TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE-MS

Por:   •  4/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.010 Palavras (25 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE-MS

Curso de Direito

9º/10º Semestre - Noturno

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Campo Grande/MS

2018

[pic 6]

GUERRA DE YOM KIPPUR

[pic 7]

[pic 8]

RESUM


RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo relatar a Guerra de Yom Kippur, um conflito que envolveu o Estado de Israel, Egito e a Síria, em meados de outubro de 1973. Acontece que Israel poderia ter sido surpreendido e correu um sério risco de se derrotado e porventura destruído enquanto Estado, o estudo nos levará a uma análise de compreensão e saber como foi possível o Egito e a Síria terem surpreendido Israel de forma tão eloquente. Importante destacar também os fatores que permitiram Israel contrariar a lógica, e impedir a sua derrota quando parecia caminhar para este fim.

PALAVRAS-CHAVE: Conflitos; Guerra; Surpresa

ABSTRACT: The purpose of this paper is to report the Yom Kippur War, a conflict involving the State of Israel, Egypt and Syria, in mid-October 1973. It turns out that Israel might have been surprised and took a serious risk of being defeated and perhaps destroyed as a state, the study will lead us to an analysis of understanding and to know how it was possible for Egypt and Syria to have so eloquently surprised Israel. It is also important to highlight the factors that allowed Israel to contradict logic and to prevent its defeat when it seemed to be moving toward this end. 

KEYWORDS: Conflicts; War; Surprise 


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO…………………………………………………………………………..13

2. CONTEXTO HISTÓRICO………………………………………………………………14

3. POSICIONAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU)……..16

4. REPERCUSSÃO INTERNACIONAL……….………………………………………...18

5. EVOLUÇÃO DA GUERRA…………………………..………………………………...20

5.1 APOIO OU DESAGRAVO INTERNACIONAL………………..…………………….20

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS……………………………………………………………21

REFERÊNCIAS…………………………………………………………………………….22

 



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende integrar os conceitos básicos para a melhor compreensão de como os conflitos árabe-israelenses, particularmente a Guerra do Yom Kippur, contribuíram para o aprimoramento da Arte da Guerra.

Essa guerra aconteceu em 1973 e envolveu o Egito e Síria em ataque surpresa contra Israel durante o feriado judeu de Yom Kippur, o dia do perdão, onde os israelenses se viram tomados e permitiram que as forças árabes se concentrassem em massa nas linhas do cessar-fogo surpreendendo o sistema defensivo das Forças de Defesa de Israel.

A análise das batalhas no Sinai e Colinas de Golã aponta para uma série de ensinamentos colhidos e de lições aprendidas nos combates com blindados, como o emprego das reservas israelenses no Norte, e o papel do armamento sofisticado utilizado pelos árabes, fornecido pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Muitos dos ensinamentos colhidos na Guerra do Yom Kippur foram absorvidos por uma força armada experiente em combate com blindados, como o Exército dos Estados Unidos da América. Discutira também a respeito do posicionamento da Organização das Nações Unidas a fim de evitar maiores proporções ao conflito, e a repercussão internacional do conflito.


  1. CONTEXTO HISTÓRICO

A guerra de Yom Kippur, ocorreu entre os dias 6 e 26 de outubro de 1973, durou cerca de 20 (vinte) dias. O nome dessa guerra está relacionado com o feriado judaico conhecidamente como “Dia do Perdão – Yom Kippur”, em hebraico. Tal conflito se deu nessa época, pois na data da celebração, Síria e Egito ultrapassaram as barreiras do cessar-fogo nas Colinas de Golã e no Monte Sinai, que pertenciam à Israel.

Esta guerra é conhecida como “Quarta Guerra Árabe-israelense”, Guerra do Ramadã”, Guerra de Outubro” e “Guerra Árabe-Israelense de 1973, ocorreu entre Israel e um grupo de nações sob a liderança da Síria e Egito.

Durante os 06 (seis) primeiros dias de guerra, as forças sírio-egípcias conseguiram retomar parte de seus territórios. Porém, após duas semanas de conflitos Israel começa a dominar a guerra, fazendo que o exército da Síria recue das Colinas de Golã, no entanto as forças do Egito continuavam na região do Monte Sinai.

A guerra ocorreu em função das tensões causadas pela disputa territorial entre Israel, Síria, Jordânia e Palestina. Na tentativa de auxiliar o Estado Sírio, o Egito entra no conflito para ameaçar o Estado Israelense.

No entanto, com o apoio dos Estados Unidos tanto em termos de armamentos, como na questão de proteção em caso de ameaça a sobrevivência do Estado, Israel ataca de forma a surpreender as nações egípcia, síria e jordânia, em suas respectivas bases aéreas, conferindo uma vantagem estratégica a Israel. O ataque surpresa de Israel sobre as bases militares dessas nações árabes aliadas não foram por si só uma humilhação imposta, mas também resultou na tomada de territórios egípcios, como o Canal de Suez e também de territórios sírios, como as planícies de Golan. A guerra foi um momento decisivo, sob muitos e diferentes aspectos.

A conquista de Jerusalém pelos israelenses, e o fato de que os lugares santos muçulmanos e cristãos agora estavam sob controle judeu, acrescentaram outra dimensão ao conflito. A guerra mudou o equilíbrio de forças no Oriente Médio. Ficou claro que Israel era militarmente mais forte que qualquer combinação de estados árabes, e isso mudou a relação de cada um deles com o mundo externo.

Entre os dias em que a Guerra do Yom Kippur ocorria, as maiores potências do mundo organizaram-se para interferir no conflito para defender seus interesses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)   pdf (324.4 Kb)   docx (50.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com