TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De que forma as relações sindicais e suas negociações podem impactar positivamente os processos de recrutamento e seleção das organizações, e como as ações de saúde de segurança do trabalho podem contribuir neste contexto

Artigo: De que forma as relações sindicais e suas negociações podem impactar positivamente os processos de recrutamento e seleção das organizações, e como as ações de saúde de segurança do trabalho podem contribuir neste contexto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Artigo  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 5

TEMA

De que forma as relações sindicais e suas negociações podem impactar positivamente os processos de recrutamento e

seleção das organizações, e como as ações de saúde de segurança do trabalho podem contribuir neste contexto.

É interessante dizer agora que, através das disciplinas cursadas nesse semestre, iremos relatar os pontos positivos e os benefícios que aqui citados, ao saber e conhecer as normas e leis sindicais nós possibilita colocar em pratica o conhecimento apurado sobre os saberes e deveres da nossa vida pessoal e profissional.

Neste contexto vale ressaltar que algumas características poderão ser definidas antes de iniciar o processo de contratação, sendo assim elaborar um planejamento estratégico de recrutamento e seleção, para ganhar tempo e obter sucesso, por isso as empresa que contratam os serviços e executam o processo deve ter conhecimento total sobre cada procedimento realizado, pois essa definição de tarefas e escolhas de profissionais adequados poderão fazer com que as empresas tenham êxito e suas contratações e assim estará a frente de outras empresas como referencia de profissionais preparados e capacitados para executar diversos cargos.

Com todos esses pontos positivos devemos lembrar de um fator importante que é a Saúde e Segurança do Trabalho, sendo assim para um bom funcionamento da empresa devemos conduzir seus colaboradores a passar por uma integração para o conhecimento dos setores de serviço e suas respectivos EPI’s, esclarecendo sempre as normas e regras da empresa, para que todos possa estar bem relacionados e orientados em suas funções.

Sendo assim promover sempre o contato entre empregador/colaborador para que ambos possam detectar eventuais acidentes,

é preciso insistir também no fato de que prioriza em primeiro lugar à saúde e segurança do trabalho.

Qual a importância das Técnicas de Recrutamento e Seleção para a Gestão de Pessoas dentro das Organizações?

Com base nas disciplinas estudadas, (FERREIRA, S. F.; SANTOS, F, S. 2013, p,47)

Verificamos que toda empresa deve buscar pessoas qualificadas e preparadas para exercer sua função, por isto, deve realizar processos de busca e localização de pessoas adequadas para preencherem os cargos que estão disponíveis. (FERREIRA, S. F.; SANTOS, F, S.2013, p,47)

Convém ressaltar, o fator principal que deve ser constatado, é que todo o cargo dentro das empresas deve ser preenchido pela pessoa que mais tenha as características que este cargo ou função exige de seu ocupante, as organizações são importantes, pois, delas vem todos os recursos e possibilidades de satisfação das necessidades humanas.

Nessa linha de análise, de acordo com (PUGLIESE, 2014, p.28)

Para realizar uma seleção e preciso planejar e elaborar um programa de contratação que envolva todas as etapas do processo seletivo, analisando seus custos, riscos e recursos da própria organização. (PUGLIESE, 2014, p.28)

Como remate é importante frisar que de acordo com os autores acima citados, a importância de um bom Recrutamento é formar um grupo de excelentes profissionais capacitados para ter conhecimentos específicos além de saber utilizar a tecnologia disponível no mercado, é de suma importância saber conhecer e dominar a mentalidade para os negócios e saber combiná-la com a experiência em implementar

ações que geram a credibilidade junto a seus clientes.

De que forma conhecimentos na área de Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas poderão trazer benefícios para os processos na área de pessoas nas Organizações?

Todo e qualquer conhecimento, visam favorecer tanto na vida profissional quanto na vida pessoal, com relação a Negociações Trabalhistas e Relações Sindicais devemos sempre estar atentos as modificações das Leis para que possamos estar bem relacionados aos assuntos e aos respectivos procedimentos para que ambos Pessoal/Profissional saibam seus direitos e deveres.

De acordo com: Marcel Tadeu Alves da Silva - Atua na área de direito coletivo e sindical do Peixoto e Cury Advogados, fez a seguinte citação:

Um exemplo concreto e a aplicação de abordagem relativa as competências cruzadas, que combina ao mesmo tempo formas de comunicação entre a liderança, empregados e dirigentes sindicais com um misto de gestão de pessoas e métodos jurídicos que fornece formas de gestão e mecanismo de prevenção do assedio moral.

Preciosa é a contribuição de que Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas entre empregado e empregador, essa por si só não são capazes de banir alguns conflitos, como também nós beneficiar através da Leis, normas, acordos coletivos e afins.

Para confirmar a citação acima é imperioso enaltecer que o art. 511 da Consolidação das Leis do Trabalho cita o sindicato na forma de associação licita para fins de estudo, que atua na defesa e coordenação dos seus interesses econômicos ou profissionais, de todos que se qualificam como empregadores,

empregados, agentes ou trabalhadores autônomos e profissionais liberais, que exercem respectivamente as normas atividades, profissões similares ou conexas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com