TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO INDIVIDUAL PROPOSTA DE PROJETO INTERDISCIPLINAR

Por:   •  27/5/2022  •  Ensaio  •  2.197 Palavras (9 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 9

UNOPAR – ANHANGUERA

PEDAGOGIA

NATALIA DA SILVA OLIVEIRA

PORTIFOLIO INDIVIDUAL

PROPOSTA DE PROJETO INTERDISCIPLINAR

Rio de Janeiro

2022

NATALIA DA SILVA OLIVEIRA

PORTIFOLIO INDIVIDUAL

PROPOSTA DE PROJETO INTERDISCIPLINAR

Portifólio apresentado à UNOPAR – Campus Nova Iguaçu, como requisito parcial para aproveitamento da disciplina Estágio Curricular Obrigatório II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental  do curso de Pedagogia.

Rio de Janeiro

2022

INTRODUÇÃO

A volta às aulas no pós pandemia mostra claramente que esse longo afastamento não afetou apenas os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, afetou também as crianças que teriam seu primeiro contato escolar, na alfabetização. Afetou aos professores, que se viram limitados pela questão tecnológica no alcance muito inferior a 100% da participação dos alunos nas aulas remotas e, afetou  ainda os pais, que mesmo com o suporte do ensino remoto, através das aulas on line – o que deve ser registrado que, infelizmente não alcançou a todos os alunos em idade escolar, principalmente os das séries iniciais e alfabetização – não tinham idéia do tipo de atividade e ou plano de ação que deviam aplicar para preencher as lacunas deixadas pela falta das aulas presenciais e o convívio com os colegas de classe.

Um outro fato que requer muita atenção é que os alunos retornaram à escola sem que estivessem nivelados em relação à aprendizagem, justamente porque nem todos conseguiram se adaptar bem ao ensino remoto. Algumas crianças podem não ter tido paciência para acompanhar os vídeos, enquanto outras não tiveram fácil acesso a esse tipo de conteúdo e tecnologia.

Seja qual for a situação vivida, cada aluno apresentará as suas particularidades em relação ao aprendizado obtido neste período. E isso deixa ainda mais evidente a necessidade de uma aprendizagem mais participativa, com trocas entres os alunos e com o envolvimento e participação dos pais, que é uma das tendências da educação atual. 

De acordo com a pedagoga Valéria Brasil (2022), o ambiente escolar, com aulas presenciais, faz toda a diferença na aprendizagem e na socialização das crianças. Ela destaca que existem conhecimentos que só são trabalhados nas escolas. A escola se torna um universo diverso e um universo plural para que as crianças possam experimentar conhecimentos e experiências que possam promover o seu desenvolvimento infantil.

Além desse “universo diverso e plural”, a interdisciplinaridade contribui para a formação integral dos alunos, preparando-os para o mundo fora da escola. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o novo cenário mundial:

Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, 2018).

Como apresentado na Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) e conforme a Situação-Problema (SP) é preciso criar um projeto dinâmico, que desperte o interesse dos alunos e professores, aguçando a curiosidade na pesquisa, na leitura e na adaptação do conhecimento  de maneira lúdica. Tal projeto será de suma importância para a integração e nivelamento dos alunos em sua readaptação ao retorno às aulas.

TEMA DO PROJETO

Semana Cultural Maratona Tik Tok do Saber

PÚBLICO-ALVO

Alunos do 1º ao 4º ano do ensino fundamental.

Além dos alunos, aos quais se destina o projeto, a participação efetiva dos professores e contribuição dos pais e/ou responsáveis será muito importante para o aproveitamento  e resultados.

JUSTIFICATIVA

Este projeto surgiu diante da necessidade de motivar os alunos das séries iniciais do ensino fundamental no seu retorno a sala de aula. Verificou-se que durante o tempo em que os estudantes ficaram afastados em decorrência da pandemia, além do desnível de conhecimento entre alunos da mesma classe, o prática cultural e o contato com diferentes expressões artísticas ficaram praticamente reduzidos a aplicativos como o Tik Tok, que é o que muitos pais utilizavam com diversão e entretenimento para as crianças, durante o confinamento. Logo, é necessário resgatar esse contato, viabilizando uma reflexão cultural, artística e social a partir das apresentações que serão realizadas, motivando a participação dos alunos nas atividades escolares.

OBJETIVO GERAL

O objetivo principal dessa proposta de projeto interdisciplinar é resgatar a motivação dos alunos na volta presencial à sala de aula, prepara-los para um possível modelo híbrido de aprendizado (presencial e on line), assim como desenvolver as relações culturais e artísticas nos mesmos, contextualizando-as no ambiente escolar, através das disciplinas: Educação e Arte,  Aprendizagem da Lingua Portuguesa, Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem de Geografia e História.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Tornar o apredizados das disciplinas mais interessantes e divertidos, gerando um maior grau de aproveitamento e conhecimentos gerais;
  • Nivelar o conhecimento entre os alunos das mesmas turmas/séries;
  • Ambientar os novos alunos que terão sua primeira experiência escolar;
  • Agregar a participação dos pais, de forma mais ativa nas relações culturais com os filhos, ajudando-os a transformar o “dever de casa” para a Semana Cultural numa atividade divertida;
  • Desenvolver estratégias de sensibilização e motivação dos discentes envolvidos para a realização do projeto.

METODOLOGIA

Será utilizado como metodologia o próprio conceito de Interdisciplina, onde o foco, segundo Fazenda (2016, p. 92) está em provocar os alunos por meio de temáticas interdisciplinares ou apresentar problemas que levam a necessidade de diálogo entre diferentes componentes curriculares.

Também serão utilizadas as metodologias ativas, através da Aprendizagem Cooperativa, onde as técnicas usadas são o oposto das aulas tradicionais, nas quais o professor explana e o estudante atua como espectador. Para Godoy (2022), com o uso de alguma das estratégias de metodologias ativas, o aluno é incentivado a resolver problemas e dúvidas por conta própria ou por meio da interação com colegas. É claro que, para isso, o aluno precisa ser direcionado e orientado pelo docente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com