TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porto de Santos

Por:   •  5/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 7

I . TEMA

Exportação

Exportação de maneira bem resumida é tudo aquilo que um país vende para o outro, ou seja, é necessário ter uma atividade comercial entre países, que variam de acordo com sua tecnologia e produção, porque não há uma nação que consiga viver apenas com os seus próprios recursos, sejam produtos ou serviços. Para trabalhar com exportações, as documentações precisam estar dentro dos padrões e requisitos, para realizar as exportações dessas mercadorias, porque além de conhecer o produto e todo procedimento que é realizado, tem que conhecer a legislação do outro país, para que esteja de acordo com a legislação do país de destino, é preciso saber se as exportações estão sendo aceitas, se possui concorrentes, qual o preço que será cobrado, para que o processo da operação e logística estando correto, o administrativo continue para chegar ao final da exportação. O Brasil, por exemplo, que faz parte do quadro de países em desenvolvimento exportam produtos manufaturados e produtos de porte como ferro e aço. Esse tipo de comércio acontece pela venda direta, que é aquela que o fabricante negocia diretamente como comprador, e pela venda indireta que é quando há um ou vários intermediários que compõem entre fabricante e comprador, nesta atividade de venda indireta, destaca-se a participação das tradings companies, que são empresas que conhecem o mercado internacional e intermediam a compra e venda de mercadorias e serviços, tendo como consequências, participação em contrato, negociam preço e outras atividades.

Técnicas de trabalho relacionadas ao tema

Existem várias técnicas que estão relacionadas ao tema, um dos mais identificados durante a visita, foi às técnicas sobre a Exportação, que é basicamente a saída da mercadoria do território de origem, decorrente de contrato de compra e venda internacional, podendo ou não resultar na entrada de divisa. Mas como um conjunto, as técnicas voltadas para a logística dentro da exportação é um complemento muito importante e que serve para todos os setores, sua finalidade é cuidar para que todo o trabalho aconteça, com grande rapidez, segurança e com menor preço possível.

Objetivo da Visita

O objetivo desta visita técnica ao Porto de Santo é identificar como é realizado todo o processo da exportação, desde o início até chegar ao outro País.

II. EMPRESA

Dados sobre a empresa visitada

Porto de santos é uma área de grade influência econômica por concentrar mais de 50% do produto interno bruto do país e abrange 5 estados, um deles é São Paulo, isso o torna um dos mais movimentados da América Latina, devido a isso apresenta grade diversidade de terminais de movimentações de cargas como granéis sólidos e líquidos e carga em geral, além de ser o porto brasileiro líder na movimentação de contêineres. O porto de Santos foi inaugurado em 2 de fevereiro de 1892, quando a Companhia Docas de Santos cedeu à navegação mundial os primeiros 260 metros de cais que até hoje é denominada ,do Valongo, que teve como supervisor e administração da construção o senhor Francisco de Paula Ribeiro que era superintendente desta mesma companhia entre os anos 1988 e 1902, fazendo com que a cidade tornasse uma nova fase. Para fazer parte desta equipe é necessário que tenha um currículo muito bom e ótimas qualificações profissionais. Umas das maiores dificuldades no recrutamento são encontrar a mão de obra capacitada para o mercado.

Os Portos são fundamentais para o processo de exportação e importação, no Brasil estima-se que 80% do volume exportado passem por Portos, principalmente o de Santos localizado em São Paulo, sendo que o Brasil possui em torno de 30 Portos. A importância do Porto de Santos se dá pela sua grande participação brasileira, os principais produtos movimentados neste Porto são: açúcar granel, cítricos, sola em grãos, sacarias, carne e frango, entre outros.

O Porto de Santos é administrado pela Codesp (Companhia de Docas do Estado de São Paulo) e assim como a maioria dos Portos brasileiros apresenta ineficiência em seus processos, umas das maiores queixas por parte das empresas são os problemas de acesso terrestre (rodoviário e ferroviário).

Dados sobre o responsável pela área/fornecimento de informações

Dados do responsável pela área a ser visitada ou contato: Nelson Martins, formado em Comércio Exterior, Administração e Teologia e Bacharel nos três. É o responsável por um lugar que trabalha com exportações. Trabalham com mercadorias na zona secundária autorizada, que é onde o cliente levar a carga para estes terminais para que possam realizar todo o processo de desembaraço e parte de documentação. João Barreto, Doutorado em Logística, Mestre em Administração e atua em comércio exterior há mais de 10 anos, foi quem acompanhou durante toda a visita ao Porto de Santos, orientando e tirando dúvidas.

III. REALIZAÇÃO DA VISITA

Informações coletadas

Não é conhecido por todos, mas o Porto de Santos existe desde o nascimento do Brasil, ou seja, nasceu junto com a colonização do Brasil. Quando Braz Cubas veio para o Brasil na expedição colonizadora de Martin Afonso de Souza em 1532. Por quase quatro séculos, embora o Porto tivesse crescido, tinha o mínimo de mecanização e muito trabalho físico, mais comentado atualmente, como trabalho escravo. Além disso, na época as condições de higiene eram muito ruins, e isso fez com que a cidade resultasse altamente com o aparecimento de epidemias. Mas com as mudanças que foram acontecendo no decorrer dos anos, houve melhoras quanto a esses problemas. A cultura do café começou a estender-se quando em 1867 que foi quando deu inicio a operação, da São Paulo Railway, ligando por ferroviária, a região da Baixada Santista ao Planalto, que estimulou o desenvolvimento da cidade, e a cultura do café estendia-se naquela ocasião por todo o Planalto Paulista, atingindo áreas da Baixada Santista, o que exigiu a ampliação e modernização das instalações portuárias.

Em 12 de Julho de 1888, o grupo liderado por Cândido Gaffares e Eduardo Guinche , foi autorizado a construir e explorar por 90 anos o Porto de Santos, por isso criou a companhia Docas de Santos que teve sede no Rio de Janeiro, que depois da inauguração em 1892, o porto não parou mis de crescer. Devido a tudo isso, atualmente o Porto de Santos é o principal porto brasileiro e latino-americano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com