TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção de Software

Por:   •  6/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.937 Palavras (8 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 8

Revisão de Tec. e Construção de Software[pic 1]

  1. Quais são os considerados problemas fundamentais e acidentais da Engenharia de Software?

Essenciais - pertinentes à natureza do software, modelo conceitual para o sistema(conjunto de dados, relação entre esses itens de dados e a chamadas de funções).

Acidentais - dificuldades que se tem na produção do software, mas que não são inerentes às regras de negócio implementadas pelo software (linguagem, tecnologias, etc).

  1. Sobre Métricas de Software, conceitue: métrica é uma medida quantitativa do grau com que o sistema, componente ou processo possui um dado atributo.
  1. Atributos. - Conceito observado, o qual se deseja realizar a medição sobre.
  2. Medida - Fornece uma indicação quantitativa (da extensão, quantidade, dimensão, capacidade ou tamanho de algum atributo) sobre um produto ou processo.
  3. Medição. - Realização de uma medida.
  4. Métrica. - Medida quantitativa do grau em que um sistema se encontra em relação a um determinado atributo.
  5. Indicadores. - métrica ou combinação de métricas que fornece uma compreensão de um processo/projeto/produto.
  1. Por que usar métrica em algo abstrato como um software? Porque a métrica ajuda a entender o comportamento e funcionamento do software, ajuda avaliar e determinar padrões, metas e critérios de aceitação, ajuda a controlar processos, produtos e também ajuda e prevenir valores de atributos.
  2. O que é métrica direta? Explique e exemplifique. É uma métrica mensurável diretamente a partir da observação. (custo, esforço, linhas de código, velocidade de execução, memória)
  3. O que é métrica indireta? Explique e exemplifique. É uma métrica mensurável indiretamente, a partir de outras características. (Funcionalidade, qualidade, eficiência, complexidade).
  4. Além de direta e indireta, há também a possibilidade de classificar Métricas de Software como relacionado nos itens abaixo. Sobre cada um, discorra.
  1. Métrica orientada a tamanho. - Número de linhas de código. Não tamanho de armazenamento ou processamento. Não há um consenso sobre esta métrica, em vista de contabilização, ou não, de linhas com comentários e espaços.
  2. Métrica orientada à funcionalidade. - A métrica orientada à função concentra-se na funcionalidade do software, com a vantagem de poder ser aplicada independente da tecnologia usada para desenvolver o software. É baseada na visão de negócio do usuário.
  3. Métrica orientada a pessoas. - Dão indicações sobre a forma como as pessoas desenvolvem os programas de computador e percepções humanas sobre a efetividade das ferramentas e métodos.
  1. Alguns autores contestam a métrica orientada a tamanho, alegando que a mesma não é consistente. Por que?
  2. Sobre Análise de Pontos de Função (doravante APF), qual seu propósito? É uma técnica para a medição de projetos de desenvolvimento de software, visando a estabelecer uma medida de tamanho, em Pontos de Função (PF), considerando a funcionalAidade implementada, sob o ponto de vista do usuário.
  3. Por que a APF deve analisar o software a partir do ponto de vista do usuário e não do desenvolvedor? É possível realizar a APF do ponto de vista do desenvolvedor?  É melhor analisar pelo ponto de vista do usuário porque tem que medir a funcionalidade solicitado pelo usuário antes do projeto de software para estimar seu tamanho e custo. É necessário medir também após o projeto de software para verificar o tamanho e custo comparando com o que foi originalmente estimado
  4. O que seria o foco do ponto de vista do usuário, sobre o sistema? Medir a funcionalidade solicitada antes do e depois do projeto.
  5. Relembrando as 5 categorias em que se incluem funções para a realização da APF:
  1. Arquivo lógico interno – ALI. - Um Arquivo Lógico Interno é um grupo de dados ou informações de controle, logicamente relacionado,identificável pelo usuário, mantido na fronteira da aplicação. O objetivo de um ALI é armazenar dados mantidos por meio de um ou mais processos elementares. São exemplos de ALI: tabelas de banco dedados mantidos pela aplicação, arquivos de parâmetros de negócio mantidos pela aplicação ou arquivos mantidos não só pela aplicação, mas também por outra aplicação.
  2. Arquivo lógico externo – AIE. - É  um agrupamento  logicamente relacionado de dados ou  informações  de  controle que é apenasreferenciado   (lido)   pela   aplicação.   É   identificável   pelo   usuário   e   serve   para   armazenar   dadosreferenciados (lidos) por meio de processos elementares dentro da fronteira da aplicação e mantidos poroutra aplicação. Exemplo: Arquivos de movimentos recebidos de outra aplicação para manter um ALI.
  3. Entrada externa – EE. É um processo elementar que processa dados ou informações de controle recebidos de fora da fronteirada   aplicação.   Sua   principal   função   é   manter   um   ou   mais   ALI   do   sistema   ou   modificar   o   seu comportamento. Cada entrada externa se origina de um usuário ou é transmitida de outra aplicação e fornece dados distintos orientados à aplicação do software ou informação de controle. Exemplos de Entradas Externas: Transações que recebem dados externos para manter ALI, janelas para inserir, alterar e excluir registros, processamento de lotes de atualização de dados cadastrais.
  4. Saída externa – SE. - É um processo elementar que envia dados ou informações de controle para fora da fronteira do sistema.Sua principal intenção é apresentar a informação ao usuário por meio de lógica de processamento quenão seja apenas a recuperação de dados. A lógica de processamento deve conter pelo menos umafórmula matemática ou gerar dados derivados. São exemplos de SE: relatórios com totalização dedados, relatórios que também atualizam arquivos, consultas com cálculos ou apresentação de dadosderivados, Informações em formato gráfico, tela de login com criptografia.
  5. Consulta Externa – CE. - É um processo elementar que envia dados ou informações de controle para fora da fronteira do sistemapor meio de uma simples recuperação de dados ou informações de controle de AIE ou ALI. A lógica deprocessamento não deve conter fórmula matemática ou gerar dados derivados. São exemplos de CE:Drop-downs   (simples   recuperação   e   apresentação   de   dados)   de   ALI   ou   AIE,   tela   de   login   semcriptografia.

Discorra sobre cada uma dela, explicando e exemplicando.

  1. Para se atribuir um ponto de função a algum componente, é necessário ter definidas as fronteiras do sistema. Seria possível pontuar sem se conhecer as fronteiras? Como é possível ter sempre de posso as fronteiras do sistemas, tendo em vista que o software é abstrato?
  2. Com  o  uso  da   APF,  como  é  possível  medir   a   produtividade  da   equipe  de desenvolvimento?
  3. Com o uso da APF, como é possível medir o esforço dispensado no desenvolvimento?
  4. Com o uso da APF, como é possível medir a taxa de manutenção do sistema?
  5. O que seria o conceito de Programação Defensiva?
  6. Padronização na nomenclatura utilizada na construção do software pode ser considerada uma boa prática de Programação Defensiva? Se sim, por que?
  7. Discorra sobre as boas práticas de Programação Defensiva abordadas em sala. Nunca faça código mais complexo que o necessário. Complexidade alimenta bugs, incluindo problemas de segurança. Se possível, reutilize o código ao invés de reescrever do zero. Todo código é inseguro até prova em contrário. Se dados vão ser checado por correção, cheque se é correto, não se é incorreto.

  1. A auto-documentação, embora seja uma boa prática da Programação Defensiva pode

acabar se tornando um incomodo posterior. Por que? Porque se você ficar muito tempo sem mexer no código a auto documentação pode ficar confusa. Se você colocar muitos comentários ou poucos comentários no código também pode ser confuso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com