TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BIOGRAFIA EUGENE KASPERSKY

Por:   •  11/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 5
  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de explanar a vida do Fundador do Kaspersky Lab, Sr. Eugene Kaspersky e sua contribuição para a segurança tecnológica da informação no mundo.

O trabalho será abordado em duas partes, a primeira é a biografia de Eugene Kaspersky e na segunda parte iremos abordar sobre segurança da informação.

  1. BIOGRAFIA [pic 1]

Desde pequeno tem um interesse muito especial pela matemática. Na escola secundária, um dos hobbies preferidos era resolver quebra-cabeças publicados em revistas técnicas. Felizmente, sua mãe logo notou a inclinação e decidiu cultivar seus talentos com uma educação especializada.

Na escola secundária, teve aulas avançadas de matemática e física para alunos superdotados, organizadas pela Universidade Estatal de Moscovo. Em 1987, formou-se no Instituto Russo de Criptografia, Telecomunicações e Informática, onde se especializou em tecnologia informática e engenharia matemática. Depois de formado, trabalhou num importante centro de investigação. Durante este período, em outubro de 1989, um colega mostrou um arquivo que estava causando uns efeitos visuais esquisitos no seu computador. Ficou intrigado com o arquivo, analisou-o e desenvolveu uma ferramenta para desinfectar o vírus, agora conhecido como Cascade (também conhecido como Herbstlaub na Alemanha). Não demorou muito até que começasse a ser conhecido no centro como “o homem que mata os vírus” e, rapidamente, começaram a bater à porta do seu escritório trazendo outros arquivos que também se comportavam de forma estranha. Ainda que naquele tempo a era da informática estivesse apenas começando, em poucos meses analisou dezenas de vírus e foi melhorando continuamente a ferramenta de desinfecção que havia desenvolvido, chamada “V”.

A cada novo vírus, o seu interesse por este fenômeno ia crescendo e rapidamente entendeu que, isto era muito mais que um simples passatempo. Em 1991 – altura em que os vírus informáticos já eram cada vez mais variados e comuns –, Eugene Kaspersky e os seus colegas desenvolveram o “AVP” (um acrônimo de “Antiviral Toolkit Pro”, acidentalmente mal escrito!) – o protótipo do antivírus da Kaspersky. A missão era simples: criar o melhor programa de proteção antivírus que pudesse existir. Além disso, acreditavam piamente que esta missão era o nosso destino e, por isso, trabalhavam incansavelmente para conseguir cumpri-la. O primeiro resultado tangível chegou em 1994, quando o AVP evolucionou a indústria, oferecendo a melhor forma de detecção durante a sua primeira apresentação internacional, num teste comparativo oficial, realizado pela Universidade de Hamburgo. Em 1997, decidiram que o produto já estava suficientemente maduro e que estava pronto para comercialização. Criaram uma empresa independente se tornaram os fundadores da Kaspersky Lab.

A partir daquele momento, dirigiu a investigação sobre antivírus da empresa – até 2007, quando assumi o cargo de Diretor Executivo –, levando a Kaspersky a ocupar o quarto lugar no ranking de vendedores de antivírus em 2010.

Em 2012, Kaspersky recebeu um doutorado honorário da Universidade de Ciência da Universidade de Plymouth. No mesmo ano, foi nomeado um dos Top 25 Inovadores do Ano da CRN.

Outros prêmios relevantes:

  • Top100 Pensador Global, revista Foreign Policy - 2012
  • Herói Tecnológico do Ano, V3 - 2012
  • Top100 Executivos de Canais IT, CRN - 2012
  • Executivo da Área de Segurança mais Poderoso, SYS-CON Media - 2011
  • Homem de Negócios do Ano, Câmara Americana de Comércio na Rússia - 2011
  • Contribuição Excepcional ao Mundo dos Negócios, CEO Middle East - 2011
  • CEO do Ano, SC Magazine Europe - 2010
  • Conquista Pessoal, Virus Bulletin - 2010
  • Liderança em Posicionamento Estratégico de Marca, World Brand Congress -2010
  • Prêmio Runet (https://en.wikipedia.org/wiki/Runet_Prize)(Contribuição para a Internet em idioma russo), Agência Federal Russa para Imprensa e Comunicações de Massa – 2010

O russo Eugene Kaspersky é um dos principais especialistas em segurança da informação do mundo. Sua empresa, fornece tecnologia para milhares de organizações em mais de 200 países, incluindo governos de diversos deles e até mesmo a CIA, foi a primeira a detectar a infecção virtual WannaCry, que afetou mais de 300.000 computadores de 150 países.

  1. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

A segurança da informação (SI) está diretamente relacionada com proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. São propriedades básicas da segurança da informação: confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade.

O conceito de Segurança Informática ou Segurança de Computadores está intimamente relacionado com o de Segurança da Informação, incluindo não apenas a segurança dos dados/informação, mas também a dos sistemas em si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (137.7 Kb)   docx (108.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com