TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Exercícios Sistemas Distribuídos

Por:   •  25/10/2016  •  Exam  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  1.582 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1: A figura 1 representa a arquitetura de um sistema distribuído. Explique qual arquitetura é essa e o seufuncionamento.

Arquiteturas em camadas, em um componente na camada N1 que tem permissão de chamar componentes na camada subjacente, mas não o contrário, e fundamental, o controle flui de camada para camada: requisições descem pela hierarquia, ao passo que resultados fluem para cima.

Questão 2: Comente a questão da transparência nos sistemas distribuídos.

Objetivo: ocultar que os processos e recursos estão fisicamente distribuídos por vários computadores.

Um sistema distribuído apresenta aos usuários e aplicações como um único sistema de computador denominado transparente.

Um sistema distribuído deve ser percebido por seus usuários e pelos programadores de aplicações como um sistema único e coeso ao invés de uma coleção de máquinas separadas

Várias dimensões de transparência identificadas pelo modelo ISO RM-ODP. Modelo de Referência para Sistemas Distribuídos Abertos

Representam as diversas propriedades que um sistema distribuído deve possuir.

Questão 3:Explique a função dos stubs no RPC.

Gerar interfaces entre cliente e servidor (procedimentos de chamadas de rede).

Procedimentos que provêem a abstração de uma chamada (local) de procedimentos fazendo a ligação deste com o mecanismo de comunicação subjacente.

Stub do cliente responsável por empacotar os parâmetros (marshalling) em uma msg e enviar a msg para a máquina do servidor. Quando resposta chega, resultado é copiado para cliente, e controle volta a ele

Stub do servidor responsável por desempacotar parâmetros (unmarshalling), chamar o procedimento do servidor e retornar resposta para máquina do cliente

Questão 4: Qual é a função do portmap?

O portmap é um serviço que converte chamadas RPC em número de portas de rede (números no protocolo TCP/IP ou UDP/IP).

Gerenciador de direção às portas adequadas (mapeador de porta, serviço executado nos nós da rede que fornecem outros serviços ao RPC).

Questão 5:Qual o protocolo utilizado para comunicação no RPC?

TCP e UDP, sendo que TCP é orientada a conexões e sempre tem que ter a confirmação do recebimento, já o UDP não precisa de confirmação de recebimento.

Questão 6:O que são os processos de Marshalling e Unmarshalling? Qual a sua importância para os mecanismos de comunicação distribuída?

Marshiling e Unmarshiling são as formas de empacotar e desempacotar os dados, e a importância é a questão de comunicação entre maquinas diferentes.

Questão 7: Comente uma vantagem e uma desvantagem do uso de uma IDL (Interface DescriptionLanguage) em sistemas de comunicação distribuída.

Vantagem é que você pode fazer um programa para tradução de linguagens.

Desvantagem tem que fazer essa programação opcional para tradução de linguagens, sendo um overhead.

Questão 8: O que é RMI? Explique sucintamente seu funcionamento

RMI - Remote MethodInvocation - Nome da API em Java para chamar métodos remotamente.Então RMI é o nome de uma API que faz RPC RMI. É um estudo de caso "versão orientado a objetos" de RPC, aonde trabalha sobre sockets.

Questão 9:Qual é a função do rmiregistry?

Registrar o objeto remoto para obtera referência ao objeto e os clientes poderão fazer chamadas a seus métodos.

Questão 10: Considere uma aplicação simples, com arquitetura Cliente/Servidor, utilizando Sockets para comunicação via Rede. A figura 2 contém o pseudo-código do servidor. Identifique a falha no algoritmo e quais alterações devem ser feitaspara o correto funcionamento do mesmo.

O algoritmo aceita a conexão de um determinado cliente e permanece e conectado até o cliente desconectar, bloqueando o servidor de aceitar novas conexões. Uma solução mais viável seria criar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com