TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO FINAL DE MATEMATICA

Por:   •  12/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.774 Palavras (12 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

licenciatura em matemática

manoel rodrigues de sousa

RELÁTORIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO EDUCACIONAL

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

manoel rodrigues de sousa

RELÁTORIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO EDUCACIONAL

Relatório Final de Estágio apresentado ao curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III – Gestão Educacional.  

Tutora: Brunna Raquel Passos da Silva Rubem

PEDRO II – PIAUÍ

2020

SUMÁRIO [pic 7]

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        ESTUDO DO ARTIGO        4

2.1.        GESTÃO ESCOLAR E DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: DESAFIOS E        4

POSSIBILIDADES DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA        4

3.        VÍDEO I: GESTÃO PEDAGÓGICA        6

3.1        QUAL A FUNÇÃO DO REGIMENTO NO AMBIENTE ESCOLAR?        6

3.2. QUAIS ASPECTOS SÃO CONTEMPLADOS EM UM REGIMENTO ESCOLAR?        7

4.        VÍDEO II – GESTÃO ADMINISTRATIVA        7

4.1. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DO (A) DIRETOR DA ESCOLA?        7

4.2. QUAL A ATUAÇÃO DESSE PROFISSIONAL QUANTO AO ATENDIMENTO AOS ALUNOS E AOS DOCENTES?        8

5.        PLANO DE AÇÃO        9

6.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        12

  1. INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Matemática é obrigatório através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9.394 de 1996, onde o estágio se faz necessário para o aperfeiçoamento da formação profissional, além de ser um dos requisitos necessários para a conclusão da formação acadêmica em graduação em Licenciatura em Matemática. A função do estágio não é somente uma disciplina na base curricular mas sim um método de vivenciar a realidade de um professor dentro da sala de aula e torna-se possível a aplicação da teoria na prática.  

Deste modo, este trabalho tem como objetivo desenvolver o Relatório Final de Estágio III – Gestão Educacional de Licenciatura em Matemática da Universidade Norte do Paraná – Unopar com o intuito de assimilar a teoria x prática, onde sabe-se da extrema importância de colocar em prática o que se é aprendido em sala de aula, ainda com a possibilidade de adquirir e ampliar as bases de conhecimento da área vivenciando diretamente com diretor, professor e alunos da rede pública de ensino.

Contudo, por conta da situação em que estamos vivenciando, a pandemia do novo coronavírus – Covid-19, o Ministério da Educação através do parecer CNE/CP Nº: 5/2020 consentiu que o estágio em cursos de Licenciaturas sejam realizados de modo adaptado, reformulados para atender às restrições estabelecidas durante o período de pandemia.  

Desta forma, para garantir a conclusão integral do Estágio Curricular Obrigatório III foi realizado as atividades do plano de trabalho-adaptado para essa nova realidade. As atividades propostas nesse plano de trabalho possuem o objetivo de integrar a carga horária de estágio, baseados na produção de textos sobre artigos e vídeo-aulas que ajudarão na formação enquanto profissional.

 

  1. ESTUDO DO ARTIGO

  1. GESTÃO ESCOLAR E DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: DESAFIOS E

POSSIBILIDADES DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

No decorrer do artigo os autores abordam a questão do atual cenário educacional, onde, por sua vez, nasce a precisão de se pensar em uma gestão democrática e participativa. Surge assim, a necessidade de professores, pais, alunos, equipe gestora, funcionários e comunidade local a opinarem e compartilham das tomadas de decisões que envolvem a escola, com base na participação, na autonomia e na descentralização.  

Para confirmar essa descrição o artigo cita a autora Najjar (2016, p. 22), onde a mesma relata que “a democracia não é somente um princípio, mas um meio eficaz de organização da escola. A gestão democrática pressupõe uma multiplicidade de sujeitos que partilham o poder, e só esta multiplicidade pode dar conta da complexidade desta instituição”.

Outro ponto forte descrito no artigo é o cargo de diretor, este atrai o peso da responsabilidade na terminologia que lhe foi caracterizado no percorrer dos séculos, mas, atualmente precisa ser ajustada pois, hoje ela carrega em seu seio a imagem do gestor, que não mais sozinho direciona a escola, mas que gerencia o novo modelo de escola coletiva, havendo a necessidade da participação comunitária escolar e local no grupo dos conselhos escolares.  

O artigo traz como referência o texto final da CONAE (2010), que descreve o Plano Nacional de Educação (2014-2024), referente a gestão democrática. Assim,

 

a fundamentação da gestão democrática está, portanto, na constituição de um espaço público de direito, que deve promover condições de igualdade, liberdade, justiça e diálogo em todas as esferas, garantir estrutura material e financeira para a oferta de educação de qualidade, contribuir para a superação do sistema educacional seletivo e excludente e, ao mesmo tempo, possibilitar a interrelação desse sistema com o modo de produção e distribuição de riquezas, com a organização da sociedade, com a organização política, com a definição de papéis do poder público, com as teorias de conhecimento, as ciências, as artes e as culturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (173.2 Kb)   docx (57.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com