais do Ensino Fundamental na área das Ciências Humanas e Filosofia. Também previa uma segunda licenciatura que seria de caráter disciplinar em História, Geografia, Sociologia ou Filosofia. Portanto, ficaria a critério do discente se iria continuar nesta segunda licenciatura e qual área específica ele escolheria, esta que, por sua vez, daria habilitação ao docente para lecionar no Ensino Médio. Essa primeira proposta foi elaborada com resalvas reconhecendo que seria difícil a sua implantação tendo em vista que a matriz de habilidades e competências não apresentavauma grade curricular, somente indicativo de competências e temas, também não previa aprovação/reprovação como no modelo disciplinar.

Inicialmente, este curso se baseava na matriz por competências, restringia a área de atuação profissional do egresso às séries finais do ensino fundamental, previa uma segunda licenciatura [...] A presente proposta foi elaborada ponderando: que a matriz de competências criava grandes dificuldades para sua efetivação, tendo em vista não haver conteúdo ou componente curricular, (UFMA. PPP. LCH/SOCIOLOGIA, 2013. P. 7).

Diante disso foi iniciado um processo de reformulação do projeto por meio de uma comissão de organização curricular instituída pela portaria GR 134-MR em março de 2012 e completada em agosto de 2012 por comissão instituída pela portaria 394-MR.

A partir de um trabalho de revisão discussão e reformulação, feito por meio de seminários e comissões, foi elaborado então um novo Projeto Político-Pedagógico para os cursos de licenciaturas Interdisciplinares em Ciências Humanas. Este agora se baseia em uma matriz curricular disciplinar, porém sem perder de vista a interdisciplinaridade. A nova proposta amplia o perfil do egresso, pois o profissional formado no curso pode trabalhar nos anos finais do Ensino fundamental na área das Ciências Humanas e Filosofia, como também habilita o docente em uma disciplina específica para lecionar no ensino médio, em cada campus da Universidade nas cidades acima citadas ficou um ou dois curso de licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas, conexa a uma habilitação específica, em Grajaú, por exemplo, ficou Geografia e no campus de Imperatriz ficou com Sociologia – que é o curso objeto de estudo desta pesquisa. E o tempo mínimo para a formação no curso nessa nova proposta é quatro anos.

Dessa forma, o projeto político-pedagógico baseia-se numa matriz curricular disciplinar sem perder de vista a interdisciplinaridade, amplia a área de atuação profissional do egresso para o Ensino Médio, adota o regime acadêmico existente na Universidade e se constitui numa formação interdisciplinar conexa a uma formação específica, fortalecendo o perfil profissional do egresso do curso. (UFMA. PPP. LCH/SOCIOLOGIA, 2013. P. 7).

A nova proposta de formação docente do curso reconhece seu caráter inovador e, portanto desafiador, pois pretende formar um professor que deverá se apropriar de um olhar que esteja desviado de um foco convencional e que perceba as relações entre as diversas ciências. É um docente que consegue transitar por diferentes disciplinas sem perder o víeis disciplinar da discussão que se propõem fazer. O curso pretende formar um professor que seja capaz de tratar de diversos temas com entendimento, sem perder o enfoque específico de uma determinada disciplina. A proposta de formação docente do curso, segundo o que apresenta o seu Projeto Político-Pedagógico vigente no que diz respeito ao seu víeis interdisciplinar, está pautada na teoria da complexidade de Edgar Morin. Esta que se propõe em fazer uma abordagem da parte sem desconsiderar o todo, não parando assim em fronteiras impostas pela fragmentação do conhecimento.

Portanto, nesse sentido, é evidente que a ambição da complexidade é prestar contas das articulações despedaçadas pelos cortes entre disciplinas, entre categorias cognitivas e entre tipos de conhecimento. De fato, a aspiração à complexidade tende para o conhecimento multidimensional. Ela não quer dar todas as informações sobre um fenômeno estudado, mas respeitar suas diversas dimensões (MORIN, 2005, p. 176-177)

Diante da proposta de formação de professores e a apresentação do pensamento complexo como sustentação teórica, expostos no documento institucional do curso, surge a seguinte inquietação: Como se relaciona interdisciplinaridade com a teoria da complexidade de Edgar Morin no Projeto Político-Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com