TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise e Desenvolvimento

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.124 Palavras (9 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES        4

2.1.1        TIPOS DE CONHECIMENTO        5

2.1.2        CRUZAMENTO DE DADOS        6

2.1.3        TECNOLOGIA CONTRA O DESMATAMENTO        6

2.1.4        CONSUMO DE MATÉRIA-PRIMA FLORESTAL        7

2.1.5        CONTROLE DO PRODUTO FLORESTAL        7

2.1.6        ORIENTAÇÃO AOS PRODUTORES RURAIS        8

2.1.7        GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO        8

2.2        DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO        9

2.3        TECNOLOGIA RFID        11

3        CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13


  1. INTRODUÇÃO

Apresentaremos, neste trabalho, uma proposta de desenvolvimento de software para a indústria de papéis TreeTorah.

O software é um aplicativo Android desenvolvido em JAVA, cuja função é o fornecimento de dados, tais como: quantidade de árvores cortadas e repostas, ano da ocorrência, localidade e valores a serem pagos. A criação do software visa um futuro programa de reflorestamento.

A indústria TreeTorah possui como matéria-prima a madeira, e deseja proporcionar aos seus colaboradores, parceiros e fornecedores a conscientização da responsabilidade sobre o meio ambiente. Com isso, foi desenvolvido um treinamento em conjunto com técnicos do Ministério do Meio Ambiente, denominado Madeira: um bem precioso que precisa ser reposto.

Este documento visa o detalhamento das operações relacionadas à criação do aplicativo Android, assim como traz informações complementares sobre Gestão do Conhecimento e tecnologia RFID.


  1. DESENVOLVIMENTO

Para este projeto, realizamos o treinamento proposto pela indústria Treetorah, que contém em suas páginas a Instrução Normativa MMA N° 6, de 15 de dezembro de 2016. Esta norma dispõe sobre a reposição florestal e o consumo de matéria-prima florestal, dentre outras providências.

Observamos no treinamento a prática de Gestão de Conhecimento, onde são identificados e analisados os conhecimentos disponíveis e desejáveis para o desenvolvimento da empresa. Assim sendo, foi desenvolvido o software para recolhimento de dados.

  1. GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

Atualmente, muitas empresas investem na Gestão do Conhecimento. Identificamos empresas como a Vale, Michelin, Daiichi Sankyo, Grupo Globo e Petrobrás, sendo esta última referência, segundo um estudo publicado no final de 2014 pelo IPEA. A Petrobrás, por exemplo, busca identificar, criar, preservar, compartilhar e aplicar conhecimentos necessários à realização dos seus processos e projetos, agregando valor para o negócio. Desde 2000, diversas iniciativas foram desenvolvidas, como o Programa Mentor Petrobrás (passagem de conhecimento estruturado dos mais experientes para os mais novos.

Aplicada ao dia a dia, a Gestão do Conhecimento consegue otimizar a construção de soluções para os problemas, pois elas deixam de ser criadas a partir do zero e, com o tempo, começam a acontecer de forma intuitiva. Os erros são gerenciados para serem utilizados em decisões futuras com base no aprendizado obtido em experiências anteriores.

Figura 1 – Gestão do Conhecimento

[pic 12]

Na Indústria TreeTorah, com base nos conhecimentos compartilhados pelos técnicos do Ministério do Meio Ambiente, a Gestão do Conhecimento é aplicada a fim de modernizar e garantir a sustentabilidade de nosso planeta, através de seu programa de reflorestamento.

  1. TIPOS DE CONHECIMENTO

O conhecimento tácito e o explícito são as duas formas de conhecimento que estão presentes nas organizações. Eles se complementam e a interação entre eles é a principal maneira de se criar conhecimento no âmbito organizacional. O conhecimento tácito é adquirido através de experiências individuais considerando-se fatores intangíveis, como crenças pessoais, ideias, valores, entre outros. Já o conhecimento explícito é tipicamente articulado na linguagem formal, como por exemplo: documentos, manuais, afirmações, especificações, multimídia. Assim sendo, é facilmente compartilhado entre os indivíduos, tornando mais simples o processo de disseminação do conhecimento na organização.

Após uma breve análise da Instrução Normativa, notamos o uso do conhecimento explícito, facilmente identificado pelo uso da explicação formatada e de forma objetiva.  

Figura 2 – Tipos de Conhecimento

[pic 13]

                 

Fonte: Dalkir, K; 2005. Knowledge Management in Theory and Practice

  1. CRUZAMENTO DE DADOS

Uma das grandes dificuldades para a reposição florestal era saber com exatidão o volume extraído de matéria-prima de vegetação natural. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia de coleta e análise de informações para o setor florestal e industrial, que culminou na criação de nosso software de coleta de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (753.1 Kb)   docx (528 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com