TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM V GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  12/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.982 Palavras (8 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA

RAQUEL NERI DE OLIVEIRA

PIM V PROJETO MULTIDISCIPLINAR

Gestão Financeira

SÃO PAULO

2019

RAQUEL NERI DE OLIVEIRA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR V

Pesquisa acadêmica apresentada no programa de Curso Superior de Gestão Financeira como parte dos requisitos necessários para obtenção do título de Gestor Financeiro.

Orientador: Fábio Arten

SÃO PAULO

2019

RESUMO

Este Projeto Multidisciplinar trata-se de uma pesquisa acadêmica com objetivo de aumentar o conhecimento e desenvolver na prática os conceitos oferecidos nas disciplinas MATEMÁTICA FINANCEIRA, PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO, ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS com foco na empresa INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE COSMÉTICOS NATURA LTDA. A pesquisa foi feita em caráter qualitativo a fim de conseguir compreender as particularidades da entidade escolhida e notar a função da Gestão Financeira para minimizar riscos e aumentar o lucro.

Palavras Chave. MATEMÁTICA FINANCEIRA, PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO, ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Sumário

INTRODUÇÃO        5

Análise das Demonstrações Financeiras        6

Análise Vertical e Horizontal        8

Índices de liquidez        9

Índices de Endividamento        9

Índices de Atividade        10

Planejamento Tributário        10

Matemática Financeira        13

Conclusão        16

6.0 Referências:        17


INTRODUÇÃO

O objetivo principal do Projeto multidisciplinar V é traçar um paralelo entre o que foi absorvido nas aulas e estudos das disciplinas e as situações que realmente acontecem na empresa ao longo do tempo. O estudo de caso que será apresentado nessa pesquisa apresentará uma análise dos dados obtidos, sob a perspectiva da Gestão Financeira.

Identificação da empresa:

Razão Social: Indústria e Comércio de Cosméticos Natura LTDA

CNPJ: 00.190.373/0001-72

Nome fantasia: Natura

Endereço: V de Acesso Km 30.5, S/N - Itaim Empresarial, Cajamar - CEP: 07790-190, Brasil

Atividade econômica: Fabricação de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal.

Natura é uma empresa brasileira que atua no setor de produtos de tratamento para o rosto, corpo, sabonetes, barba, desodorantes, óleos corporais, maquiagem, perfumaria, cabelos, proteção solar, e produtos infantis. Fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra, hoje está presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela, França e Estados Unidos, além de outros 63 países indiretamente. O número de funcionários, chamados na empresa de "colaboradores", atingiu 7.000 em 2013 e o de consultoras estimado em 1,5 milhão.

Como trata-se de uma empresa de capital aberto, foi possível encontrar grande quantidade de informações financeiras, facilitando a compreensão das situações apresentadas.

Análise das Demonstrações Financeiras

A Análise das Demonstrações Financeiras tem como objetivo ementar um diagnóstico sobre a verdadeira situação econômico-financeira da organização, com base nos relatórios fornecidos pela contabilidade. Esses relatórios devem possuir padronização e armazenamento adequado das informações para que possa possibilitar ao gestor coerência e fundamento ás suas escolhas.

As informações da análise estão voltadas para dentro e para fora da empresa, auxiliando nas tomadas de decisões dos Stakeholders, ou seja, todos aqueles interessados ou vinculados aos negócios da empresa. São eles investidores, fornecedores de bens e serviços a crédito, bancos, governo, sindicatos e outros.

[pic 1]

Através das análises podemos construir projeções como essa abaixo, ideal para atrair investidores:

[pic 2]

Abaixo temos o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo do Resultado do Exercício da Natura, baseado nessas informações surge a possibilidade de elaboração de análises de evolução e indiciadores de liquidez, endividamento, atividade e rentabilidade.

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Análise Vertical e Horizontal  

A análise vertical é um dos principais instrumentos de análise da estrutura patrimonial, ela fornece indicadores que facilitam a avaliação da estrutura. A análise vertical é feita para determinar o percentual de cada conta no balanço, em relação ao valor total do ativo ou do passivo, isso demonstra a participação de cada conta.

Baseado no Balanço patrimonial apresentado, verificamos que a conta  Contas a Receber equivale a 9,45% de todo o Ativo em 2018.

O objetivo da Análise Horizontal é analisar se os valores das Demonstrações Financeiras cresceram ou diminuíram em comparação com as informações de períodos anteriores. Ou seja, Análise Horizontal permite verificar tanto a situação patrimonial da empresa (analisada pelo Balanço) quanto seu desempenho (analisado pelo DRE).

Baseado no Balanço patrimonial apresentado, verificamos crescimento dos ativos em 2018 em 85,12% comparado a 2017.

Índices de liquidez

Os índices de liquidez verificam a habilidade que a empresa possui em cumprir corretamente com os compromissos financeiros assumidos, ou seja, capacidade de saldar suas obrigações.

Tipos de índice de liquidez:

  • Liquidez geral: quanto a empresa possui de ativo circulante e realizável a longo prazo para cada unidade monetária da dívida geral:

Índice de liquidez geral Natura: 1,25.

Outros índices de liquidez: Liquidez Corrente, Liquidez Imediata e Liquidez Seca.

Índices de Endividamento:

Índices de endividamento ou de estrutura de capital mostram a composição e a aplicação dos recursos da empresa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (482.2 Kb)   docx (324.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com