TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO NOTURNO

Por:   •  20/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  4.497 Palavras (18 Páginas)  •  10 Visualizações

Página 1 de 18

                   UNIVERSIDADE PAULISTA

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

NOTURNO - CAMPUS PARAÍSO

     

CRIPTOGRAFIA

       

 


Índice

● Objetivo………………………………………………………………………………3

● Introdução…………………………………………………………………………...4

● Criptografia: conceitos gerais…………………………………………………...6

● Técnicas de criptografia mais utilizadas……………………………………..10

Cifra de Vigenère 

…………………………………………………………………….14

● Melhorias propostas e implementadas………………………………………………19

● Interdisciplinaridades da atividade…………………………………………...20

● História fictícia para apresentação do programa …………………………………………… 21

● Projeto (apresentação do funcionamento).................................................22

● Bibliografia………………………………………………………………………..23

Objetivo

● Geral

Pesquisar e dissertar sobre as técnicas criptográficas, seus

conceitos, usos e ações. Ao final elaborar um programa utilizando a

linguagem de programação Python com a CIFRA DE VIGENÈRE, que permita ao usuário criptografar e descriptografar uma mensagem.

● Específicos

        Criptografia - conceito geral;

Exemplos de técnicas criptográficas mais utilizadas e

conhecidas;

Dissertar sobre a técnica vigenére


1 Introdução

Nos últimos anos, com a  expansão da internet e sua grande utilização em grande escala pela população, e a crescente adoção das redes de computadores pelas empresas, sejam comercias ou não, passou-se a ser basicamente obrigatório a implantação de sistemas que são cada vez melhores com o objetivo de melhorar a segurança das transações e armazenamentos da informações sigilosas.

Os amantes da tecnologia, estão familiarizados com a importância da segurança, devido as notícias dos diversos ataques que grandes empresas e órgãos governamentais sofrem. Os usuários da internet, se preocupam com este tema, pois quando tem que acessar suas contas bancárias ou fazer compras através de algum site.

Empresas e organizações conectadas a algumas redes de computadores estão sempre preocupadas com ataques que possa expor informações valiosas e confidenciais. Os atacantes com o tempo estão adquirindo conhecimentos cada vez mais eficazes para burlar os sistemas de segurança para ter acesso a conteúdo que somente pessoas com autorização podem acessar.

A segurança da informação nesta era digital é uma das principais preocupações de desenvolvedores e administradores dos sistemas.

Ter uma informação roubada, pode em muitos casos significar a perda de credibilidade, e reparar o dano levará muito tempo, ou se for grave, não será possível.

A criptografia é uma das maneiras mais utilizadas para a segurança de informações sigilosas e de acessos não autorizados.

Usando cifrarem ou codificação, possibilitando que somente os destinatários passam a entendê-las.

As informações codificadas e decodificadas pelas técnicas criptográficas, permitem que os mesmos sejam transmitidos, armazenados e lidos sem ocorrer alterações no conteúdo ou sejam compreendidos e interceptado por atacantes.

Não importa se as informações vão ser transmitidas em rede ou somente armazenadas, podemos utilizar diversas técnicas criptográficas. Em comunicações pela rede, criptografia tem o objetivo de garantir a privacidade das informações, a não alteração dos dados e a autenticidade.

As mensagens cifradas devem ser privadas e somente o remetente e o destinatário devem compreender as informações. Igualmente importante, é que o método de criptografia deve permitir que as mensagens possam ser assinadas, sendo assim possível que o destinatário consiga confirmar ao autor e verificar se a mensagem não foi alterada.

As assinaturas digitais surgiram para resolver este problema, elas permitem que possa verificar quem é o autor do arquivo, se é verdadeiro e se não houve alteração no mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (381.3 Kb)   docx (402 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com