TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Descrição da Proposta Desenvolvida

Por:   •  14/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.251 Palavras (14 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

PLANEJAMENTO (PLANO DE AULA) 5

1. INTRODUÇÃO 11

2. Fundamentação teórica 11

3. Descrição da proposta desenvolvida 12

4. Análise: 13

5. CONCLUSÃO 15

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

7. ANEXOS 17

PLANEJAMENTO (PLANO DE AULA)

1. Tarefa 1 - Elaboração da Proposta

1.1. Tema

Para realização deste trabalho será utilizada a temática “criatividade e matemática”, que tem como fundamento estimular a capacidade técnica dos profissionais e pedagogos para inovaram e discutirem novos meios de induzir a aprendizagem entre os alunos.

1.2. Turma

Serão utilizados como campo de pesquisa os alunos do 6° ao 9° ano, tendo em vista, que é nesse período que o ensino e aprendizagem matemática precisam ser elaborados, porquanto os alunos irão passar para uma nova fase de conteúdo quando terminarem o ensino fundamental.

1.3. Duração

Neste supracitado trabalho terá o prazo de um mês para serem realizadas todas as etapas e concluir com a pesquisa e sua abordagem sistemática.

1.4. Objetivos

Possui os seguintes objetivos de avaliar as dificuldades mais frequentes dos alunos em resolver os problemas propostos; resolver problemas que envolvam os conteúdos trabalhados em sala; valorizar a leitura como fonte de informação.

1.5. Atividades

O modelo de processamento de Informações para realização de procedimentos lógicos expande ainda mais nossa compreensão do desenvolvimento da cognição em crianças. Desenvolvido nas duas décadas seguintes à publicação da teoria de Piaget, esse modelo explica como e quando as habilidades cognitivas centrais de uma criança são desenvolvidas.

Habilidades cognitivas incluem atenção, memória de curto prazo, memória de longo prazo, lógica e raciocínio e processamento auditivo, processamento visual e velocidade de processamento. São as habilidades que o cérebro usa para pensar, aprender, ler, lembrar, prestar atenção e resolver problemas. A teoria de Piaget explica o que uma criança é capaz de fazer em diferentes estágios em seu desenvolvimento, o modelo de informações examina mais de perto as habilidades cognitivas específicas em ação por trás da cena.

Problemas matemáticos são importantes para a matemática real (como resolver problemas da vida real), assim como fábulas, histórias e anedotas são importantes para os jovens na compreensão da vida real.

As forças e fraquezas cognitivas têm um enorme impacto quando se trata de pensar e aprender. O processo começa com a identificação de habilidades fracas por meio de uma Avaliação Cognitiva, fortalecendo essas habilidades por meio de exercícios mentais intensos, também conhecidos como treinamento do cérebro.

A metodologia de ensino é um elemento essencial na educação currículo porque fornece a resposta a uma questão-chave na formação de professores: Como garantir que os futuros professores aprendam sua profissão? Esta questão de como treinar futuros professores é uma questão profissional de importância crítica para os educadores. Há sim ninguém e simples resposta a esta pergunta. No entanto, não compartilhamos a ideia de que não há princípios metodológicos que orientem as práticas de treinamento, que tudo o que é necessário para educar os professores é que eles têm o comando do conhecimento que eles vão transmitir. Permitir que outro construa conhecimento que é mais válido que aquilo que eles possuem no início do processo de educação não pode ser feito em qualquer maneira: nem todas as opções são igualmente válidas

Na prática, o trabalho da resolução de problemas pelos os educandos são proveitosos, só seguindo a realidade a educação brasileira pouco contribui, através da falta de valorização do professor fora e dentro da sala de aula, da grande carga horária para professores a ser cumpridas, o ensino da matemática, na maioria das vezes, acaba por sendo somente com o uso do papel e lápis, e nada de desenvolver a lógica estudantil na escola.

1.6. Recursos

Diversos itens podem ser utilizados para tornar a aula de matemática mais envolvente para os alunos e mais fácil, eis que, esses itens variam em custo, mas há algo para todos.

Um marcador de apagar a seco e um pedaço de tecido é uma ótima maneira de envolver os alunos na sala de aula, ao mesmo tempo em que permite que os professores avaliem a aprendizagem dos alunos durante o período da aula. Não há maneira mais fácil de determinar se os alunos estão aprendendo os principais conceitos da lição do que ver o trabalho deles em seus próprios quadros brancos.

Com uma grande tela sensível ao toque, os alunos ficarão animados em entrar no quadro branco para ajudar a completar anotações, fazer exemplos ou participar de um dos muitos jogos interativos e demonstrações que podem ser usados.

Neste projeto serão utilizados os seguintes recursos, nesta ordem, leitura, documentos em formato vídeo, atividades para serem realizadas em grupos e materiais fora do ambiente interno como dispositivos celulares, materiais com formas geométricas dentre outros.

1.7. Avaliação

Para realizar o sistema de inicialmente será visualizado como a turma em geral se desenvolve, diante disto, serão realizadas questões problemas com a utilização de práticas didáticas estudantis as quais cada um contribuirá com seu conhecimento para resolver questões matemáticas.

Entende-se que o acadêmico que possui uma dinâmica e rotina de estudos mais elaborada compreenderá melhor o problema matemático, por isso deve-se estimular tal hábito de leitura.

Quando da proposição da questão problema, vários fatores devem ser levados em conta fazendo um adendo e uma ligação com os conteúdos matemáticos tendo como base a realidade vivenciada pelo aluno.

1.8. Referências

SOUSA, Ariana Bezerra de. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com