TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE.

Por:   •  12/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.475 Palavras (10 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE.

CIENCIA DA COMPUTAÇÃO.

COMPETENCIAS PROFISIONAIS.

Prof.ª ADRIANE CRISTINA.

ATPS N2.

ACADEMICOS:

DIRCEU FLORES                                                   RA: 5669129193.

EDER GEAN DA SILVA                                         RA: 3715652222.

JULIO CESAR FARIA                                             RA: 5632119917.


INTRODUÇÃO

Neste relatório estão contidos assuntos abordando três temas, são eles Ética, Robótica e Pirataria, temas esse tratado em sala de aula abordando quinze questões sendo cada assunto referenciando cinco questões.

As questões foram elaboradas a partir de consultas mais detalhadas em sites, em conhecimento próprio do assunto e aula apresentada pelo professor.


DESENVOLVIMENTO

As questões foram desenvolvidas em linguagem C utilizando métodos de chamada de função para facilitar a abordagem da implementação e melhor fluência e domínio da linguagem, dando uma experiência básica e segura de um questionário sobre os assuntos já mencionados.

Falar sobre ética abre varias portas para assuntos variados dentro do mesmo contexto e aplicados nas mais diversas situações cotidianas, assim como abordar o tema sobre robótica e como as pessoas e os robôs se associariam, como os robôs se portariam realmente com inteligência artificial, todos esses temas podem ser de certa maneira coerentes e outros chegam à beira da ficção, já o assunto pirataria retorna a realidade tratando de coisas mais serias como apropriação indevida de algo que é de outro conduzindo a meios legais de tratamento, sendo assim o questionário desenvolvido tem total ligação com o conteúdo de forma solida sendo apresentado a seguir.

ETICA

1- Em termos de significado, de um modo popular ética  significa aquilo que pertence ao caráter, algo que se pode compreender de maneira boa com raciocínio e discernimento sobre as coisas que são ou não boas para a sociedade ou costumes de um grupo social.

    Indique se a afirmativa é Verdadeira ou Falsa

V (Verdadeiro) F(Falso).

Resposta: Verdadeiro.

Comentário: Tudo que se diz de bom em termos de costume e parceria de sucesso entre grupos e ou/e a sociedade e que leva a um objetivo sem prejudicar de qualquer forma, ou seja, bons costumes não prejudiciais a alguém pode se chamar de ético.

2-Escolha a alternativa correta:

I- Ética e moral são termos totalmente independente, um não tem relação com o outro e atua de formas distintas.

II- Se uma pessoa fala mal de um vizinho para o outro ele esta cometendo falta de ética, que popularmente é chamado de fofoca.

III- Caso um funcionário sofra injustiça no trabalho e decida retribuir a empresa falando mal dela pelo fato de não ter recebido o pagamento que atrasou quase um mês, a lei não o penalizará e ele também não esta sendo antiético.

a) Somente a afirmativa II esta correta.

b) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

c) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

d) Todas as afirmativas estão corretas.

e) Nenhumas das afirmativas estão corretas.

Resposta: a- Somente a afirmativa II esta correta.

Comentário:

 I- Os termos éticos e moral se relacionam pelo fato de uma depender da outra para existir, como a ética tem a ver com boas ações e comportamento perante o próximo, a moral leva as ações pelo lado dos costumes sociais e relacionais com o próximo e as leis.

II-O simples fato de falar mal de um vizinho para o outro é uma falta de ética por denegrir a imagem do vizinho a ser falado, indo contra os preceitos éticos de prejudicar o próximo.

III- A lei não penalizará o funcionário pelo comentário prejudicial à empresa, porem ainda é falta de ética denegrir imagem de qualquer grupo social que no caso é a empresa, tal ato pode ate causar a demissão do funcionário por justa causa.

3- Escolha a opção correta.

a) A ética não influencia nos aspectos socioculturais.

b) Uma empresa não é antiética despedindo funcionário a pedido do próprio como sendo despedido para pegar o FGTS.

c) A palavra ética é de origem grega.

d) A ética através de ações humanas não se aplica aos animais e sim as pessoas.

e) plagio não é antiético desde que referencie que você criou o material usado.

Resposta: c.

Comentário: A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. 

4- Um caçador para sustentar sua família obtém renda da morte de animais muitas vezes raros, onde o mercado de compra aproveita somente a pele para a confecção de vestuário e acessórios, porém em um certo dia, ao se separar do grupo na floresta o caçador se vê encurralado em uma fenda na rocha por uma onça pintada, a onça não vai embora, sem opções para fugir o caçador vê que a onça o esta alcançando e se vê em uma situação onde quem morre é ele ou a onça.

    Do ponto de vista ético, o caçador deve ou não matar a onça pintada, sabendo que ela é ameaçada de extinção no Brasil e sabendo que se ele a matar terá que prestar contas com a lei?

S (Sim) N (Não)

Resposta: Sim.

Comentário: Entre a luta por sua própria vida perante ameaças verídicas por humanos ou animais, a lei não o desfavorece seja qual for à situação, a única coisa realizada seria o registro de m Boletim de Ocorrência e o registro na ficha penal sendo o processo respondido em liberdade.

5-Infome a opção correta:

a) Há ética entre os animais.

b) Ética às vezes é confundida com as leis.

c) Algumas leis são originadas com ordem da ética.

d) Ações comuns e prejudiciais de vários grupos são consideradas éticas.

e) Ações prejudiciais de um grupo são consideradas ética.

Resposta: b

Comentário: Um exemplo de lei confundida com éticos é a lei 12.846/13, que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, ou seja, pessoa que é antiética com relação a seu cargo e deveres para com a sociedade e posição social, contudo o motivo real é roubo ou incapacidade de exercer o cargo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (285.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com