TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Cientifica Sobre Tecnologia da informação Verde (TI Verde)

Por:   •  20/2/2019  •  Artigo  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 7

Produção Cientifica Sobre Tecnologia da informação Verde (TI Verde)

Irwing Seiji Ato, Messias Otaviano Rodrigues

Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1°Semestre

Abstract. It is clear how has been a leap in technology in the last decade, it should be borne in mind that with this growth the emissions of produced gases and wastes have also been increased. In this way the article aims to discuss how Green IT can help organizations to work in a sustainable way. In order to develop this article, safe sources were analyzed according to ABNT standards. After this study, it was possible to determine which factors related to compliance with legislation and incentives are paramount for companies to adopt this method.


Resumo. É evidente como houve um salto na tecnologia na última década, deve se ter em mente que com esse crescimento aumentou-se também a emissão de gases e lixos produzidos. Dessa forma o artigo tem como objetivo discutir como a TI Verde pode ajudar as organizações a trabalharem de uma maneira sustentável. Para que fosse possível desenvolver esse artigo, foram analisados fontes seguras seguindo as normas da ABNT. Após este estudo foi possível determinar que fatores ligados ao cumprimento de legislações e incentivos são primordiais para que as empresas adotem esse método.

Introdução

As questões relacionadas a preservação da natureza e sustentabilidade nos últimos anos se tornou algo de suma importância e presente no dia a dia da sociedade, devido a este fato, a TI Verde busca maneiras para que as pessoas procurem formas de sustentabilidade para que não haja o esgotamento de recursos naturais, o consumo desenfreado que gera desperdícios e a omissão de práticas utilizadas pelas empresas que agridem o meio ambiente.

O crescimento da poluição e a preocupação com o meio ambiente vem preocupando vários setores, o que leva governantes e a própria sociedade a tomar previdências e pensar em medidas para a preservação do planeta, tendo em vista o seu futuro e das próximas gerações. Na área de Ti são identificados diversos problemas que podem ser amenizados, como o grande consumo de energia, quantidade de insumos não renováveis e periféricos descartados indevidamente.

Em 2017, foram vendidos 5,19 milhões de computadores no Brasil (IDC, 2017). Inevitavelmente é discutido para onde iriam todos esses computadores daqui alguns anos. Uma grande parte deles utilizam substâncias tóxicas em sua fabricação, que podem contaminar o solo ou os lençóis freáticos caso descartados de maneira incorreta, é importante planejar o que fazer com tais produtos antecipadamente, caso contrário serão descartados sem nenhuma vigilância e agredira o planeta.

A TI Verde não é definida por um conceito concreto e sim um conjunto de fatores. A Ti Verde tem sido associada à maioria das vezes as tecnologias que visam reduzir custos energéticos, refrigeração e estado real com operações de Ti.

Podemos então definir a TI Verde como uma forma de analisar e aplicar formas de descarte de periféricos, de maneira eficaz sem impactar no meio ambiente (visto que incinerar não é uma opção, já que produz gases tóxicos e cancerígenos).

Sustentabilidade e a TI Verde

A Adoção de TI Verde surgiu por volta de 2005 com um crescimento em 2009, quando várias empresas sofreram de crise e buscaram uma maneira de continuar no mercado de maneira que utilizassem menos matéria prima e energia.

Entretanto a adoção da Ti Verde é adotada por apresentar um maior potencial benéfico com o uso dessa tecnologia limpa, Além de serem muito utilizadas com o intuito de preservar o planeta.
Empresas que procuram adotar a Ti Verde adotam políticas simples como aquisição de equipamentos (com menor consumo de energia, materiais reciclados, materiais não poluentes, dentre outros), melhoria na infraestrutura, aquisição de equipamentos mais eficientes.
A busca pela sustentabilidade não significa a desistência pelo pensamento econômico. Até mesmo porque o objetivo da economia é a maneira de suprir recursos quase esgotados, como a energia limpa. Apesar da adoção desse recurso para a área de TI trazer vários benefícios, muitas vezes organizações se veem na obrigação de adotar tais programas, motivados pela pressão de concorrentes, consumidores que preferem se valer dos mesmos recursos, fazendo assim com que a empresa que melhor se adaptar, e agradar o cliente seja vista de uma maneira melhor e então escolhida para representar melhor o cliente.

Entretanto a adoção da TI Verde tem sido alvo de discussões, uma vez que possui custos muito altos para a implementação, assim então prejudicando a empresa, porém existe uma outra vertente, muitos pesquisadores afirmam que caso adotado a TI Verde, futuramente a empresa pode se destacar no mercado e gerar vantagens por ser melhor adaptada.

Além da adoção de tal tecnologia ser uma opção que contribui para a preservação do meio ambiente, satisfazerem o consumidor, o simples fato de uma empresa se valer de recursos tecnológicos que não agridem o meio ambiente, pode fazer com que seus próprios funcionários se sintam à vontade, em um local de trabalho eficiente e inovador.

Atualmente o uso de tecnologia se tornou algo inevitável, e está presente no dia a dia da humanidade, seja no uso de um smartphone ou computadores, o fato desses produtos fazerem parte do cotidiano das pessoas faz com que elas entendam pelo menos um pouco mais sobre tecnologia e os matérias que são utilizados em sua fabricação, uma pessoa normalmente hoje em dia tem noção que não se deve descartar produtos tecnológicos no lixo comum, se assim então souber de alguma empresa que faz o descarte de maneira correta, procurara então a melhor opção de se livrar do equipamento antigo, assim então diminuindo o lixo tecnológico que é um problema nos dias atuais.

No seu surgimento a TI Verde tinha como base a adoção de práticas simples e pouco elaboradas para a diminuição da poluição como por exemplo na figura 1.

Figura 1- Práticas de TI Verde

[pic 1]

Fonte: Lunardi, Frio e Brum (2011).

Essa simples adoção fará com que futuramente todas empresas tenham em vista os mesmos princípios, ser uma empresa que satisfaz suas necessidades de maneira sustentável.

Ou seja, a TI Verde busca reduzir esse impacto que cresceu junto com a tecnologia, inevitavelmente o acumulo e dessas tecnologias que se tornam lixo com o passar do tempo. A buscar de produtos ecologicamente limpos, maneiras corretas de descartem, redução de energia quanto para fabricação de hardwares e o consumo do mesmo. Entretanto a adoção da TI Verde faz com que os produtos produzidos saiam para o mercado com um custo notoriamente alto, assim então não são disponíveis para toda a população, ou seja, a eficiência proposta por esses aparelhos só será alcançada quando for acessível a todos. Voltamos assim para uma questão moral, que é a educação fornecida a população que é a principal maneira de termos um futuro desenvolvido, educação voltada para a conscientização do cidadão fara com que ele busque uma qualidade de vida digna e sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (311.2 Kb)   docx (140.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com