TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Capacidade de Inovação na China

Por:   •  27/3/2019  •  Resenha  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

Caso China

Disciplina: PGCI - Programa de Gestão da Competitividade e Inovação

Aluno: Thiago Dantas

Código: 347188

Turma: D1

  1. Na China, como a política estatal tem promovido e restringido a inovação?

O governo chinês, através de uma transformação na política estatal, procurou alterar o nível de inovação que o país desenvolvia.

No fim da década de 70, a reforma econômica iniciou e levava vantagens e desvantagens para o desenvolvimento tecnológico do país. Desde o final da década de 50, empresas chinesas produziam uma grande quantidade de produtos, proporcionando um alto grau de independência tecnológica, no entanto, essas tecnologias já estavam defasadas.

Com a facilitação de entrada das multinacionais no país, por meio de joint ventures, onde 51% da empresa pertencia a nação, as estatais foram crescendo e trazendo mais e mais investimentos, além de uma nova geração de produtos inovadores e de aumento no investimento em P&D.

Não podemos deixar de considerar que as inovações ocorrem de maneira mais clara e corriqueira em países onde o governo apoia diretamente a relação investimento-recurso empresarial.

Esse ciclo que o governo proporciona investimentos às empresas nacionais através de incentivos e capital estrangeiro, provocando um desenvolvimento tecnológico, nos remete ao modelo do Triangulo de Sábato e Hélice Tríplice, pautando a múltiplas relações entre governo, universidade e empresa.  

Mesmo assim, se faz necessário o alerta do gap que se abre entre as grandes empresas e pequenas e médias empresas nacionais, pois esse capital estrangeiro e capacidade de absorção é proporcional ao tamanho da abertura desta empresa ao conhecimento que vem de fora, sendo assim, as empresas chinesas que não têm participação forasteira, se limitam para as inovações.

  1. Que papéis tiveram as multinacionais no desenvolvimento de capacidades locais?

Tanta importância se dá a entrada de multinacionais estrangeiras que a China tem estimulado o investimento no país e essas começam a conduzir alguma atividade de P&D local. Essa entrada significa, também, transferência de conhecimento e tecnologia para China, principalmente para o setor de manufatura, que é considerado como principal fator para o crescimento econômico recente.

A importação de tecnologia de fora do país pode ter impulso positivo sobre a inovação para grandes empresas, pois quanto mais tecnologia estrangeira é importada, mais produtivo é para as patentes locais.

  1. No futuro, como a inovação e o empreendedorismo poderão contribuir para o desenvolvimento na China?

A China tem desenvolvido a política de investimento estrangeiro, assim como a de inovação própria, mais concentrada no lado leste do país, mas, como um todo, com crescimento que precisa ser respeitado. Com essas mudanças que aconteceram durante os anos, o país alcançou e ultrapassou outros países de primeiro mundo e que sempre tiveram ponto porte na economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com