TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARQUITETURA ORIENTADA A SERVIÇOS

Por:   •  26/7/2021  •  Projeto de pesquisa  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

ARQUITETURA ORIENTADA A SERVIÇOS

Questionário

 

* Escrever com as próprias palavras 

 

  1. -) Defina Arquitetura Orientada a Serviços e apresente suas características.

Arquitetura orientada a serviços (SOA): 

É um projeto de software que pode usar uma interface de serviço com uma linguagem de comunicação comum na rede para tornar os componentes reutilizáveis. Ele contém os dados e a integração de código necessários para executar uma função comercial completa. Esses serviços podem ser acessados ​​remotamente, e você pode interagir com eles e atualizá-los de forma independente.

Em outras palavras, SOA integra componentes de software que foram implantados e mantidos separadamente para que possam se comunicar e trabalhar juntos para formar aplicativos que podem funcionar em sistemas diferentes.

Algumas das principais características que podemos encontrar usando SOA são:

  • Composição de serviços
  • Uso de padrões
  • Acoplamento fraco de serviços
  • Incentivo á reutilização de componentes
  • Abstração de plataformas e tecnologias de infraestrutura

  1. -) Defina web service e apresente uma situação em que o mesmo pode ser utilizado.

Web Service:

É uma solução para integração de sistemas e comunicação entre diferentes aplicativos. Os serviços da Web são componentes que permitem que os aplicativos enviem e recebam dados. Cada aplicativo pode ter seu próprio "idioma", que pode ser traduzido em um idioma comum, bem como em formatos intermediários como XML, Json e CSV.

Essencialmente, os serviços da Web disponibilizam os recursos dos aplicativos de software por meio da rede de forma padronizada. Outras tecnologias fazem a mesma coisa. Por exemplo, os navegadores da Internet usam tecnologias da Internet, HTTP e HTML como padrões para acessar as páginas da web disponíveis.

Os serviços da Web são identificados por URIs e são descritos e definidos usando XML. Um dos motivos que tornam os serviços da Web atraentes é que o modelo é baseado em tecnologias padrão, especialmente XML e HTTP. Os serviços da Web são usados para disponibilizar serviços interativos na Web e podem ser acessados por outros aplicativos usando, por exemplo, o protocolo SOAP.

 Os serviços da Web são usados para transmitir dados a diferentes plataformas por meio de protocolos de comunicação, independentemente das linguagens de programação utilizadas nessas plataformas.

Os serviços da Web podem ser usados com qualquer sistema operacional, plataforma de hardware ou linguagem de programação com suporte da Web.

  1. -) Defina SOAP, XML e WSDL.

 

SOAP-> Este é um protocolo baseado em XML para troca de informações em um ambiente distribuído.

XML-> Markup Language, usado para definir padrões e formatos de exibição em documentos.

WSDL-> Web Service Description Language é um padrão da indústria usado para descrever serviços da Web. Este método é usado para eliminar o máximo possível os requisitos de integração entre as partes envolvidas na integração de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com