TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criptografia -Porto de Santos

Por:   •  26/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.602 Palavras (11 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 11

UNIP

“UNIVERSIDADE PAULISTA”

CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

CRIPTOGRAFIA - PORTO DE SANTOS

Integrantes do Projeto:

Adilson Aniz da Silva Junior                                 R.A: D6127E0

João Vitor Poço de Lima                                         R.A: N2833F9

Lucas Nunes de Souza                                         R.A: D599EH0

Luís Felipe da Silva Torres                                R.A: N258730

Rafael Passos Molina                                        R.A: D84EGE9

Santos – SP

2º Semestre/2018

Sumário

Objetivo        3

Introdução        4

Criptografia        6

Técnicas criptográficas mais utilizadas e conhecidas        9

Dissertação        10

Projeto        12

Linhas de Códigos        14

Referências Bibliográficas        18

Ficha de Atividades Práticas Supervisionadas        19


Objetivo

Este trabalho tem por objetivo colocar em prática o que foi ensinado durante todo o semestre, e de nos aprofundarmos e aprendermos um pouco mais sobre os métodos criptográficos.

Baseado nisso teríamos que fazer diversas pesquisas sobre os métodos, conceitos, teorias e práticas abordando criptografia de dados e unir tudo isso com todos os conceitos aprendidos ao decorrer do semestre, para que possamos desenvolver tudo o que foi pedido na proposta do trabalho.

A atividade portuária pode gerar impactos ambientais decorrentes da implantação de estrutura portuária, das operações de carga e descarga e do aumento do fluxo de embarcações numa área costeira.

Nosso objetivo é implementar a criptografia no porto de santos para restringir todo o acesso de pessoas não autorizadas ao pátio de cargas tóxicas. Todo tipo de carga considerada prejudicial ao meio ambiente será alocada nesse pátio, de maneira que somente pessoas autorizadas, e que possuem a chave de decodificação poderão ter acesso. O pátio estará restrito a qualquer tipo de pessoa que não tem permissão, e para ter um controle das pessoas que poderão ou não entrar, será implementado a criptografia assimétrica.

O funcionário para poder entrar precisara saber seu login e senha que foram cadastrados na empresa, e a combinação criptográfica definida pela gestão de segurança que atua no porto de santos.

Santos – SP

2º Semestre/2018


Introdução

O envio e o recebimento de informações sigilosas é uma necessidade antiga, que existe há centenas de anos. Desse modo a criptografia tornou-se uma ferramenta essencial para apenas o emissor e o receptor possam ter livre acesso as informações. Utilizada por usuários individuais e grandes corporações, a criptografia é amplamente usada na Internet para garantir a integridade das informações do usuário que são enviadas entre um navegador e um servidor. Essas informações podem incluir de tudo, desde dados de pagamento até informações pessoais.

Empresas de todos os tamanhos costumam usar a criptografia para proteger dados sigilosos em seus servidores e bancos de dados. Para isso várias técnicas são usadas, e ao passar do tempo modificada, aperfeiçoada e o surgimento de novas outras de maneira que fiquem mais seguras.

Além do benefício de proteger informações privadas contra roubo ou comprometimento, a criptografia também fornece um meio de comprovar que a informação é autêntica e vem da origem informada. Ela pode ser usada para verificar a origem de uma mensagem e confirmar que ela não foi alterada durante a transmissão.

Na computação, a técnica usada são a de chaves, as chamadas “CHAVES CRIPTOGRAFICAS”, Trata-se de um conjunto de bit’s baseado em um algoritmo capaz de codificar e de decodificar informações. Se o receptor da mensagem usar uma chave diferente e incompatível com a do emissor ela não conseguirá ter a informação.

Com o uso de chaves, um emissor pode usar o mesmo algoritmo (o mesmo método) para vários receptores. Basta que cada um receba uma chave diferente. Além disso, caso um receptor perca ou exponha determinada chave, é possível trocá-la, mantendo-se o mesmo algoritmo.

Os primeiros métodos criptográficos usavam apenas um algoritmo de codificação. Dessa forma, bastava o receptor da informação conhecer o algoritmo para poder interpretá-la. Porém, se um intruso tiver posse desse algoritmo, também poderá decifrá-la caso capture os dados criptografados. Com as chaves, a técnica foi aprimorada. Um emissor pode usar o mesmo algoritmo para vários receptores, desde que cada um receba uma chave diferente. Além disso, caso um receptor perca ou exponha determinada chave, é possível trocá-la e manter o algoritmo.

Santos – SP

2º Semestre/2018


Criptografia

Criptografia é um mecanismo de segurança e privacidade que torna determinada comunicação indecifrável para quem não tem acesso aos códigos de tradução da mensagem. A criptografia deve ser usada sempre que uma informação considerada importante viaje num meio que pode ser interceptado por qualquer um, deste modo tornou-se uma peça fundamental da transmissão de informação atual pois diariamente são compartilhados informações importantes.

A criptografia já é conhecida a bastante tempo, muitas vezes associadas as práticas militares. As primeiras mensagens criptografadas consistiam na substituição de simples caracteres de uma mensagem ou de um determinado modo de adulterar as posições do caracteres de modo a que não fosse possível ler o texto sem o reordenar de uma dada forma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (638.9 Kb)   docx (363.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com