TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação Da Dinâmica De Sistemas Em Processo De Melhoria Na Distribuição Logística

Pesquisas Acadêmicas: Aplicação Da Dinâmica De Sistemas Em Processo De Melhoria Na Distribuição Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  955 Visualizações

Página 1 de 3

Aplicação da Dinâmica de Sistemas em processo de melhoria na distribuição logística

1) Qual o problema que motivou o uso da visão sistêmica na empresa Beta?

O uso da visão sistêmica foi motivado por dois problemas cujas atenções eram consideradas prioritárias. O primeiro era diminuir as interrupções e confusões geradas no processo de tratamento do pedido pelas retiradas pelos clientes dos produtos vendidos (o que gerava interrupções e confusões na rotina de trabalho). O segundo era diminuir o número de pedidos considerados urgentes. A fim de não impactar nas atividades do dia a dia, a empresa decidiu tratar como Processos de Melhoria um após o outro, começando pelo primeiro citado.

2) Quais os objetivos do artigo?

O objetivo do artigo era desenvolver o pensamento Sistêmico para buscar causas endógenas do problema, fazendo com que se torne mais fácil o entendimento da realidade e uma forma de aumentar a habilidade de enxergar a realidade como um sistema complexo - em constante mudança e com os seus elementos se inter-relacionando e de lançar políticas que não produzam efeitos indesejados ou que o sistema se oponha a elas.

3) Explique a metodologia utilizada na aplicação da Dinâmica de Sistemas.

O primeiro passo foi definir claramente o problema, deixando assim os limites do modelo mais evidentes para escolher mais facilmente os elementos que vão ou não pertencer ao modelo, posteriormente se levantou a evolução do problema ao longo do tempo, para futuramente ele indicar a eficácia ou não das ações tomadas. Com essas informações foi construído o Diagrama de Enlace Casual Inicial, que serviu de base para iniciar as discussões em grupo, após houve o Refinamento do Diagrama de Enlace Casual, que por sua vez foi mais uma vez alterado e resgatou alguns relacionamentos existentes no diagrama inicial, assim as alterações do modelo tornam-se mais próximo da realidade e com esse refinamento, uma vez que o modelo é considerado como finalizado ele servirá de base para a definição de novas políticas operacionais que tragam benefícios sustentáveis.

4) Descreva detalhadamente o Diagrama de Enlace Causal obtido inicialmente.

O problema foi declarado como sendo a retirada de produtos vendidos, pelos próprios

clientes ou seus agentes, quanto mais o cliente retira suas mercadorias na empresa Beta, maiores são as interrupções no sistema, aumentando as interrupções no sistema, gera um crescimento de tempo de expedição, se o tempo de expedição for maior, fecha-se uma malha de realimentação positiva, fazendo com que o cliente venha retirar seus próprios pedidos, e assim eleva o custo do processo de expedição.

5) Descreva detalhadamente o Diagrama de Enlace Causal final.

Foi identificado que se o aumento do tempo de expedição pela Beta aumenta, diminui o nível de serviço e a satisfação do cliente fazendo com que se perda mais clientes, se aumenta a perda de cliente, aumento o esforço para a recuperação do cliente, levando a um aumento das vendas urgentes, fechando uma malha positiva, e para surpresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com