TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DE PROJETOS SALESFORCE: Coordenação de Equipe, Metodologias e Controle de Qualidade

Por:   •  11/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.935 Palavras (28 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]        

ALEXANDRE CHAVES DA SILVA

GERENCIAMENTO DE PROJETOS SALESFORCE:

Coordenação de Equipe, Metodologias e Controle de Qualidade

São José dos Campos – SP

2019

ALEXANDRE CHAVES DA SILVA

GERENCIAMENTO DE PROJETOS SALESFORCE:

Coordenação de equipe, Metodologias e controle de qualidade

[pic 2]

São José dos Campos – SP

2019

[pic 3]

[pic 4]

AGRADECIMENTOS

Sonhos não são conquistados por acaso, mas sim pela infinidade de vitórias e aprendizados com as derrotas que enfrentamos durante o percurso. Por isso, não podia deixar de agradecer a todos os que andaram ao meu lado durante essa jornada, árdua, mas totalmente gratificante. Sendo assim, agradeço a todos meus amigos pessoais e familiares que sempre me deram força e apoio para viver cada dia e equilibrar minha vida. Aos meus amigos da Embraer, JnJ e Salesforce que correram todos os dias comigo, construindo conhecimento, união e me moldando para que eu pudesse ser a melhor versão que podia ser a cada dia, nunca bom o suficiente, mas sempre melhorando.

Gostaria de fazer um agradecimento especial a algumas pessoas que me apoiaram muito para que eu chegasse a essa conquista:

Primeiramente ao meu professor do ITA Vieira dias, um ser humano incrível e humilde, que nunca poupou esforços para que eu pudesse crescer academicamente e me ajudou a expandir minha mente em relação às possibilidades infinitas de aprendizados e desafios. Obrigado Professor, por compartilhar comigo seu conhecimento e por sempre acreditar nas minhas ideias malucas , sempre me incentivando e me fazendo crescer.

Muito Obrigado senhor Maurício Martinelli, que acreditou num menino que não tinha muito a oferecer, mas que tinha um sonho, sonho esse que foi trabalhado, planejado, orientado e sempre muito incentivado por você. Obrigado por cada palavra, desafio, confiança. Obrigado por cada oportunidade que você criou e pelas portas que abriu para que eu pudesse me desenvolver, me especializar e me tornar um quinto do profissional excelente que você é.

Em especial, aos meu colegas de trabalho e amigos da Salesforce, Leandro Ventura , Renato Ceadareanu, Pablo Perotta, Reinaldo Sobrinho, Mário Kaminishi, Abraham Guzman e Daniela Valverde, por todo apoio, esse trabalho não é meu , mas sim nosso.

E por fim, agradeço à minha orientadora e Professora Mestra Débora Guimarães, por todo incentivo, dedicação e paciência comigo durante esse período de estudos e elaboração deste trabalho. Tenha certeza que levarei comigo cada ensinamento e palavra dita para o resto da vida.

[pic 5]

RESUMO

No ano de 2019 , executando um trabalho de consultoria em um de nossos clientes estratégicos, nos deparamos com uma adversidade ligada ao fato de como os mesmos esperavam que concluíssemos nossas entregas. O projeto em questão possuía duas entregas, uma geral e uma fase com prazos arrojados, visto que era complementar a outra entrega que estaria a beira de ser realizada. O desafio era desenvolver e implementar um projeto com entregas contínuas, rápidas e que não comprometesse a qualidade da arquitetura geral. A plataforma utilizada neste trabalho foi a Salesforce e como tal ferramenta de Customer Relationship Management (CRM) e Software as a Service (SaaS), possui um dinamismo muito grande sendo na sua parte de desenvolvimento (configurações e codificação) quanto na parte de  recursos, sendo eles desde o mais técnico ao mais analitico. Sendo assim, para atender a essa demanda de serviço precisávamos nos estruturar em relação a Coordenação de Equipe: montagem; estruturação; papéis e responsabilidades, Metodologias: quais utilizar e o porquê, e Controle de Qualidade para não afetar o que já havia sido  realizado. Com isso, o time criou uma estrutura organizacional, mesclou metodologias de desenvolvimento de software, aderiu a algumas ferramentas de controle de componentes, específicas para a plataforma, e a uma governança. para se aproximar cada vez mais no conceito de integração contínua.

Os resultados foram favoráveis, com a entrega exaltada pelo sucesso da implementação e os erros sendo capturados antes de afetarem a arquitetura geral ou ao menos possibilitando a rastreabilidade dos mesmo e facilidade de correção.

Palavras-chave: Metodologia, Salesforce, Qualidade de Software, Construção de equipe, Gerenciamento de Projeto.

ABSTRACT

In 2019, during a consulting at one of our strategic customers, we came across an adversity due to their expectative regarding how we must complete our deliverables. The project in the spot had two deliveries, a general one and an phase with aggressive deadlines. The challenge was to develop and implement a project with continuous and fast deliveries without compromise the quality of the overall architecture. The platform used for this job was Salesforce. As a Customer Relationship Management (CRM) and a Software as a Service (SaaS) tool, it has a great dynamism regarding to the development (configurations and coding) as much as the necessary resources for this job. So, to meet the expectation of this demand we needed to structure the project regarding to team building: assembly; structuring; Roles and Responsibilities, Methodologies: Which one to Use and how to implement a Quality Control that guarantee that we do not affect any development already done.

As a result, the team created an organisational structure, merged some software development methodologies, adhered to some platform-specific component control tools, and established a governance. In order to get closer to the concept of continuous integration.

The results were favorables, with the delivery being extolled by the success of it implementation and with the failures being captured before affecting the overall architecture or at least enabling their traceability capacity and possibility of correction.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.3 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com