TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biodiversidade Urbana: Implementando um Observatório

Por:   •  24/2/2022  •  Dissertação  •  5.353 Palavras (22 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – ICET

Guilherme Gonçalves Neto - D49HIH6 Giovane Paes Bueno - D2773J9 Rafael Silverio De Carvalho - N221216

Biodiversidade urbana: Implementando um observatório

Sorocaba 2020

Guilherme Gonçalves Neto - D49HIH6 Giovane Paes Bueno - D2773J9 Rafael Silverio De Carvalho - N221216

Biodiversidade urbana: Implementando um observatório

Trabalho de Conclusão de Curso de Ciência da Computação

Orientador Prof. Richardson Kennedy Luz

Sorocaba 2020

Guilherme Gonçalves Neto - D49HIH6 Giovane Paes Bueno - D2773J9 Rafael Silverio De Carvalho - N221216

Biodiversidade urbana: Implementando um observatório

Trabalho de Conclusão de Curso de Ciência da Computação

Orientador Prof. Richardson Kennedy Luz

Banca Avaliadora

[pic 2]

Nome do Professor

[pic 3]

Nome do Professor

[pic 4]

Nome do Professor

RESUMO

A biodiversidade de Sorocaba, mesmo sendo abundante, com mais de mil e duzentas espécies locais catalogadas, não é devidamente apresentada. Os moradores da região raramente têm acesso às informações bem documentadas da fauna e flora local de forma simples e gratuita, afastando-os da importância da vida nativa. Porém, através do projeto descrito neste documento, o Observatório: um site com informações detalhadas com fontes de qualidade sobre a fauna e flora de Sorocaba e região, descritas e catalogadas com uma terminologia mais simples, contribuindo para uma pesquisa rápida e intuitiva, apresentadas de maneira limpa com ênfase na fácil compreensão e contendo informações de como a ação antrópica tem influenciado a vida nativa e alterado o meio ambiente das criaturas catalogadas no banco de dados do site. Cada cidadão, com esse novo conhecimento pode ser um contribuinte, mesmo que de forma mínima, dar continuação e preservar a rica biodiversidade de Sorocaba e região.

ABSTRACT

The biodiversity of Sorocaba, even though it is abundant, with more than twelve hundred local species cataloged, is not properly presented. Residents of the region rarely have access to well-documented information about the local fauna and flora in a simple and free manner, keeping them away from the importance of native life. However, through the project described in this document, the Observatory: an website with detailed information from reliable sources on the fauna and flora of Sorocaba and region, described and cataloged with simpler terminology, focused on quick and intuitive search, presented in a clear manner with emphasis on everyone's comprehension of the information and explanations of how the anthropic action has influenced native life and changed the environment of the creatures cataloged in the website's database. And with this new knowledge,citizens can be contributors, even if in a minimal way, to the continuation of the region's rich biodiversity.

Sumário

1. 71.1.Error! Bookmark not defined.1.2.                Error! Bookmark not defined.2. Error! Bookmark not defined.2.1.        PHP                11

  1. Git        11
  2. Github        12
  3. Bootstrap        13
  4. XAMPP        13
  5. Visual Studio Code        14
  6. PhpMyAdmin        14
  1. Error! Bookmark not defined.4. Error! Bookmark not defined.3.1. 173.2.                173.3.        173.4.        173.5.        173.5.        173.6.        175.

Error! Bookmark not defined.6.        REFERÊNCIAS

Error! Bookmark not defined.

  1. Introdução

Esse projeto está sendo possível, graças a iniciação científica da nossa querida colega Kamila Antunes do Nascimento, pois a demanda de dados para a criação do projeto tecnológico, vem toda do trabalho excepcional dela, sendo eles: livros, relatórios, documentos, pesquisas e muito mais, todos eles da área de biodiversidade e são extremamente útil e cruciais para a criação e elaboração do projeto.

O Brasil é o quinto maior país do mundo e o que possui a maior diversidade biológica do planeta, abrigando entre 15 e 20% do número total de espécies já catalogadas (ICMBIO, 2011). Muitas dessas espécies são endêmicas e, tem sido extintas de forma severa, devido a fatores como, destruição de habitat, introdução de espécies invasoras e poluição dos âmbitos florestais, portanto, é necessário compreender com mais profundidade o patrimônio natural do país. O conhecimento científico é uma ferramenta fundamental para constatar quais os principais fatores que ameaçam essa riqueza e estabelecer de forma definitiva prioridades na ação, planejamento urbano, conservação dos recursos naturais e assim instituir instrumentos de controle, fiscalização e proteção mais eficazes (Smith et al., 2016), Com tantas necessidades existentes, foi necessário a introdução de um projeto que cessasse demais problemas relacionado a biodiversidade.

Com a iniciação científica em mãos, foi necessária uma plataforma para disponibilizar todo esse conteúdo obtido, pois a disponibilidade do conteúdo pesquisado geraria cultura e principalmente orientaria o quão necessário é a preservação da natureza para qualquer um que queira saber a respeito da biodiversidade de Sorocaba, incluindo a inspiração e atiçando a curiosidade da mesma.

A ideia inicial é criar uma aplicação, um site com todos os dados pesquisados até então, com atualizações sobre as notícias de biodiversidade urbana da cidade de Sorocaba, sendo implementadas informações adicionais conforme o tempo. As informações, todas sempre gratuitas, irão gerar orientação para cada pessoa, tornando algo intuitivo e interpretado individualmente, uma experiência divertida e auto didática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (524.5 Kb)   docx (346.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com