TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Licenciatura em Educação Física

Por:   •  1/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  3.840 Palavras (16 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SANTOS, Isaías Dias. O ATLETISMO E AS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR. 2019.14 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física). Universidade Norte do Paraná, Poções, 2019.

RESUMO

O presente estudo é motivado a partir da questão de como o conteúdo pedagógico do atletismo vem sendo trabalhado nas aulas de Educação Física, tendo como ponto principal desenvolver atividades do atletismo junto aos alunos do Ensino Fundamental, proporcionando o conhecimento como fator motivacional para prática da Educação Física, para sua formação escolar, tomando assim como base no que diz respeito à construção do conhecimento por meio de estudos teóricos através de artigos e renomados autores, referenciando sempre o atletismo, visto que este esporte é de grande importância para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social, assim esperando que através desse estudo, venha a trazer benefícios, como a prática de atividades físicas e a integração entre todos em um ambiente propício, e de hábitos saudáveis, privilegiando o coletivo sobre o individual, o respeito, com perspectivas à construção crítica e da autonomia dos estudantes.

Palavras-chave: Atletismo; Esporte; Motivação; Benefícios.

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        TEMA DO PROJETO        6

1.2        JUSTIFICATIVA        6

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        7

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        7

1.5        OBJETIVOS        8

2        REVISÃO DE LITERATURA        9

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        12

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        13

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

6        REFERÊNCIAS        14

  1. INTRODUÇÃO

Sabe se que o ensino do atletismo na escola representa um conhecimento valioso na formação integral dos educandos, tendo em vista que esta manifestação cultural é um bem social que os estudantes precisam compreender para poder desfrutar, podendo ser utilizando enquanto prática de atividade física, ou como um espetáculo a ser assistido. Como relata MATTHIESEN, 2007:

O atletismo é uma modalidade esportiva que envolve habilidades motoras como: correr, saltar, marchar, lançar e arremessar, base para o desenvolvimento das diferentes provas: marcha atlética, corridas, saltos, arremesso e lançamentos (MATTHIESEN, 2007).

Visto isso, essa pratica realizada nas aulas de Educação Física, são importantes para melhorar a ação docente dos futuros profissionais, o que irá refletir em uma futura atuação profissional, mas e comum verificarmos que são poucos os professores que trabalham com o atletismo, fazendo com que se tornem cada vez mais carentes os espaços para o crescimento desse conhecimento. Marques e Iora (2009) destacam que:

O atletismo é pouco trabalhado na Educação Física escolar, e quando é explorado se limita a poucas modalidades como as corridas e, às vezes, os saltos. E as outras provas do atletismo acabam no esquecimento, sem contar, que o atletismo é trabalhado com o objetivo de superar o adversário, através de metodologias que visam o rendimento. Isso faz com que o atletismo deixe de ser transmitido como pratica pedagógica pertencente da cultura corporal. Marques e Iora (2009)

As Diretrizes Curriculares da Educação Básica da disciplina de Educação Física, com referência ao conteúdo Esportes, visando o atletismo é sugerido como conteúdo específico no 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio (PARANÁ, 2008).

No entanto, um dos motivos para o atletismo ser pouco trabalhado nas escolas é: a falta de espaço físico, falta de materiais, falta de conhecimento particular de alguns profissionais, além do desinteresse de muitos (docentes e discentes).  Mais sabe se que esses fundamentos não justificam a falta desse conteúdo nas aulas de educação física, tendo em vista que existem enumeras formas de adaptação deste esporte para esta trabalhando essa pratica no ensino escolar, transformando e incentivando essa pratica.

Dessa forma, a educação física escolar tem como desafio preparar os alunos para ser um praticante lúcido e ativo desta modalidade, que abrace o esporte e os demais componentes dessa cultura para não só o ambiente escolar mais para a vida, tirando o melhor proveito possível; não apenas aprendendo habilidades motoras e desenvolvendo capacidades físicas, mas também se organizando socialmente para a prática, respeitando o adversário como um companheiro e não como um inimigo; afinal, sem ele não haveria a competição esportiva.

O atletismo não deve ser trabalhado como esporte de rendimentos mais como uma tarefa onde mostre a importância da motivação não apenas para as crianças e os jovens que vivenciam sua pratica, mas também permitindo o desenvolvimento de algumas necessidades motoras das crianças e dos adolescentes, que o praticam onde possa fortalecer o aspecto locomotor, cognitivo e afetivo do alunado, com a inserção de uma melhor pratica pedagógico, respeitando as condições de desenvolvimento de todos.

Pois, sendo qual for que seja o objetivo da pratica do atletismo, ele o profissional deve ter conhecimento que o permita entender os efeitos de sua prática e quais reações seu corpo estabelecerá, desta forma dentro das aulas de Educação Física o professor poderá estabelecer tais condições enfatizando sempre o lúdico dessa pratica, pois é necessário articular conteúdos, objetivos e metodologia para que se alcance resultados significativos no processo de ensino-aprendizagem..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (205.8 Kb)   docx (226.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com