TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para que e por que fazer estatística?

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  17.510 Palavras (71 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 71

UNIME - UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA 

APOSTILA DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE

[pic 3]

ENGENHARIAS

 

 

Sigrid Liebold 

01/01/2012

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2015

         

 

Estatística Aplicada: 

 

1. Para que e por que fazer estatística?

1.1. Introdução à estatística  

 

  • Ao longo de nossas vidas, seja no trabalho, no lazer, em casa, no bairro, na cidade onde moramos ou até mesmo quando estamos consumindo, uma grande quantidade de informações que utilizamos em nosso dia a dia é expressa na forma de números, gráficos e tabelas.

 

  • Muitas decisões importantes em nossa vida estão diretamente relacionadas à utilização de números e seu bom entendimento pois acarretam avaliação de riscos. O conhecimento básico sobre a estatística irá nos ajudar a compreender estes aspectos e muitas vezes orientar na melhor decisão a ser tomada. Com base no estudo das probabilidades, as decisões poderão estar baseadas em informações ponderadas em relação ao risco.  

 

  • Os engenheiros desenvolvem um papel significante no mundo moderno. Eles são responsáveis pelo planejamento e desenvolvimento da maioria dos produtos que a nossa sociedade usa, assim como pelos processos de fabricação que fazem esses produtos.  

 

  • Os engenheiros estão também envolvidos em muitos aspectos da gerência de empreendimentos e negócios industriais ou organizações de serviços. O treinamento fundamental em engenharia desenvolve habilidades na formulação, na análise e na solução de problemas, que são valiosas em uma ampla faixa de cenários.

 

  • A solução de muitos tipos de problemas de engenharia requer uma apreciação da variabilidade e algum entendimento de como usar as ferramentas descritivas e analíticas para lidar com a variabilidade.  

 

  • Qualquer tipo de engenheiro deve, no mínimo, ter um conhecimento básico de estatística.  

 

  • Estatística é o ramo da matemática aplicada que está preocupada com a variabilidade e seu impacto na tomada de decisão.  

 

  • Estatística é a ciência que coleta, organiza, analisa, interpreta e apresenta dados. Alguns especialistas preferem chamar a estatística  e ciência dos dados, uma trilogia de tarefas envolvendo modelagem de dados, análise e tomada de decisão. Seguem algumas definições alternativas sobre a Estatística:  

 

 

  • “Gosto de pensar que a estatística é a ciência da aprendizagem a partir dos dados...” Jon Kettenring, presidente da ASA, 1997.

 

  • “A matemática de coletar, organizar e interpretar dados numéricos, particularmente a análise de caraterísticas da população por meio da inferência da amostra”. American Heritage Dictionary®*.

 

  • “Análise estatística envolve coletar informação, avaliá-la, concluir e orientar quais informações são confiáveis e que previsões podem ter credibilidade”. American Statistical Association (ASA)

 

  • Em contraste, uma estatística é uma medida, apresentada como um número, usada para resumir um conjunto de dados amostrais.  

 

  • Muitas medidas diferentes podem ser utilizadas para resumir conjuntos de dados. Considere, por exemplo, um conjunto de dados amostrais que consista nas estaturas dos estudantes de uma universidade. Pode haver muitos usos diferentes para esse conjunto de dados. Talvez o fabricante de becas queira saber quão compridas deverão ser as pecas que fabrica; a melhor estatística para isso seria a altura média dos alunos. Mas, um arquiteto planejando um edifício para salas de aulas desejaria saber quão alto deve ser o batente das portas; e consideraria a altura máxima dos alunos. Ambas as medidas, a média e o máximo, são exemplos de uma estatística.

 

  • O conhecimento estatístico fornece uma vantagem competitiva na escalada de um profissional.  Aqui estão algumas das razões para se estudar estatística.

 

         Comunicação

A linguagem da estatística é amplamente utilizada em ciências, ciência social, educação, na saúde, engenharia e mesmo na área de humanas. Em todas as áreas os profissionais usam o jargão estatístico para facilitar a comunicação. Na realidade, a terminologia estatística alcançou os níveis mais altos de estratégias corporativas (por exemplo, “Seis Sigma” na GE e na Motorola). E, no ambiente multinacional, o vocabulário especializado da estatística permeia as barreiras de linguagem para melhorar a resolução de problemas para além das fronteiras nacionais.

 

  • Habilidades Computacionais

Qualquer que seja seu nível de habilidade computacional, ele pode ser aprimorado. Cada vez que se cria uma planilha para analisar dados, redige um relatório ou prepara uma apresentação oral, você̂ utiliza as habilidades que já possui e aprende novas. Especialistas com treinamento avançado constroem os bancos de dados e os sistemas que auxiliam na tomada de decisões, mas você̂ deve saber lidar com problemas de dados diariamente sem os especialistas. Você̂ precisa estar apto a analisar dados, usar software com confiança, preparar suas próprias tabelas e redigir seus próprios relatórios.

 

  • Gerenciamento da informação

A estatística pode ajudá-lo a lidar tanto com pouca quanto com muita informação. Quando os dados disponíveis são insuficientes, pesquisas estatísticas ou amostras podem ser usadas para obter a informação necessária. Mas muitas organizações de grande porte estão mais perto de se afundar em dados do que ter falta deles. A estatística pode auxiliar no resumo de uma grande quantidade de dados e revelar relações fundamentais.  

 

         Melhoria na Qualidade

Grandes empresas possuem sistemas formais para a melhoria contínua de qualidade. Esse controle de qualidade é feito através da utilização da estatística.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.2 Kb)   pdf (878.5 Kb)   docx (823.2 Kb)  
Continuar por mais 70 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com