TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SObre o Mercado de Trabalho TI

Por:   •  7/9/2016  •  Resenha  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 2

Na palestra ministrada pelo professor Cleviton Monteiro cujo tema foi ‘O que você quer ser quando se formar’, nos foi apresentado um panorama de como está atualmente o mercado de Tecnologia da Informação.

De acordo com o professor, existem três caminhos básicos a serem seguidos:

1 – Academia

2 – Empreendedorismo

3 – Mercado de trabalho

Sobre a academia, podemos concluir que é um dos meios mais gratificantes, pois será formado pelo ciclo de estudos, pesquisas e extensões.

Sobre os meios de empreendedorismo, podemos concluir que é um dos caminhos mais difíceis, pois envolve a criação de uma Start-up. Essas empresas, normalmente de base tecnológica, possuem espírito empreendedor e uma constante busca por um modelo de negócio inovador. Este modelo de negócios é a maneira como a startup gera valor – ou seja, como transforma seu trabalho em dinheiro.

Foi-nos apresentado o conceito de incubadora e aceleradora. Incubadoras são entidades que visam promover os empreendimentos inovadores como as Start-up, elas oferecem um suporte para desenvolvimento de ideias. Esse suporte está na infraestrutura e no suporte gerencial, que orienta o caminho a ser seguido pelos empreendedores em relação à gestão dos negócios e à competitividade.

As aceleradoras se diferenciam do modelo de incubação, pois: 1. Oferecem um processo de inscrição aberto e altamente competitivo; 2. Investem recursos financeiros, em geral em troca de participação em cotas ou acionária; 3. Focam na equipe ao invés dos fundadores individuais; 4. Têm limitação determinada para o tempo do programa de aceleração; 5. Dedicam intensas atividades de mentoria e networking; e 6. Operam com grupos de start-ups.

Outro caminho a seguir muito importante é o mercado de trabalho, pois hoje no Brasil esse mercado emprega 1,3 milhão de pessoas e cerca de 50 mil postos de trabalho estão esperando por um profissional qualificado.

Foi-nos apresentado um panorama sobre as vagas disponíveis no mercado de tecnologia bem como os cargos ocupados.

Cargos como analista de sistemas, engenheiro de software, engenheiro de testes, gerentes de projeto e designers são os que mais tem vagas em aberto e pagam bons salários iniciais.

Outros cargos menos disponíveis também foram listados, tais como analista de segurança, cientista de dados, analista de redes sociais, engenheiro de jogos e administrador de banco de dados.

As incubadoras e as aceleradoras buscam garantir um melhor desempenho das empresas que por elas passam, observando-se que ambas são similares, uma vez que pretendem auxiliar o empreendedor nos estágios iniciais de seus negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com