TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO 3 – INFLUÊNCIA DO CONTEXTO PARA O ÊXITO DO EMPREENDEDOR

Por:   •  27/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.733 Palavras (7 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade: PUC Minas

Data de Entrega:

09/04/12

Faculdade: de Comunicação e Artes

Curso: Comunicação Social

Disciplina: Gestão de Negócios

Professor: José Coelho de Andrade Albino

E-mail: atendimentograduacao@uol.com.br

TRABALHO 3 – INFLUÊNCIA DO CONTEXTO PARA O ÊXITO DO EMPREENDEDOR

GRUPO

Nome

Telefone

E-mail

Bruna Victor

vfoureaux@hotmail.com

Francielle Santos

francielle-pcs@hotmail.com

INSTRUÇÕES:

O xerox do livro a ser analisado encontra-se na Papelaria Unipaper.

As análises deverão ter embasamento teórico extraído dos textos 01 a 07 e 11 a 13 da Apostila de Textos Obrigatórios, também disponibilizada na Papelaria Unipaper para Xerox.

ATENÇÃO:

O não comparecimento ao debate implica em nota ZERO na parte oral. Nestes casos, a nota da parte escrita do trabalho dependerá de sua entrega ANTES da discussão em sala de aula.

QUESTÕES

  1. O artista estudado pode ser considerado um empreendedor? Justifique teoricamente sua resposta.

O empresário estudado, Wolfgang Amadeus Mozart , pode ser considerado um empreendedor a medida que ele conseguiu desenvolver uma ideia nova e colocá-la em prática. Talvez não um exímio modelo de empreendedor, devido a vários aspectos da sua vida pessoal e personalidade que afetaram a direção de sua carreira profissional. Mozart se destacou pelo seu talento em compor obras diferentes do padrão de sua época, assim ele era um artista a frente do seu tempo. Mozart desde os cinco anos de idade já fazia composições e encantava o público, quando adulto enfrentou problemas quanto a sua personalidade e principalmente quanto ao estilo de suas composições. As obras criadas por Mozart estavam fora do padrão da época em que o artista vivia, por isso ele sofreu algumas repressões, porém Mozart não abandonou o suas criações e conseguiu produzi-las.

  1. Caso não o considere como um empreendedor, quais são as competências empreendedoras que lhe faltaram para obter êxito profissional e econômico? Justifique teoricamente sua resposta.

Apesar o fato de que Mozart conseguiu produzir suas obras e conquistar o sucesso e a admiração de muitos, ele viveu uma vida conturbada e nunca teve estabilidade financeira. Este fato deve-se principalmente a falta de foco, disciplina e planejamento. Mozart tinha boas ideias, criava obras na quais ele acreditava e por isso lutava para que elas fossem produzidas. Porém Mozart não tinha um planejamento para aproveitar melhor seu talento, faltava-lhe disciplina para organizar seus trabalhos, cumprir seus prazos e relacionar-se melhor com seus empregadores. Talvez a pessoa que tivesse uma melhor visão empreendedora fosse seu pai, que desde criança identificou um potencial em Mozart e investiu. O pai de Mozart tinha um conhecimento a respeito do mundo artístico pois ele era músico, e com isso soube conduzir a carreira do filho para que ele se tornasse conhecido.

        

  1. Explique o processo criativo do artista estudado com base na abordagem da confluência (vide texto 11 da apostila de textos obrigatórios).

A abordagem da confluência sugere que a criatividade surge da convergência de diversos recursos básicos; habilidades intelectuais, uma ampla e rica base de conhecimentos, um estilo apropriado e rica base de conhecimentos, um estilo apropriado de pensamento, atributos da personalidade, motivação intrínseca focada em tarefas e um ambiente que apoia ideias criativas. Mozart possuía boa parte destes recursos básicos, em relação as habilidades intelectuais, o artista demonstra tê-las a medida que ele é capaz de convencer os outros sobre o valor de sua novas criações, ele tinha grandes habilidades de persuasão, como exemplo, quando ele consegue convencer o imperador de aceitar que ele produza a ópera “As bodas de Fígaro” que havia sido censurada.

        Em relação a ampla e rica base de conhecimentos Mozart adquiriu desde criança pois, seu pai era músico e lhe ensinou toda a técnica necessária. Além disso Mozart fez muitas viagens e tendo contato com estes novos ambientes ele foi conhecendo vários estilos, criando assim um repertório artístico maior e mais diversificado.

        Mozart possuía um estilo apropriado de pensamento, ele não seguia os padrões impostos pela sociedade e se destacava justamente por apresentar obras que não se encaixavam nos padrões de usa época. Quanto as atributos de sua personalidade, Mozart tinha a confiança como característica forte de sua personalidade, assim ele não temia em apresentar suas obras e defender sua ideias e assumia os ricos de apresentar obras que contradiziam com o  padrão que os outros consideravam. Mozart adorava o que fazia e encontrava sua recompensa ao ver seu trabalho ser produzido e aplaudido, assim ele possuía motivação intrínseca focada em tarefas.

        Em relação ao ambiente que apoia ideias criativas, Mozart ao mesmo tempo em que estava inserido neste ambiente também se encontrava sufocado por ele. A medida que as pessoas que cercavam Mozart pediam para ele compor, também criticavam seu estilo. Assim Mozart vivia em meio ao ambiente de incentivo e críticas, mas sua autoestima alta não permitia que ele desanimasse.

  1. Quais os traços de personalidade mais marcantes do artista estudado? Como esses traços influenciaram sua trajetória pessoal e profissional? Até que ponto eles foram determinantes para o seu sucesso ou fracasso profissional e/ou econômico? Justifique teoricamente sua resposta.

Os traços mais marcantes da personalidade de Mozart foi sua autoconfiança, ousadia e humor, porém ele era pouco astuto em relação aos meios que o levariam a uma estabilidade financeira. Sua confiança e ousadia foram determinantes para que ele não se rendesse as padrões da sua época e continuasse inovando. Assim como todo empreendedor ele acreditava em suas ideias e reuniu recursos para colocá-las em prática. O que talvez tenha impedido Mozart de ser um grande empreendedor foi o fato de ele não ter tido a astúcia necessária para identificar seu talento como um empreendimento que merecesse ser administrado melhor. Apesar de Mozart ter usado seu talento para ganhar dinheiro, ele não planejava em construir uma carreira, ele fazia mais por amor a seu talento e a sua arte. Mozart se via como um artista ele não se viu como um empreendedor cujo próprio empreendimento era si próprio, assim ele não deu a devida atenção para aspectos importantes para fazer de sua arte um produto, um negócio, por isso  ele não planejou e não identificou os ricos e oportunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (153.8 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com