TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO EM METODOLOGIA ÁGIL COM EQUIPES REMOTAS E DISTRIBUÍDAS

Por:   •  18/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  7.253 Palavras (30 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1]

OSMAR LUIZ MOTTA

A COMUNICAÇÃO EM METODOLOGIA ÁGIL COM EQUIPES REMOTAS E DISTRIBUÍDAS

RIO DE JANEIRO

2018

OSMAR LUIZ MOTTA

A COMUNICAÇÃO EM METODOLOGIA ÁGIL COM EQUIPES REMOTAS E DISTRIBUÍDAS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso MBA em Gestão da Tecnologia da Informação, de PósGraduação lato sensu, Nível de Especialização, da FGV/IDE como pré-requisito para a obtenção do título de Especialista.

Orientador: Arnaldo Lyrio Barreto

RIO DE JANEIRO

2018

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

PROGRAMA FGV MANAGEMENT

MBA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 

 

 

        O Trabalho de Conclusão de Curso A Comunicação Em Metodologia Ágil Com Equipes Remotas e Distribuídas, elaborado por Osmar Luiz Motta e aprovado pela Coordenação Acadêmica do curso de MBA em Gestão da Tecnologia da Informação, foi aceito como requisito parcial para a obtenção do certificado do curso de pós-graduação, nível de especialização do Programa FGV Management.  

 

 

 

 

Rio de Janeiro,    de novembro de 2018.

 

 

______________________________________________

André Barcaui

Coordenador Acadêmico

Executivo

 

 

______________________________________________

Arnaldo Lyrio Barreto

Prof. Orientador

Orientador

TERMO DE COMPROMISSO

 

 

 

 

O aluno Osmar Luiz Motta, abaixo assinado, do curso de MBA em Gestão da Tecnologia da Informação, Turma GETI-14 do Programa FGV Management, realizado nas dependências da FGV Botafogo no período de novembro de 2016 a agosto de 2018, declara que o conteúdo do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado A Comunicação Em Metodologia Ágil Com Equipes Remotas e Distribuídas é autêntico, original e de sua autoria exclusiva.

 

 

 

 

Rio de Janeiro, 22 de novembro de 2018.

 

 

 _____________________________________________

Osmar Luiz Motta

 

 

Dedico esse trabalho a minha esposa Carla Oliveira, que com o seu amor me faz feliz e me deixa com forças para superar os desafios da vida, a minha cachorrinha Meg por me alegrar nos momentos que mais preciso e a minha princesa Cecilia que virá ao mundo em breve para preencher ainda mais a minha vida de alegria.

Dedico também aos amigos e familiares que sempre me apoiaram.

RESUMO

 

As metodologias ágeis já são uma realidade em equipes em desenvolvimento de software, tendo grandes resultados na melhoria de performance e produtividade se comparado aos métodos e processos mais tradicionais utilizados. Apesar de trazer muitos benefícios, estas metodologias podem trazer, o processo de implantação nem sempre é fácil, pois não depende somente de uma alteração estrutural da empresa, mas também na mudança de cultura organizacional da mesma.

Como princípio, os métodos ágeis priorizam os indivíduos e interações mais do que ferramentas e processos, onde a comunicação se faz fundamental nas equipes que a implementam, equipes essas que muita das vezes tem seus membros espalhados em lugares diferentes, como suas residências, locais de trabalhos em cidades e até países variados.

Essa dinâmica das equipes remotas, onde horário, costumes, línguas e culturas diferentes podem influenciar muitas das vezes na comunicação da equipe, tendo redução de produtividade e impactando no resultado.

O objetivo deste estudo é apresentar como as boas práticas da metodologia ágil Scrum podem ajudar equipes remotas a terem melhores resultados, agregando mais valores ao negócio eos processos organizacionais e fazendo com que a comunicação não seja um complicador entre os membros de uma equipe que nem sempre estão fisicamente em um mesmo ambiente de trabalho.

 

Palavras-chave: Métodos ágeis, Comunicação, Equipes distribuídas, Scrum, Processos.

 


ABSTRACT

Agile methodologies are already a reality in teams in software development, having great results in improving performance and productivity compared to the more traditional methods and processes used. Although it brings many benefits, these methodologies can bring, the implementation process is not always easy, because it depends not only on a structural change of the company, but also on the change of organizational culture of the same.

As a principle, agile methods prioritize individuals and interactions rather than tools and processes, where communication becomes fundamental in the teams that implement it, teams that often have their members scattered in different places, such as their homes, works in cities and even varied countries.

This dynamics of remote teams, where different times, customs, languages ​​and cultures can influence team communication, reducing productivity and impacting results.

The goal of this study is to present how the good practices of the agile Scrum methodology can help remote teams achieve better results by adding more values ​​to the business and organizational processes and making communication not a complicator among the members of a team that is not always are physically in the same work environment.

 

Keywords: Agile methods, Communication, Teams distributed, Scrum, Processes.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Diferença entre as metodologias tradicionais e ágeis……..………..….….15

Figura 2: Ciclo PDCA adaptado para o Scrum…………..…………………...….…….19

Figura 3: Percentual de uso das funcionalidades solicitadas pelo cliente……...…...21

Figura 4: Fluxo Padrão Scrum……………………………..…………………………….25

Figura 5: Exemplo de Users Stories…………………………...………………………..26

Figura 6: Sprint do Scrum…...……………………………………………………………27

Figura 7: Exemplo de quadro KanBan usado da forma tradicional……………….....29

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.7 Kb)   pdf (400.4 Kb)   docx (54.5 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com