TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquiteturas de Aplicações

Por:   •  21/10/2018  •  Abstract  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

Arquiteturas de Aplicações

São modeladas em termos de uma arquitetura cliente-servidor.

Cliente-servidor

São modeladas para destacar ou ilustrar o layout total do software. As arquiteturas de aplicação são comumente modeladas em termos de uma arquitetura cliente-servidor. As arquiteturas de cliente-servidor são divididas em: camadas e filas.

Camadas

O código de aplicação nem sempre é uniforme para uma aplicação, em algumas seções do código é tratado a interface com o usuário. Já em outra seção é desenvolvida com a finalidade de gerenciamento de logica do negócio ou comunicar-se com o banco de dados ou sistema back-end.

A divisão em camadas remete a divisão de trabalho dentro do código. Essas camadas são módulos de código colocados em diferentes pastas.

A camada que interage com o usuário é denominada de camada de apresentação. A segunda camada é denominada de camada de negócio, estando ligada com a lógica comercial. Já a terceira e última camada, é denominada como camada de acesso a dados, tratando da comunicação com o banco de dados ou com a origem de dados.

Filas

As filas envolvem a colocação de módulos de código em maquinas diferentes num ambiente de servidores distribuídos. O código que interage com o usuário, é colocado numa fila de apresentação, a segunda fila armazena a lógica entre negócios de aplicação e a de acesso de dados. A terceira fila abriga o próprio bando de dados ou a origem dos dados.

O servidor que compõe essas filas que variam em números e capacidade. Tal capacidade é denominada de escalonamento horizontal ou scaling out, a capacidade de adicionar servidores mais poderosos é denominada de escalonamento vertical ou scaling up.

Em aplicações web as filas ficam entre firewalls. As filas descrevem arquiteturas de servidor.

Clientes – Magro

Não possuem código de aplicação personalizado, dependem completamente do servidor para funcionar. Os clientes magros utilizam navegadores web para exibir o conteúdo de aplicação.

Clientes – Gordos

Possuem de uma a três camadas de código de aplicação, podem operar independente de um servidor por um certo período.

São mais úteis pois possuem a garantia de comunicação permanente entre o cliente e o servidor.

Hospedagem de página Web

Podem ter de uma a três camadas, tal hospedagem utiliza uma camada de apresentação exibe e utiliza páginas de web em vez de Windows forms.

Servidor

As arquiteturas de servidor são comumente compostas de uma a três camadas de implementado em uma a três filas.

A arquitetura de uma fila (one-tier) pode ser desenvolvida de modo que as três camadas de código coexistam em único servidor.

A arquitetura de duas filas (two-tier) pode ser desenvolvida de como que um servidor do bando de dados fique separado do servidor de aplicação.

A arquitetura de três filas (three-tier) pode ser desenvolvida de modo que o servidor de apresentação, aplicação e banco de dados fiquem separados.

Tipos de Conexão

  1. Sempre conectado

Um dispositivo móvel, como um telefone celular ou dispositivo RIM, opera em modo sempre conectado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com