TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO AULA PRÁTICA 1: O MOVIMENTO E A TRAJETÓRIA

Por:   •  29/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade de Caxias do Sul

Campus universitário da região dos Vinhedos

Química Básica Experimental

Prática sobre

Titulação

Nome aluno

Bento Gonçalves, 2018

  1. Introdução

A titulação é um processo para determinação da concentração em valores específicos de uma substância desconhecida podendo ser esta de natureza ácida ou alcalino-básica. Quando a substancia de concentração desconhecida é um ácido usamos uma base de concentração conhecida para determinar a concentração do ácido e vice-versa.

Titulação é uma técnica comum em laboratório em análise química, usada para determinar a concentração comum ou molar. O método consiste em reagir completamente um volume de uma amostra com natureza e concentração desconhecidos com um volume determinado de um reagente de natureza e concentração conhecida (solução padrão).

A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado e o reagente conhecido é chamado de titulante. A adição de solução padronizada até que se complete a reação é chamada de titulação. O volume exato para se completar a reação é chamado de ponto de equivalência ou estequiométrico, este é detectado através de modificação física, podendo ela ser intrínseca da equação ou proveniente de um indicador adicionado (mudança de cor/turbidez). Para que se tenha uma titulação ideal os pontos de equivalência teórico e prático devem ser correspondentes, caso haja discrepância é chamado de erro de titulação, podendo este ser erro sistemático ou aleatório.

Para que seja possível realizar a titulação existem alguns requisitos mínimos que as reações devem atender: O titulado deve reagir em proporção estequiométrica ou equivalente com o titulante; A reação deve ser rápida; Em alguns casos à necessidade de adição de catalisador para acelerar a reação; No ponto de equivalência deve haver alteração física ou química da solução que seja perceptível. Caso não haja mudança em aspecto visual, existem maneiras de determinar o ponto de equivalência além da titulação simples, estas são definidas como, titulação potenciométrica, titulação coulométrica e titulação amperométrica.

A titulação é um procedimento muito comum para o controle de qualidade de alguns produtos comerciais, como o vinagre, por exemplo. O vinagre é um líquido que contém cerca de 4% de ácido acético, obtido a partir da oxidação do álcool contido no vinho ou no malte de cereais. Como é obtido a partir de produtos naturais, o vinagre contém outras substâncias ácidas. Contudo, como estas se encontram em pequenas quantidades, na determinação da sua acidez considera-se que ele contém exclusivamente ácido acético.

  1. Objetivo

O objetivo do experimento foi realizar e aprender sobre o processo de titulação realizado em laboratórios.

  1. Processo experimental  

3.1 Titulação biftalato de potássio e NaOH

-Selecionou-se 3 erlenmayers, cada um com 5mL de biftalato de potássio com 50mL de água e 2 gotas de fenolftaleína;

-Na bureta de 25mL, adicionou-se 25mL de NaOH, calibrado.

-Abriu-se a bureta e foi deixado que as gotas caíssem no erlenmayer em agitação até que obtivesse coloração rosa, foi repetido e calibrado para os 3 erlenmayers.

        3.2 Titulação vinagre e NaOH

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com