TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise e Projeto de Sistemas

Por:   •  1/12/2020  •  Relatório de pesquisa  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

IFPE - Análise e Projeto de Sistemas

Aluno: Luiz Marcel Gomes Alves de Almeida

padrões GRASP:

Os padrões GRASP fornecem uma abordagem sistemática para a atribuição de responsabilidades às classes do projeto. Eles englobam uma série de princípios baseados em conceitos de Orientação a Objetos. Esses padrões tem o intuito de tornar o código mais flexível, facilitando a manutenção e a extensibilidade.

a)controller (controlador)

Esse padrão atribui a responsabilidade de manipular eventos do sistema para uma classe que não seja de interface do usuário (UI) que representa o cenário global ou cenário de caso de uso. Um objeto controlador é um objeto de interface não-usuário, responsável por receber ou manipular um evento do sistema.

b) creator (criador)

Determina quem deve ser responsável por criar uma nova instância de uma classe.

c) indirection (indireção)

este princípio ajuda a manter o baixo acoplamento, através de delegação de responsabilidades através de uma classe mediadora.

d) information expert (especialista na informação)

O princípio information expert usa uma abordagem geral para atribuir responsabilidades e olhar para uma determinada responsabilidade, determinar a informação necessária para cumpri-la e depois determinar onde essa informação está armazenada.

e) alta coesão

É um padrão avaliativo que tenta manter os objetos adequadamente focados, gerenciáveis e compreensíveis. Este princípio determina que as classes devem se focar apenas na sua responsabilidade.

f) baixo acoplamento

Determina que as classes não devem depender de objetos concretos e sim de abstrações, para permitir que haja mudanças sem impacto. Ele atribui as responsabilidades de modo que o acoplamento entre classes permaneça baixo.

g) polimorfismo

As responsabilidades devem ser atribuídas a abstrações e não a objetos concretos, permitindo que eles possam variar conforme a necessidade. Quando alternativas ou comportamentos relacionados variam com o tipo (classe), atribua as responsabilidades aos tipos usando operações polimórficas.

h) pure fabrication (fabricação/invenção pura)

Uma fabricação/invenção pura é uma classe artificial que não representa um conceito no domínio do problema, especialmente feito para conseguir baixo acoplamento, alta coesão e o potencial de reutilização derivado.

i) protected variations (variações protegidas)

Este padrão protege elementos das variações em outros elementos (objetos, sistemas, subsistemas) envolvendo o foco de instabilidade com uma interface e usando polimorfismo para criar várias implementações desta interface.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com