TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho TI

Ensaios: Trabalho TI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 4

1. Defina empresa e descreva as principais funções empresariais.

R: Uma empresa é uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. As empresas podem ser individuais ou coletivas, dependendo do número de sócios que as compõem.

As funções empresariais podem apresentar-se de forma diferente de empresa para empresa:

− Produção ou Serviços: é a função relativa à transformação das matérias-primas em produtos e serviços a serem colocados no mercado. Pode contemplar os subsistemas planejamento e controle de produção ou serviços; engenharia do produto ou serviços; sistemas de qualidade e produtividade; custos de produção ou serviços; e manutenção de equipamentos, produtos ou serviços;

− Comercial ou Marketing: sua função principal é identificar as necessidades do mercado bem como a colocação dos produtos e dos serviços junto aos consumidores. Pode contemplar os subsistemas: planejamento e gestão de marketing; clientes e consumidores; pedidos de vendas; faturamento; administração de vendas, contratos e distribuição; exportação; pesquisas e estatísticas;

− Materiais e Logística: é a função relativa aos subsistemas de suprimento de matérias, serviços e equipamentos, a normatização, armazenamento e movimentação de materiais e equipamentos nas empresas. Pode contemplar esses módulos: fornecedores; compras ou suprimentos; estoque; recepção e expedição de materiais; e importação;

− Finanças: é a função relativa aos subsistemas de planejamento, captação e gestão dos recursos financeiros, envolvendo também os registros contábeis das operações realizadas e a seguridade nas empresas. Pode contemplar os módulos: contas a pagar; contas a receber; movimentos bancários; fluxo de caixa; orçamentos e administração do capital.

− Recursos Humanos: é a função de planejamento e gestão dos recursos humanos. Pode contemplar os subsistemas: recrutamento e seleção; administração de pessoal, férias, admissão e demissão; folha de pagamento; cargos e salários; treinamento e desenvolvimento (capacitação); benéficos e assistência social; segurança e medicina do trabalho.

− Jurídico Legal: contempla os subsistemas contabilidade; impostos e recolhimentos; ativo fixo ou patrimônio; livros fiscais de entrada e saída.

− Administração de Serviços e Gestão empresarial: é a função relativa aos subsistemas de transporte de pessoas, administração de escritórios, documentação, patrimônio, serviços jurídicos, etc.

1. Qual a função dos S.I. em uma empresa?

R: Uma empresa precisa de ter um bom sistema de informação para auxiliar gestores a tomar as decisões mais adequadas. Hoje em dia toda empresa, que queira competir com vantagem, tem que usar esta poderosa ferramenta, por isso torna-se fundamental que o empresarial satisfaça as necessidades da empresa e que faça com que esta se destaque das restantes no competitivo mundo empresarial. Um sistema de informação de uma empresa deverá responder sempre pelas funções de recolha da informação, tratamento dessa mesma informação, assim como o seu correto armazenamento.

2. Defina processos de negócio e descreva o papel que desempenham nas organizações.

R: Os processos de negócios podem ser entendidos como:

◦ um conjunto de atividades que envolvem entradas, transformações, saídas e controle,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com