TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM: Futebol no contexto matemático

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.460 Palavras (34 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 34

[pic 1][pic 2]

Curso de Matemática

MÁRCIA REGINA SOARES Ra: 1073340

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Futebol no contexto matemático

COMPONENTE 980167 

Uberlândia

01/2014

MÁRCIA REGINA SOARES Ra: 1073340

TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM

Futebol no contexto matemático

Trabalho apresentado à Universidade

Uberaba – UNIUBE, do curso de Matemática,

como um dos requisitos para a obtenção

da nota na disciplina Trabalho de construção

de aprendizagem, ministrada pelo (a)

Prof. Esp. Regina Alves Pinto Mendonça.

Uberlândia

2013

Sumário:

Folha de rosto:----------------------------------------------------------------------------------1

Sumário: -----------------------------------------------------------------------------------------2

Introdução/ Justificativas---------------------------------------------------------------------3

Metodologia: ------------------------------------------------------------------------------------4

Desenvolvimento: ------------------------------------------------------------------------------5

Conclusão/ Referencias: -------------------------------------------------------------------10

Resumo:

        O futebol é um dos assuntos de maior interesse entre os adolescentes, o que torna muitas vezes as aulas de educação física uma das preferidas entre os alunos, a matemática nem sempre consegue ter uma aceitação muito boa entre os estudantes e na maioria das vezes é considerada a matéria que menos lhe agrada, a fim de aproximar os alunos da matemática, este trabalho procura unir a matemática com o futebol para aproximar os alunos da matemática. Buscando estratégias para mostrar aos alunos que a matemática esta diretamente ligada a tudo que se faz na vida cotidiana inclusive no jogo de futebol. Para demonstrar isso vão ser sugeridas várias situações problemas ligadas ao futebol que poderão ser resolvidas através da observação e aplicação de conteúdos matemáticos, desta forma demonstrando a importância desses conteúdos para os alunos. 

Introdução:

        A disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso tem a proposta de que se escolha um tema relevante do cotidiano para que se relacionem conteúdos matemáticos dos componentes curriculares do curso de Licenciatura em Matemática, fazendo um encerramento do curso demonstrando todas as habilidades adquiridas durante ele, salientando diversas competências propostas no projeto pedagógico de forma reflexiva e crítica. Evidenciando a importância da matemática na vida.

        O futebol é por muito considerado uma manifestação cultural, onde o no Brasil se deu de forma mais abrangente e conseguiu transformar esse esporte em uma característica do povo brasileiro. Observamos no Brasil um intenso fanatismo por esse esporte que tem a capacidade de atrair multidões. É um esporte muito querido nas mais diversas classes sociais, sendo assim um tema que pode se plicado em diversas realidades e ambientes escolares.

        Tarcisio (2012) “Os muitos espaços das cidades, grandes e pequenas, das vilas, da roça – as avenidas, as ruas, as calçadas, as praças, os quintais, as varandas, os terrenos baldios, os pátios, os corredores e as quadras de escolas (e até suas salas, se preciso for), as areias de rios, de praias e de cachoeiras, qualquer canto e recanto, enfim –, transformados por tanta gente em campos (carinhosamente, em campinhos…) de futebol, e futebol praticado com regras as mais criativas que fazem nascer mil e mais modos de jogar e de torcer… Ora, esses muitos futebóis contam, sim, e contam muito.”

        Tarcisio (2012) “O torcer representa uma real possibilidade de lazer.

Motivado em muitos casos pela paixão clubística, o torcedor apresenta-se como ator fundamental para o espetáculo esportivo, notadamente o futebolístico, devido ao grande número de sujeitos envolvidos. O futebol tem uma presença muito forte na história e no cotidiano do povo brasileiro. Com isso se tornou o esporte mais popular e uma efetiva experiência de lazer para muitos torcedores. Já o torcedor é parte fundamental do espetáculo esportivo, principalmente no futebol.”

        Tendo em vista relacionar um tema relevante onde se possa a apartir dele relacionar e abordar diversos conteúdos matemáticos, o tema selecionado foi Futebol no contexto matemático, pois o futebol é um jogo muito querido entre a maioria dos adolescentes o que facilita despertar o interesse do aluno pela matemática quando se trabalha a matemática contextualizada no futebol.

Justificativa:

        O ensino de matemática na educação básica encontra muitas vezes uma enorme dificuldade me despertar interesse nos alunos, principalmente em instituições publicas de ensino onde observamos diversas limitações relacionadas a materiais didáticos. Uma das alternativas é aplicação pratica da matemática no cotidiano do aluno, levando em consideração assuntos que são do interesse desse aluno, esta que é uma vertente da matemática defendida por estudiosos da etnomatemática e da modelagem matemática.

        O futebol faz parte da realidade dos alunos, é um assunto que interessa a maioria deles, assim este trabalho será responsável por propor situações onde a matemática pode ser aplicada no contexto dos jogos de futebol na tentativa de despertar nesse aluno o interesse pela matemática.

        (Barbosa, 2001) “é um ambiente de aprendizagem no qual os alunos são convidados a problematizar e investigar, por meio da matemática, situações com referência na realidade.”

        Para Goldberg (1998), “educar é transformar; é despertar aptidões e orientá-las para o melhor uso dentro da sociedade em que vive o educando;” é desenvolver estruturas cognitivas que permitam ao indivíduo não somente ler e compreender o mundo em que vive, mas atuar e, se possível, gerar progresso na sociedade como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.5 Kb)   pdf (595.3 Kb)   docx (207.4 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com