TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de medição, análise e melhoria da certificação ISO 9001: 2000

Projeto de pesquisa: Processo de medição, análise e melhoria da certificação ISO 9001: 2000. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é analisar o processo de medição, análise e melhoria da certificação ISSO 9001: 2000. Assim como todo sistema que auxilia seus gestores em tomadas de decisões importantes da organização,indentifica um planejamento estratégico da gestão da qualidade se houver e se obtém sucesso, e os fatores críticos de sucesso ou não do SAC.

2 DESENVOLVIMENTO

A gestão organizacional de uma empresa investe nas melhorias, no aprimoramento e na obtenção de recursos que possam aumentar seus resultados.

As atividades de uma empresa, independente de sua natureza, consomem recursos e geram produtos e serviços.

A empresa pode ser vista como um conjunto de atividades geridas por especialista em áreas especifica, com uma visão parcial.

A empresa deve buscar a perfeita interação das crenças e valores das diversas áreas que a compõem.

Um bom gestor é o percussor de resultados eficientes.

3 TEMAS PARA FUNDAMENTAÇÃO TEORICAS

a) Estrutura Organizacional

É a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e metas estabelecidos.

A estrutura vertical se dá quando há a necessidade de aumentar a qualidade da gestão acrescentando mais níveis hierárquicos.

A estrutura horizontal ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a pericia a eficiência e a melhor qualidade do trabalho entre si.

A verticalização sugere por sua estrutura, demora no processo tomada de decisão e execução. Já ao meu ver a estruturalização horizontalizada proporciona agilidade nesse processo bem como no feedback dos resultados.

b) Área da Administração

Marketing é responsável pela administração da relação entre a empresa e o mercado em que ela atua.

Produção tem por finalidade administrar a materialização do produto ou serviço.

Pesquisa e Desenvolvimento, refere-se à parte que executa estudos com o intuito de melhoria ou criação de produtos e serviços.

Finanças é responsável pela gestão do dinheiro da empresa. Incluso nesta, a seção de Contabilidade.

Recursos Humanos refere-se à administração das pessoas da organização.

Vendas e Comercial é responsável pela interação da companhia com o mercado.

Tecnologia da informação é responsável pela gestão dos sistemas informatizados da organização.

c) Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

Treinamento é um processo de assimilação cultural a curto prazo que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas.

Treinamento e desenvolvimento são conceitos muitos próximos, pois seus métodos de aprendizagem são muito similares, o que diferencia um do outro é o quesito tempo, pois o treinamento é orientado para o presente, e foca o cargo atual.

Treinamento deve conter quatro processos, que são: Identificação das necessidades de treinamento, Planejamento e programação do treinamento.

d) Plano de Remuneração e Benefícios

Remuneração é a soma do pagamento direto com o pagamento indireto, este último entendido como toda contraprestação paga por terceiros ao trabalhador, em virtude de um contrato de trabalho que este mantém com seu empregador.

Existem três tipos de salario: O salario por unidade de tempo, o salario por resultado e o salario-tarefa. O salario por unidade de tempo é pago de acordo com o tempo que o trabalhador fica à disposição da empresa e a unidade de tempo pode ser dimensionada em uma hora, semana, quinzena ou mês. O salario por resultado refere-se à quantidade ou número de peças ou obras produzidas. Abrange os sistemas de incentivos e prêmios de produção.

O salario por tarefa é uma fusão dos dois tipos anteriores: o empregador esta sujeito a uma jornada de trabalho, ao mesmo tempo em que o salario é determinado pela quantidade de peças produzidas (CHIAVENTATO, 1999, P.224).

Principais benefícios que a organização pode oferecer a seus trabalhadores: Alimentação, Educação, Promoção, Remuneração e Auxílios, Comunicação Interna, Integração e lazer, dentre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com