TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICAS NO DOMÍNIO DA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho acadêmico: POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICAS NO DOMÍNIO DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Estatística é um ramo da matemática, seu objetivo é fornecer métodos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise dos dados, visando obtenção de conclusões válidas para, tomadas de decisões, servindo de instrumento de apoio a vários outros campos do conhecimento: na verdade, todos os ramos do conhecimento em que dados experimentais são manipulados, assim vai sendo mostradas no trabalho suas importâncias no mundo administrativo e estatístico, suas amostragem e pesos pesquisados, tabelas e suas medidas, buscando visualizar bem suas informações adquiridas.

A Estatística é muito importante para os administradores, pois está presente em quase todas as áreas de uma empresa. É possível estabelecer comparações entre variações ocorridas ao longo do tempo e diferenças entre lugares, e categorias semelhantes. Analisando o ambiente interno, ou até mesmo externo, através de gráficos e tabelas para apresentar, ou seja, expor os seus resultados, e com todas estas informações obter êxito nas suas tomadas de decisões e facilidade no seu trabalho de organizar, dirigir e controlar a sua empresa e o seu mercado competitividade.

Com o desenvolvimento da estatística é possível obter dados e análises de forma eficaz, permitindo assim, o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento e fornecer métodos etécnicas para lidarmos racionalmente, com situações sujeitas a incerteza também.

Abaixo segue exemplos de aplicação da estatística, em diversas áreas da administração:

Financeiro – O controle estatístico no setor financeiro, surgiu através de avaliação e seleção de investimentos, nas análises do fluxo de caixa, projeções e indicadores financeiros, projeção de cenário, análise e demonstrações contábeis, e acompanhamento de juros, encargos, média de fluxo de à pagar e receber, para tomadas de decisões;

Produção – O controle estatístico no setor de produção surgiu como uma solução para os problemas de qualidade revolucionando no sistema de produção, onde nasceu uma solução para redução dos custos, de desperdícios, na uniformização e na normalização da produção, auxiliando as empresas a racionalizarem e maximizarem os seus recursos tornando-as mais competitivas e sólidas;

Recursos Humanos – Usa-se a estatística neste setor para avaliação de conhecimentos e habilidades, através de atividades, provas, para assim fazer contratações, treinamentos, avalia plano de saúde.

Comercial, Marketing e Análise de mercado – Esta é uma área que não pode viver sem a estatística atualmente, pois a área de vendas, marketing e análise de mercado é um setor muito visado, pois para uma empresa vender os seus produtos necessita de uma avaliação bem objetiva do mercado consumidor, análise de produtos, informações de marketing, oportunidades, decisões de preços, logística, projeções de metas de vendas para com isso lançarem o produto que deseja comercializar, e assim obter resultados positivos. 

POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO.

o Apresentação e dicas

o Estatística e análise exploratória de dados.

o Gráficos.

o Medidas de posição central.

o Medidas de dispersão.

o Medidas de ordenamento e forma.

o Probabilidade.

o Variáveis aleatórias e distribuições de probabilidades.

o Amostragem.

o Estimação.

o Testes paramétricos.

o Testes não paramétricos.

o Correlação e regressão linear.

o Números índices.

o Series e previsões temporais

A estatística é uma ciência muito importante para a administração, que envolve o planejamento do experimento a ser realizado, está presente em quase todas as áreas de administração. Com o passar do tempo, tanto a estatística como a administração vem passando por evoluções e cada vez mais a técnica estatística vem colaborando com os estudos organizacionais, a estatística foi de grande colaboração principalmente na área de gerenciamento e controle de qualidade, o processo estatístico surgiu como uma solução para os problemas de qualidade com foco no sistema de produção da organização. A estatística passou a ser usada para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica, gráficos e tabelas são apresentados para expor os resultados de uma empresa, seus dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção.

O objetivo da estatística é fornecer métodos e técnicas para que possa lidar com situações de incerteza, é a lógica para a solução de vários problemas para usar em vários setores.

A estatística nos permite fazer inferência sobre fenômenos de várias naturezas, inclusive financeiro, nos permite também fazer uma analise da vida da empresa, mercado financeiro, tendências e aceitação de produtos, controle de qualidade, etc.

É possível aplicar a estatística em diversas áreas da administração para que se possa fazer o planejamento, interpretação, sendo que o objetivo da estatística é a produção, e dar a melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, pode-se dizer também que a estatística é um ramo da teoria da decisão.

Relação de lugares, situações e problemas em que pode-se aplicar conceitos estatísticos.

Lugares: podemos usar a estatística em diversos setores da empresa como recursos humanos, controle de qualidade, logística, além de organizações públicas, e não governamentais.

Situações: é usada para estabelecer comparações entre variações ocorridas ao longo do tempo, diferenças entre lugares, categorias semelhantes, tais como produtos, pessoas, é usada também em situações em que é preciso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com