TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas Distribuídos

Por:   •  8/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

6) Explique as principais características dos sistemas arquiteturais cliente/servidor e peer to peer.

Cliente/Servidor: a arquitetura modelo cliente/servidor é uma arquitetura centralizada ou tradicional, onde um único servidor implementa a maioria dos componentes. Esta arquitetura tem diversas formas de organizar o sistema centralizado. Segundo Tanenbaum, no modelo básico são divididos em dois grupos sendo: um servidor que é um processo que implementa um serviço específico e um cliente que e um processo que requisita um serviço de um seiodr enviando-lhe uma requisição e na sequencia espera sua resposta.

Peer to peer: é uma arquitetura de sistemas que suporta distribuição horizontal. Dados e recursos computacionais são resultantes da colaboração de muitos hosts na internet de maneira uniforme.Está arquitetura foi um efeito do crescimento incrivel avanço da internet.

7) Descreva e ilustre a arquitetura cliente-servidor de um aplicativo de Internet importante (por exemplo, a web, correio eletrônico, etc).

O autor Coulouris explica que, um servidor web é frequentemente um cliente de um servidor de arquivos local que gerencia os arquivos nos quais as páginas web estão armazenadas. Os servidores web são clientes do serviço DNS, onde mapea nomes de dominio Internet a endereços IP.

[pic 1]

9) Qual o papel da Middleware? Dê exemplos.

O middleware age como um agente de interoperabilidade que pode ser entendido como uma camada de software que não é uma aplicação propriamente dita e que não faz parte do sistema operacional. Tal camada esconde detalhes de dispositivos de hardware e de software adicional para fornecer uma interface abstrata e mais simples de programar as aplicações.

Exemplos de sua aplicação: temos quatro computadores em rede e três aplicações, das quais a aplicação denominada ‘B’ é distribuida para os computadores 2 e 3. A mesma interface é oferecida para cada aplicação. O sistema distribuído proporciona os meios para que os componentes de uma unica aplicação distribuida se comuniquem uns com os outros, mas também permite que diferentes aplicações se comuniquem. Ao mesmo tempo, ele oculta, do melhor e mais razoável modo possível, as diferenças em hardware e sistemas operacionais para cada aplicação. Outro exemplo seria o middleware sendo utilizado para a arquitetura peer-to-peer, sendo eles o Pastry (Rowstron e Druschel 2001) ou o Kademlia (Maymounkov  Mazieres 2002), essas plataformas foram desenvolvidas para colocar recursos em um conjunto de computadores amplamente distribuidos em toda a internet e para direcionar mensagens a eles em nome de clientes.

Exemplos de middleware: CORBA, DCOM...

10) Considerando os tipos de middleware citadas, cite vantagens e desvantagens na utilização da middleware orientada a mensagem.

  • Vantagens: Fornece entrega confiável e sem duplicação de mensagens. Processos se comunicam de forma assíncrona e sem conexão direta entre os mesmos. O grau de tolerância a falhas é muito elevado.
  • Desvantagens: Fica a cargo do desenvolvedor de aplicações garatir que o emissor e o receptor conheçam o formato da mensagem. Como clientes não bloqueiam após a mensagem ser colocada em uma fila, clientes podem fazer solicitações mais rapidamente do que servidores podem responder.

11) Descreva três tipos transparência para o usuário em sistemas distribuídos.

Transparência de acesso trata de ocultar diferenças em representação de dados e o modo como recursos podem ser acessados por usuários.

Transparência de concorrência trata de mostrar as diferenças em representação de dados e o modo como recursos não podem ser acessados por usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com