TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DO SOFTWARE EDUCATIVO TUX OF MATH, COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO LINHARES

Por:   •  13/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.153 Palavras (13 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Universidade Federal Rural da Amazônia

Campus São Miguel do Guamá

Licenciatura em Computação

O USO DO SOFTWARE EDUCATIVO[a] TUX OF MATH, COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL  NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO LINHARES.

                                             

ALDEIR DA SILVA BORGES

JOSÉ RAIMUNDO BERNADO

São Miguel do Guamá – PA                                                                                                                               Setembro de 2014

O USO DO SOFTWARE EDUCATIVO[b] TUX OF MATH, COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL  NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO LINHARES.

ALDEIR DA SILVA BORGES

JOSÉ RAIMUNDO BERNADO

Projeto de Pesquisa do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal Rural da Amazônia- UFRA, São Miguel do Guamá, como requisito parcial de avaliação à disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso I, orientado pela professora: Jamille Galvão dos Santos.

.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. LEVANTAMENTO DE LITERATURA        

2.1 A IMPORTÂNCIA DO USO DOS SOFTWARES EDUCATIVOS        

2.2 O ENSINO DA MATEMATICA        

2.3 O USO DE SOFTWARES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA        

2.4 SOFTWARE EDUCATIVO TUX MATH        

3. CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA        

4. HIPÓTESES        

5. JUSTIFICATIVA        

6. OBJETIVOS        

6.1 Objetivo Geral        

6.2 Objetivos Específicos        

7. METODOLOGIA        

8. CRONOGRAMA        

9. REFERÊNCIAS        

                           


1. INTRODUÇÃO

Sabe-se que a relação do ser humano com a Matemática é bem antiga, desde os tempos dos povos primitivos, onde os mesmos faziam o uso dos números para contar grãos, fazer observações de situações, selecionar objetos, resolver problemas, dentres muitos outros. Foi assim que a matemática  surgiu e com o passar do tempo foi se desenvolvendo, fazendo-se presente no nosso cotidiano e no nosso dia a dia em  múltiplas situações. Por tanto essa ligação tão próxima do ser humano com a matemática, deixa a mesma totalmente necesseria e de fundamental importância para a vida do ser humano.  Apesar de sua grande importancia e da sua capacidade de desenvolver no indivíduo um pensar matemático, a maioria dos alunos encontra dificuldades em seu aprendizado, colocando a mesma como de difícil aprendizagem, para muitos então, até um pesadelo, pois já que a mesma se torna uma disciplina escolar eliminatória, e com altos índices de reprovação, sendo vista também como matéria de alcance para poucos, em que apenas as mentes mais brilhantes são capazes de entendê-la com facilidade e assim compreende-la sem dficuldades.

Nota-se que, com a crescente  evolução da sociedade, vem surgindo à necessidade da implantação de ferramentas tecnológicas no meio educacional para o benefício dos alunos e da sociedade, busca-se com esse projeto promover um ambiente educacional voltado ao aprendizado do educando através do uso de software educacativo. É importante ressaltar que os jogos educativos, além de serem uma diversão para o aluno, também servem como meio, possibilitando a interação e o aprimoramento das habilidades, podendo dessa forma estimular inteligências múltiplas. Também o computador poderá ser utilizado pelos docentes como uma opção de ferramenta para realizar e complementar a construção de conceitos em quaisquer áreas e atividades. Desse modo, a livre exploração pela criança do computador como ferramentas para resolver problemas ou realizar tarefas como desenhar, pintar, analisar, classificar, abstrair, estabelecer relações e escolher alternativas de ação, gerando nelas a aprendizagem. Observando e pensando nas grandes transformações sociais, e no papel que  escola tem na formação do ser humano inserido na sociedade, uma sociedade com altos indices de avanços tecnologicos , temos como objetivos deste trabalho apresentar uma forma  de tornar as aulas de Matemática mais eficientes e motivadoras para os nossos educandos através do uso de recurso tecnológico, utilizar o software educativo, (TUX MATH) Tux, of Math Command, o mesmo  como ferramenta de auxílio da aprendizagem da Matemática, aplicado ao ensino das quatro operações.  

2. LEVANTAMENTO DE LITERATURA

2.1 A IMPORTÂNCIA DO USO DOS SOFTWARES EDUCATIVOS

Os softwares educativos podem enriquecer as aulas, deixando de lado atividades monótonas e fazendo com que o aluno seja participante ativo dos planejamentos realizados pelo professor. Com esta interação constante, a construção de conhecimento se torna evidente e isso faz com que alguns professores deixem de ser meros transmissores de conhecimento. Nesta era tecnológica, a informática pode proporcionar uma nova dinâmica para o processo de aprendizagem. A principal característica de um software educativo é a maneira com que ele consegue favorecer os processos de ensino aprendizagem, o software educativo deve levar o aluno à “construir” conhecimento, relacionando com o conteúdo aplicado em sua disciplina. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (452.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com