TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

População: é a coleção completa de todos os elementos a serem estudados. (objeto de estudo)

Seminário: População: é a coleção completa de todos os elementos a serem estudados. (objeto de estudo). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Seminário  •  3.186 Palavras (13 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO SENHOR DO BONFIM

MARCOS VINICIUS BARBOSA DOS SANTOS RA: 362808

EVERTON FELISBERTO SOUZA DA SILVA RA: 366918

SONIVAL FRANCISCO DOS SANTOS RA: 378049

IVONALDO SANTOS DA COSTA RA: 357996

RICARDO DA SILVA PEREIRA RA: 380975

Estatística

SENHOR DO BONFIM - BA

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO SENHOR DO BONFIM

MARCOS VINICIUS BARBOSA DOS SANTOS RA: 362808

EVERTON FELISBERTO SOUZA DA SILVA RA: 366918

SONIVAL FRANCISCO DOS SANTOS RA: 378049

IVONALDO SANTOS DA COSTA RA: 357996

RICARDO DA SILVA PEREIRA RA: 380975

Estatística

Atividade apresentada a Universidade Anhanguera - Pólo Senhor do Bonfim, como requisito parcial da disciplina Estatística, do Curso de Administração sob a orientação da Prof.ª Ivonete Melo de Carvalho.

SENHOR DO BONFIM - BA

2013

Passo 1

INTRODUÇÃO E CONCEITOS INICIAIS.

Estatística: ciência que investiga os processos de obtenção, organização de dados sobre uma população, e os métodos de tirar conclusões ou fazer predições com bases nesses dados.

Estatística Descritiva: é o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados.

Estatística Inferencial: é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. A ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.

OBJETO DE ESTUDO.

População (parâmetro) x Amostra (estatística).

População: é a coleção completa de todos os elementos a serem estudados. (objeto de estudo).

Parâmetro: é uma medida numérica que descreve alguma característica de uma população. Exemplo: Na cidade de São Paulo há 6,8 mil cruzamentos e só 3mil deles tem semáforo inteligente e além do mais a maioria estão quebrados, ou seja, os botões que os pedestres podem acionar nos cruzamentos de ruas. Descobriu-se que 77% deles não funcionam. O número 77% é um parâmetro, pois se baseia na população inteira dos 3mil botões de tráfego para pedestres.

Censo: é um conjunto de dados obtidos de todos os membros da população.

Amostra: é um subconjunto de membros selecionados de uma população.

Estatística: é uma medida numérica que descreve alguma característica de uma amostra.

Dados: Consistem em informações provenientes de observações, contagens, medidas ou respostas.

Variável: Quando se estuda uma variável, o maior interesse do pesquisador é conhecer o comportamento dessa variável, analisando a ocorrência de suas possíveis realizações.

Variáveis Qualitativas: consistem em atributos, classificações ou registros não numéricos.

Variáveis Quantitativas: consistem em medidas ou contagens numéricas.

Variáveis Quantitativas (Contínuas e Discretas) x Variáveis Qualitativas (Nominais e Ordinais).

1. Variáveis Quantitativas Contínuas: os possíveis valores resultam de uma mensuração e pertencem a um intervalo de números reais. (Ex: Peso (massa) e altura).

2. Variáveis Quantitativas Discretas: resultam de uma contagem cujos possíveis valores formam conjunto finito ou enumerável de números.

3. Variáveis Qualitativas Nominais: não existe ordenação dentre as categorias. Exemplos: marcas, nomes, sexo, cor dos olhos, fumante/não fumante, doente/sadio.

4. Variáveis Qualitativas Ordinais: existe uma ordenação entre as categorias. Exemplos: escolaridade (1o, 2o, 3o graus), estágio da doença (inicial, intermediário, terminal), mês de observação (janeiro, fevereiro, dezembro).

Passo 2

O objetivo desse resumo é realizar um estudo de caso em uma indústria de café, localizada no Estado da Bahia, aplicando conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo (CEP). Mais precisamente, nosso objetivo consiste em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando identificar particularidades e características do processo, assim como oportunidades de melhorias úteis aos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa, ou mesmo para outras pessoas que trabalhem e lidem com processos similares. Nesse estudo, utilizamos alguns dos principais tipos de gráficos de controle já consagrados na literatura, tais como o gráfico de controle para observações individuais; o gráfico da amplitude móvel; o gráfico da média móvel exponencialmente ponderada e o gráfico da soma cumulativa.

Esta indústria de cafeteira que produz café de ótima qualidade, situada no Norte do Estado da Bahia, fornece seus produtos para grande parte da região na qual ela abrange. Portanto, atua em um mercado bastante competitivo, onde a qualidade é um aspecto qualificador e também ganhador de pedidos.

Aplicando-se conceitos de controle estatístico de processo (CEP), por exemplo, em produtos tidos como estratégicos pela empresa, é possível se identificar diretrizes que levem a uma maior qualidade a ser percebida por parte do cliente. Um dos produtos considerados como estratégico, por já estar consolidado no mercado, sendo inclusive tradicional na produção de café. Um dos aspectos em que é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com